Eleição em Santarém: Zé Maria Tapajós aumenta diferença sobre JK do Povão: 36,8% contra 25,4%, aponta pesquisa Destak

A mais recente pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing contratada pelo Jornal O Impacto, mostra um cenário totalmente favorável ao candidato Zé Maria Tapajós. Nos dois principais cenários, espontâneo e estimulado, Zé Maria tem 36,8% e 42%, respectivamente, contra 25,4% e 29% de JK do Povão.

Nas últimas duas pesquisas, o candidato do MDB aumentou a vantagem sobre JK do Povão chegando a quase 11% das intenções de votos.

Espontâneo – Neste cenário, onde os eleitores declaram suas preferências sem a apresentação de nomes, Zé Maria Tapajós aparece na liderança com 36,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está JK do Povão, com 25,4%, seguido do Delegado Jardel, que soma 1,5%. Hugo Diniz tem 0,8% das intenções de voto, enquanto Izabel Sales aparece com 0,3%. Um número significativo de participantes, 32,5%, declarou não saber ou não responder.

Estimulado – Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Zé Maria Tapajós amplia sua liderança, alcançando 42% das intenções de votos. JK do Povão se mantém em segundo lugar com 29%, enquanto Delegado Jardel sobe para 5%. Hugo Diniz aparece com 2% e Izabel Sales com 1%. Nesse cenário, 4% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 17% ainda não decidiram.

Votos válidos – Considerando apenas os votos válidos, Zé Maria Tapajós liderou com 53,3%, seguido por JK do Povão com 36,8%. Delegado Jardel alcança 6,8%, Hugo Diniz tem 2,4%, e Izabel Sales fica com 0,7%.

Rejeição – O índice de excluídos dos candidatos, que mede aqueles em que o eleitor declara não votar de forma alguma, mostra que JK do Povão lidera com 30%, seguido por Zé Maria Tapajós com 21%. Delegado Jardel tem 12%, Hugo Diniz 7% e Izabel Sales 6%. Ainda assim, 23% dos entrevistados não responderam ou não souberam.

Possibilidades de segundo turno – Questionados sobre quais candidatos têm mais chances de disputar um eventual segundo turno, a dupla Zé Maria Tapajós e Carlos Martins lidera com 43,6% das respostas. JK do Povão e Priscilla Noimann vêm em segundo lugar com 32,9%, seguidos por Delegado Jardel e Valdir Matias, com 5%. Hugo Diniz e Josiane Silva têm 1,1%, enquanto Izabel Sales e Mauro Figueira aparecem com 0,1%.

Aprovação da atual gestão – A pesquisa também mediu a aprovação da gestão do atual prefeito, Nélio Aguiar, que atingiu um índice expressivo de 73% de aprovação. Por outro lado, 17% dos entrevistados desaprovaram a gestão, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.

Futuro prefeito – Independente do candidato em que votarem, 47,4% dos entrevistados acreditam que Zé Maria Tapajós será o próximo prefeito de Santarém. JK do Povão vem em seguida, com 27,5%, e Delegado Jardel é citado por 3,6%. Hugo Diniz aparece com 1%, e Izabel Sales com 0,1%. A pesquisa mostrou que 20,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Convicção do voto – Quando questionados sobre a firmeza de sua escolha, 67% dos candidatos afirmaram que já têm um voto definitivo. Outros 23% afirmaram que ainda podem mudar, enquanto 9% afirmam que dificilmente mudarão de escolha. Apenas 1% não respondeu.

A pesquisa reflete o cenário eleitoral em Santarém e aponta para uma disputa acirrada entre Zé Maria Tapajós e JK do Povão.

Ficha técnica:
Estatístico responsável: Luiz Carlos Ferreira Feitosa
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.
Margem de erro: 4,4%
Registro no T.R.E: PA-09489/2024 – Tribunal Regional Eleitoral do Pará
Empresa contratante: Jornal O Impacto
Período de coleta: 13 de 15 setembro de 2024
Amostra: 1000 entrevistas individuais e domiciliares

 

Fonte: Destak

Um comentário em “Eleição em Santarém: Zé Maria Tapajós aumenta diferença sobre JK do Povão: 36,8% contra 25,4%, aponta pesquisa Destak

  • 16 de setembro de 2024 em 14:27
    Permalink

    Finalmente uma pesquisa séria, pq não era possível que um cara que nunca trabalhou na vida, ia ganhar pra prefeito. Mas de Santarenos podemos esperar de tudo. Até eleger o candidato que critica o governador do Estado!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *