Crianças são orientadas pela Celpa na Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica
Setenta crianças da escola municipal Padre Manuel Albuquerque, no bairro da Prainha, participaram da abertura da 6ª Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, na Subestação da Celpa, em Santarém, nesta quarta-feira, 09. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
As crianças ficaram atentas para as dicas de segurança e cuidados com a energia elétrica. O estudante Hiago Silva, de 10 anos, disse que já levou choque elétrico, ao ligar um eletrodoméstico e não foi uma boa experiência: ” eu levei um choque e fiquei com muito medo”. A finalidade da campanha é justamente alertar a população quanto aos riscos de acidentes com energia elétrica. O evento acontece simultaneamente em 42 Estados brasileiros, atingindo cerca de 170 milhões de pessoas.
De acordo com o superintendente regional, Edson Naiff, a Celpa realiza um trabalho permanente de educação, através do Projeto Transparência e de ações como a Semana, conscientizando as escolas e comunidades. O Superintendente chamou a atenção para o público alvo do evento: ” em especial as crianças, pois são elas as mais vulneráveis aos riscos com a energia elétrica. As crianças também são multiplicadoras das boas ações que aprendem, em suas casas e na escola”.
A intenção da concessionária é que a sociedade civil colabore cada vez mais para a redução dos acidentes com a rede elétrica que ainda apresenta números alarmantes. Ainda na quarta, 09, os alunos do curso de Segurança no Trabalho do CEPES, participaram da palestra, durante à noite.
Segue a programação até amanhã, sexta-feira, 11, em Santarém:
Dia 10/11 – Escola Municipal Hilda Mota, às 15h45
Dia 11/10 – CEPES – Auditório às 14h
Encerramento – SENAC – Auditório às 18h30
DICAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
- Não utilize benjamim. Prefira extensão em paralelo, pois ela divide a carga e evita aquecimento em um único ponto;
- Faça uma revisão na rede elétrica a cada cinco anos;
- Contrate um profissional especializado em eletricidade para fazer manutenção e reparos;
- Não deixe crianças brincarem de pipa próxima a antenas;
- Verifique se a ligação dos eletrodomésticos está aterrada.
Fonte: Leíria Rodrigues | Comunicação |Celpa