Parto no chão do Hospital Municipal de Santarém por falta de leito é apontado como fake news; veja esclarecimentos

Na terça-feira (17) circulou a notícia de que uma grávida havia dado à luz no chão do Hospital Municipal de Santarém (HMS) por supostamente não haver leito disponível. No entanto, a informação foi desmentida e apontada como fake news para uso principalmente de ‘politicagem’, inclusive o médico e a própria grávida alegaram que o que foi divulgado trata-se de uma abordagem maldosa e não condiz com a verdade.

Em nota, a direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo informou que uma gestante, que estava em observação na ala Materno-Infantil, entrou em trabalho de parto durante o deslocamento para uma reavaliação médica. Por uma questão de segurança e orientação médica para evitar uma queda, a paciente deitou-se no chão, para poder ser levada ao leito, onde o parto foi realizado com sucesso.

“A equipe médica agiu com rapidez e seguiu todos os protocolos de emergência, garantindo o bem-estar e a segurança tanto da mãe quanto do recém-nascido. Não houve falta de leito. Ambos estão em leito, recebendo os cuidados necessários, e passam bem”, destacou a direção do HMS.

O prefeito Nélio Aguiar também se manifestou sobre o caso. “Foi um procedimento de emergência tomado pela médica plantonista, pois a mãe já estava em uma fase avançada do parto e não conseguia se mover até a maca. Para evitar que o parto ocorresse de forma abrupta e colocando em risco a vida do bebê e da mãe, a médica tomou a medida imediata de pedir à paciente para se deitar no chão’’.

Veja no vídeo  os esclarecimentos do chefe da ala materno-infantil, Dr. Hélio Cabral e da mãe do bebê:

Posteriormente, a mãe do bebê confirmou a versão real do ocorrido e repudiou o uso de sua imagem.

“Em relação a foto que tá circulando não teve meu consentimento e que não passou de uma fake news, sendo que a médica pediu para que fizesse esse procedimento para o bebê não cair no chão. Há 4 anos atrás eu tive minha primeira filha no hospital anterior, confesso que agora tá muito mais aconchegante, o espaço, o atendimento”.

A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*

Por Diene Moura

O Impacto

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *