Santarém sedia 3º Fórum Perinatal no Centro Regional de Governo
A cidade de Santarém sediou na quarta-feira (28) no Centro Regional de Governo o 3º Fórum Perinatal com o tema “Redução da Mortalidade Maternal e Infantil”, focado na sensibilização em prol da saúde e da criança.
O intuito foi discutir Políticas Públicas de Saúde relacionadas à Rede Materna, Infantil e Fetal para a redução da morbimortalidade de gestantes e crianças das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. A realização uniu Comitê Regional de Prevenção e Vigilância da Mortalidade e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 9º Centro Regional de Saúde.
Irlana de Souza, que é integrante do Comitê Regional, destacou que a Sespa visou para a programação, fortalecimento no compromisso firmado pelo Pacto de Redução da Mortalidade Materna assinado pelos gestores em 2019 e renovado no ano de 2021. “Os cenários das Regiões do Baixo Amazonas e do Tapajós ainda são preocupantes. Então, esperamos reorganizar a Rede Materna e Infantil, qualificando o processo de trabalho/assistência da Atenção Primária e setor hospitalar”, informou.
De acordo com os dados do Sistema de Mortalidade (SIM) e Sistema de Nascidos Vivos (Sinasc), a taxa de mortalidade infantil na região do Baixo Amazonas, no ano de 2023 estava em 16,85 por 1000 nascidos vivos e na região do Tapajós 20,69 por 1000 nascidos vivos.
Diante das diversas realidades, um dos temas abordados foi ‘Razões da Mortalidade Infantil e como Mitigar este cenário’. Segundo o palestrante Hélio Franco, médico e técnico da Coordenação Estadual de Saúde da Criança, “a mortalidade infantil é um importante indicador das condições de vida de uma população. “Quanto maior, pior a ambiência social”, destacou.
Panorama Regional da Mortalidade Materna Infantil, Gravidez na adolescência, Acesso a assistência qualificada na rede materna, Evitabilidade dos óbitos Perinatais, Garantia e Direito ao parto seguro na região do Baixo Amazonas e Tapajós e por encerramento as discussões finais e elaborações de propostas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira (22) as novas projeções populacionais, e apontam que a taxa de mortalidade infantil deve cair em 2070 para menos da metade do estimado de 2023 no Brasil.
Por Wandra Trindade
Imagem: Reprodução/Sespa