Município de Santarém é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro
Santarém reforça sua posição entre os principais destinos turísticos do Brasil ao receber o certificado que inclui o município no Mapa do Turismo Brasileiro. Parte do Programa de Regionalização do Turismo, o Mapa define a área que será trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Com essa inserção, Santarém, que já é conhecida por suas belezas naturais como o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas e as praias do “Caribe Brasileiro” Alter do Chão, conta agora com uma página no site do Ministério do Turismo onde informações detalhadas sobre a cidade, opções de hospedagem, alimentação e toda a infraestrutura turística podem ser consultadas, o que cria mais organização e conforto ao potencial turista.
A inclusão do município de Santarém no Mapa também traz a possibilidade de acesso a financiamentos e investimentos específicos para o turismo, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento do serviço na região.
Para o secretário de Turismo, Eliziário Bastos, a inserção de Santarém no Mapa do Turismo é o resultado do empenho da Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo, e outras entidades que se esforçam pelo fortalecimento do setor na região, como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Secretaria Municipal de Planejamento.
“Com essa inclusão, Santarém abre as portas para maiores investimentos do governo federal, voltados ao turismo, como empréstimos em bancos credenciados com taxas de juros mais baixas para fomentar ainda mais a cadeia. É muito importante para Santarém estar nesse hall do mapa do turismo, pois isso não só reforça a presença da cidade no cenário nacional, como também abre inúmeras oportunidades de investimentos para o trade turístico local, incluindo hotéis, restaurantes e outros serviços. Queremos agradecer, também, ao olhar sempre atento do prefeito Nélio Aguiar relacionado ao turismo local, com a entrega de várias obras que fazem Santarém ser reconhecida cada vez mais como uma grande potência”, disse o secretário.
Além de Santarém, outros 53 municípios paraenses fazem parte do Mapa, abrangendo dessa forma todas as 14 regiões turísticas do estado.
Por Rodrigo Neves