Plantio de mudas e apresentações artísticas agitam a praça do CAT em Alter do Chão
O projeto Remanso de Carimbó vai envolver moradores e turistas com foco na preservação da natureza e valorização da cultura local.
No dia 27 de julho, a Praça do Terminal Fluvial Turístico de Alter do Chão será transformada em um espaço de celebração e sustentabilidade com o “Remanso do Carimbó”. A ação, que terá início às 16h, promoverá o plantio de mudas e apresentações culturais, organizada pelo projeto Remanso de Carimbó, em parceria com a ACRAA (Alter do Chão Centro de Reflorestamento e Agrofloresta Amazônia), o Instituto Amazônia Equatorial e a operadora portuária Rio Tapajós.
A programação começará com o plantio de mudas na praça e nas áreas ao redor do CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Em seguida, haverá shows dos grupos “Pedrada na Muleira” e “Banzeiro de Carimbó”, uma apresentação de dança com o grupo Bailado de Carimbó e um encerramento com o DJ ASCE.
Cláudio de Sousa, conhecido como Mestre Capoeira e coordenador da ação, afirma que a ideia surgiu com o objetivo de reunir artistas da vila para fortalecer nossa cultura e passar a mensagem sobre a preservação da natureza. “Queremos reunir as pessoas, todas as culturas, fortalecer mais a cultura de Alter do Chão, alimentação, artesanato e turismo, além de movimentar o turismo neste espaço que é um dos mais visitados, o Pôr do Sol do CAT”, enfatizou.
O Instituto Amazônia Equatorial está oferecendo apoio financeiro, enquanto a Rio Tapajós está apoiando os eventos culturais e preparando ensaios para recepcionar turistas durante o período de vazante.
A ação oferece uma oportunidade única para moradores e turistas se unirem em uma atividade sustentável e celebrarem a cultura local. Serão doadas 11 mudas ao todo: 3 frutíferas para a área da praça e 8 de espécies nativas de Alter do Chão, provenientes das praias e igarapés da região. O plantio urbano incluirá espécies frutíferas, alimentícias e medicinais. Na área do CAT, adaptada às variações de alagamento e seca, serão plantadas mudas locais com o objetivo de recomposição vegetal.
A ACRAA, conhecida por suas ações de reflorestamento, já iniciou projetos na Praia do Amor, em Alter do Chao. Com o apoio da Rio Tapajós e do Instituto Amazônia, o projeto de plantio no CAT será ampliado. Carlos Alexandre, administrador da operadora portuária, explica a estratégia: “Vamos realizar um plantio ordenado na frente do lago do CAT. Todos os eventos terão plantios, com 10 a 20 mudas adequadas para aguentar o calor”, disse.
A parceria prevê a continuidade das ações de plantio até dezembro. A ACRAA, que mantém um viveiro de mudas regionais, utilizará seu corpo técnico especializado para garantir que as árvores selecionadas sejam adequadas ao ambiente local, assegurando sua sobrevivência e crescimento.
O “Remanso do Carimbó” representa um compromisso com a preservação do meio ambiente e o fortalecimento cultural de Alter do Chão, integrando a comunidade em ações de sustentabilidade e celebração cultural.
O Impacto