Minha Santarém
Lorena Loureiro Coelho é natural de Santarém – PA. É bióloga, e pós-graduada Stricto Sensu (mestrado) em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas.
JorgeSerique: Um lugar em Santarém?
Lorena Coelho: Qualquer lugar em que eu possa enxergar o azul e a beleza do rio Tapajós.
JS: Um bairro?
LC: O Centro da cidade, onde guardo excelentes recordações.
JS: Uma praça?
LC: A Praça Barão de Santarém, popularmente conhecida por Praça São Sebastião. As esculturas, o Centro Cultural João Fona, a Igreja de São Sebastião e o anfiteatro deveriam fazer deste ambiente um lugar mais conservado e valorizado por nós santarenos e pelo poder público municipal.
JS: Uma música santarena?
LC: Terra querida, de Wilson Fonseca! A síntese do amor pela nossa Santarém.
JS: O melhor e o pior de Santarém?
LC:O melhor: a celebração da vida com tranqüilidade. O pior: a ausência e deterioração da função pública, em planejar e cuidar da cidade, em crescimento acelerado.
JS: A noite santarena?
LC: Boteco do Sorriso, na Rua do Imperador. Lugar agradável, descontraído, na companhia de amigos queridos e de ótima música, seja na voz inconfundível do Nato Aguiar ou no rock contagiante da Exxcalibur.
JS: Quais as sete maravilhas de Santarém?
LC: Que responsabilidade! Como santarena e apaixonada por essa terra, poderia citar várias, mas segue a minha lista:
1 – O encontro das águas dos rios Tapajós/Amazonas e a beleza no contraste de suas cores.
2 – Alter-do-Chão, não apenas pelas belezas naturais e manifestações culturais, mas por tudo que a Formação Alter-do-Chão representa para as Ciências Naturais.
3 – Colégio Dom Amando, educandário que há gerações participa da construção de histórias de vida de muitos santarenos. Três gerações minhas estudaram lá e já estamos a caminho da quarta.
4 – O crucifixo de bronze, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, enviado por Karl Friedrich Philipp Von Martius em agradecimento à misericórdia divina por tê-lo salvado de um naufrágio no Amazonas.
5 – Cerâmica Tapajoara, por permitir resgatar a origem e a história de um povo.
6 – Instituto Cultural Boanerges Sena, por preservar a melhor biblioteca amazônica da região.
7 – “Serras” do Piquiatuba e Diamantino, pela suas ocupações históricas.
JS: Estado do Tapajós?
LC: Um projeto de desenvolvimento regional. Uma perspectiva de melhoria e qualidade de vida para as próximas gerações. Muito trabalho a ser feito.
JS: Quem é a CARA de Santarém?
LC: A procissão do Círio de Nossa Senhora da Conceição, pela sua diversidade étnica, cultural, social, econômica e genuinamente tropical.
By Jorge Serique
Essa minha amiga Lorena realmente sintetizou tudo de forma maravilhosa!!! Parabéns!!!
Parabéns ao Jorge pela iniciativa e por tão boas escolhas de personagens de nossa Terra e parabéns Lorena pelas respostas, nada melhor do que saber de alguem que morou fora de Santarem os encantos que se leva no coração e que são influenciadores e acelaradores na decisão de regresso a Terra tão querida, que é Santarém!!!
Gostei da pergunta e resposa das sete maravilhas de Santarém, bem criativa e a cara de Santarém, sua rsposta foi dez. Parabéns!
Lorena, grande filha do prof William Coelho. Quando seu pai for Reitor da FIT, volto a a estudar lá! Saudades da minha Santarém! Muito boas suas respostas!
Maravilhoso Lóló, só que entre as 7 maravilhas de Santarém deveria estar o \”Seu Camilo\” 😛
Arrasou minha querida Lorena!!!! Bjs e muito sucesso na sua carreira!!!!
Muito bacana as repostas da Lorena e sempre se lembrando do Querido Colégio Dom Amando e dos lugares bonitos da nossa bela Santarém.
Parabens!!
Hélio Júnior.
Ótica Tapajós.
3522-1579
Amiga, que felicidade em ler essa matéria. Lembrei de nosso tempo da faculdade. Aliás, concordo com tudo, apenas deixo uma sugestão: RESGATEM NOSSO PATRIMÔNIO – Que saudades das belas peças do Mestre Isauro. Fique com Deus, sucesso sempre. A equipe de reportagem um muito obrigada, pelo espaço.
Oi Lorena;tenho curiosidade em conhecer sua Santarém, quem sabe ainda será do todos nós, reparta um pouco para mim?
Oi Lorena; tenho curiosidade em conhecer sua Santarém, quem sabe ainda será de todos nós, reparta um poco para mim?
Lorena, gostei de suas respostas! legal!