VALMIR CLIMACO INELEGÍVEL
O nome do prefeito de Itaituba Valmir Climaco de Aguiar, que não pode ser candidato a prefeito nestas eleições, devido estar concluindo o seu segundo mandato, consta na lista de ordenadores de despesas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) como inelegível.
A lista mostra que Aguiar teve contas do exercício de 2011 rejeitadas pelo pleno da Corte de Contas, assim como as contas do exercício de 2017.
Na mesma lista consta também como inelegível o médico Manoel Cordovial Diniz, conhecido como “Dr. Diniz”, que está se candidatando a vereador pelo MDB. O médico teve contas do Fundo Municipal de Saúde do exercício de 2011 reprovadas pelo Tribunal.
Porém, não consta nesta lista o nome do ex-secretário municipal de educação, Amilton Teixeira Pinho. Ele teve contas do Fundo Municipal de Educação do exercício de 2021 analisadas pelos técnicos do Tribunal, que teriam constatado irregularidades.
Amilton recorreu da decisão. Todavia, em decisão monocrática da vice-presidência do TCMPA, foi acatada a inadmissibilidade de recurso ordinário, onde se manteve a reprovação das contas.
Com a decisão, Amilton deveria estar inelegível, porém, não se sabe os motivos de o Tribunal não ter divulgado seu nome na lista dos inelegíveis por reprovação de contas.
O Impacto