Bocão Ed. 1.515
BERTOLINI
“Trabalhadores da Transportes Bertolini acionaram a Coluna, relatando descaso da empresa em relação a vários aspectos, em especial, em relação à segurança: “Nós marítimos que trabalhamos na empresa Transportes Bertolini Ltda. já não aguentamos mais o que tá acontecendo na empresa e antes que aconteça algo parecido ou até pior do que aconteceu em 2017 [naufrágio de um rebocador resultou na morte de 9 pessoas].”
BERTOLINI 2
“Pedimos ajuda da imprensa, pois a Capitania de Santarém, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho já são cientes do que a empresa está fazendo e até agora nada fizeram. Estamos no limite, com salários defasados, tripulação reduzida para o tamanho dos comboios, empurradores sem manutenção adequada e sem força para fazer certas viagens, a qual a Capitania de Santarém libera”.
BERTOLINI 3
“Assaltos nas viagens e sem a empresa ao menos colocar o colaborador sob assistência psicológica e o mesmo tendo que continuar a viagem mesmo com o trauma e muito mais. Não faz dias, um incidente no rio Madeira com o comboio que vinha para Santarém, onde o empurrador não teve força para fazer a manobra e veio a colidir no barranco estourando os cabos de aço e deixando o comboio à deriva, colocando em risco a vida dos ribeirinhos daquele local e os trabalhadores”.
BERTOLINI 4
“Diante da situação, os trabalhadores solicitam que as autoridades possam realizar fiscalização efetiva para verificar a situação em que opera a empresa Bertolini, pois temem principalmente pela sua insegurança, pois depois que outra tragédia acontecer, não adiantará, e quem sofrerão são os familiares”.
ALERTA AOS IDOSOS
A Polícia Civil do Pará alerta sobre um golpe que vem sendo aplicado em agências bancárias e ressalta a necessidade de cuidados redobrados, especialmente por parte dos idosos. Conforme relatos, indivíduos presentes em agências bancárias abordam a vítima oferecendo ajuda para utilizar o caixa eletrônico.
ALERTA AOS IDOSOS 2
A vítima, confiando na oferta, segue as instruções do indivíduo e coloca sua biometria quando solicitado. Em um determinado momento, o golpista alega que o caixa eletrônico não estava funcionando corretamente e orienta a vítima a se dirigir a outro terminal, sem encerrar a sessão no primeiro caixa.
ALERTA AOS IDOSOS 3
Enquanto a vítima se desloca, um segundo indivíduo aproveita a sessão aberta no caixa eletrônico inicial e realiza o saque da conta da vítima, que só percebe que havia sido enganada ao tentar acessar a conta. Muitas vezes, é constatada a realização de um empréstimo.
ALERTA AOS IDOSOS 4
Diante do fato, a Polícia Civil orienta a população a adotar as seguintes medidas de precaução: 1. Desconfie e não aceite ofertas de ajuda de estranhos em caixas eletrônicos; 2. Sempre encerre a sessão após qualquer operação no terminal; 3. Procure auxílio apenas de funcionários identificados da agência bancária; e 4. Em caso de qualquer dúvida ou comportamento suspeito, informe imediatamente a segurança da agência ou a polícia.
NA MIRA DO MP
O Ministério Público Eleitoral ajuizou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) mais nove pedidos de suspensão de diretórios partidários no Pará por falta de prestação de contas de anos anteriores. Sem a regularização das prestações de contas, os diretórios condenados não poderão registrar candidatas ou candidatos e ficarão de fora das eleições.
NA MIRA DO MP 2
O procurador regional Eleitoral, Alan Mansur, ajuizou duas ações contra o diretório do partido Agir e uma ação contra cada um dos diretórios estaduais dos seguintes partidos: Patriota, PCB, PL, Podemos, Pros, PRTB e PSL. Os pedidos têm como base a Resolução TSE 23.662/202, que definiu o processo de suspensão dos diretórios estaduais, após decisão por não prestação de contas de exercício financeiro ou de campanha eleitoral.
NA MIRA DO MP 3
Tal norma do TSE foi editada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a necessidade desse tipo de ação, por entender que a sanção de suspensão do registro ou anotação do órgão partidário regional ou municipal não poderia ser aplicada de forma automática, como era anteriormente.
NA MIRA DO MP 4
No total, desde 2021, quando a nova regra passou a valer, o MP Eleitoral já ajuizou 26 ações contra diretórios partidários no Pará por não prestação de contas. Nesses processos, quatro diretórios já foram condenados.
FARRA
Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (12/6) a Operação Fundo no Poço, com objetivo de desarticular organização criminosa responsável por desviar e se apropriar de recursos do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022, destinados a um partido político.
FARRA 2
As investigações tiveram início a partir de denúncia do então presidente do partido em desfavor de um ex-dirigente suspeito de desviar aproximadamente R$ 36 milhões.
FARRA 3
Os policiais foram a campo para cumprir sete mandados de prisão preventiva, 45 mandados de busca e apreensão em dois estados (GO e SP) e no DF, bloqueio e indisponibilidade de R$ 36 milhões e o sequestro judicial de 33 imóveis, deferidos pela Justiça Eleitoral do DF.
FARRA 4
Por meio de Relatórios de Inteligência Financeira e da análise de prestações de contas de supostos candidatos, foram localizados indícios que apontam para existência de uma organização criminosa estruturalmente ordenada com o objetivo de desviar e se apropriar de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral, utilizando-se de candidaturas laranjas ao redor do país, de superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvio de recursos partidários destinados à Fundação de Ordem Social (FOS) – fundação do partido.
FARRA 5
Os atos de lavagem foram identificados por meio da constituição de empresas de fachada, aquisição de imóveis por meio de interpostas pessoas, superfaturamento de serviços prestados aos candidatos laranja e ao partido.
FARRA 6
Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral.
SALDO DO FGTS
Na quarta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal definiu que a correção do saldo do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, precisa garantir a cada ano, no mínimo, a inflação. O julgamento analisou uma ação de 2014 do partido Solidariedade. A sigla alegava que a correção do FGTS pela taxa referencial, que gira em torno de zero, mais juros de 3% ao ano, não acompanhava a inflação desde 1999. E mesmo com a distribuição dos lucros, criada em 2017, a situação não mudou. O relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso, já tinha votado pelo uso do índice da poupança para dar uma remuneração melhor ao trabalhador. Para ele, a função social do FGTS, que financia políticas públicas, como as habitacionais, não justificaria rendimentos menores aos trabalhadores. Mas, o ministro Flávio Dino discordou. Segundo ele, uma correção melhor do fundo poderia se voltar contra os mais pobres.
Por Baía
bocão bom dia tem um órgão que fica em Santarém órgão federal eu fui receber um documento quinta feira está com um fedo e perguntei era fossa mais passei no final de semana já estavam arrumando está administração é da boa
boa tarde bocão fui ao órgão apanhar um documento na entrada do prédio senti um fedo isto sexta mais eu vi um pessoal vendo para consertar ok