Campanha de descarte arrecada 2,5 toneladas de lixo eletrônico em Santarém
A Diretoria de Gestão Ambiental da Ufopa realizou a campanha “Descarte Correto” para arrecadar materiais inservíveis. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Descarte Correto. Foram arrecadadas 2,5 toneladas de lixo eletrônico.
Este é o segundo ano da arrecadação. De acordo com a diretora de Gestão Ambiental, Erielma Amorim, neste ano houve maior adesão à campanha. “Em 2023, na primeira ação de recolhimento, a Ufopa coletou aproximadamente 750 kg de resíduos, incluindo equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias inservíveis. Este ano, devido à maior adesão do público às práticas sustentáveis, foram recolhidas cerca de duas toneladas e meia de materiais eletrônicos, evidenciando o crescimento da conscientização ambiental na região”.
Amorim informou ainda que a universidade possui uma política institucional de desfazimento que segue um fluxo específico para a destinação correta dos resíduos eletrônicos pertencentes ao seu patrimônio. “No entanto, as iniciativas de sustentabilidade da universidade vão além dos seus muros. Através de parcerias, como essa com o Instituto Descarte Correto, a Ufopa busca promover conscientização e ações práticas que preservem o meio ambiente e garantam um futuro sustentável”.
Ao se tornar um ponto de coleta para resíduos eletrônicos, a universidade atua como agente de mudança, oferecendo espaço para a destinação correta desses materiais e contribuindo assim para a preservação ambiental. “Esse comprometimento com a sustentabilidade é essencial, uma vez que o descarte inadequado de resíduos eletrônicos libera substâncias nocivas no meio ambiente, contaminando a água e o solo. A reciclagem correta evita essa poluição, contribuindo para a saúde do planeta”, assevera a diretora.
Ela destaca ainda que parte dos materiais recolhidos nessas campanhas é utilizada para a confecção de novos equipamentos ou no recondicionamento de computadores, que serão destinados a centros de inclusão digital em escolas de comunidades rurais de várias partes da região Norte.
“Além disso, ações como esta fomentam a economia circular, um modelo que visa à reutilização e à reciclagem de materiais, minimizando o desperdício. A reciclagem de eletrônicos é uma forma eficaz de promover este modelo, transformando eletrônicos inservíveis em novos recursos e reduzindo o impacto ambiental negativo”, comemora Erielma.
De acordo com ela, a campanha de recolhimento de eletrônicos representa “um passo significativo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente, demonstrando o papel ativo da universidade na promoção de práticas que beneficiam o meio ambiente e a comunidade”.
O Impacto com informações da UFOPA