Governo do Pará e organizações científicas firmam acordo para enfrentar mudanças climáticas

Foi firmado na última quarta-feira entre o governo do estado do Pará, a Woodwell Climate Research Center e a organização científica não governamental (ONG) Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), um acordo para identificar e fortalecer ações contra os impactos das mudanças climáticas no Pará.

A parceria tem como objetivo a elaboração de levantamentos científicos que avaliem, de forma aprofundada, os riscos climáticos no estado. O acordo também vai elaborar planos de adaptação local e soluções baseadas na natureza.

Em novembro de 2021, o Woodwell Climate e o Ipam realizaram uma avaliação inicial dos riscos climáticos especificamente para Belém, que vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025.

O estudo apontou que os meses mais quentes da região estão ficando ainda mais quentes, e um número crescente de dias por ano está atingindo temperaturas de bulbo úmido perigosamente altas, aumentando o risco de estresse térmico severo, especialmente em uma cidade onde a maioria das atividades econômicas ocorre ao ar livre.

Também foi constatado que a temporada de incêndios no estado do Pará está se alongando, expondo as comunidades locais a períodos prolongados de piora na qualidade do ar. Uma nova e mais abrangente avaliação de riscos climáticos também constatou que o estado está e continuará sujeito a alto risco de inundações severas.

O acordo permitirá que o Woodwell Climate, o Ipam Amazônia e o governo do Pará trabalhem juntos para investigar e analisar, de forma mais profunda, os riscos climáticos enfrentados pelo território paraense e juntos desenvolver soluções climáticas eficazes para enfrentá-los. Isso inclui a identificação de áreas onde a infraestrutura verde pode ser implantada, transição para economias mais sustentáveis no Pará e em toda a Amazônia, além de outras estratégias de mitigação e adaptação.

Como parte desse esforço, o Woodwell Climate também trabalhará com o Ipam e o governo do Pará no desenvolvimento de um estudo de caso, como parte da iniciativa “Desbloqueando Oportunidades Baseadas na Terra para Soluções Climáticas” (UnLOCS), com a intenção de investigar e encontrar soluções climáticas efetivas baseadas na natureza no Pará, aproveitando mecanismos como o mercado voluntário de carbono, com o objetivo de reduzir drasticamente as emissões do uso da terra, enquanto proporciona benefícios significativos às comunidades locais, ecossistemas e economias.

“As Amazônias da floresta, dos rios e das cidades também precisam estar nesta agenda. Ter a capacidade de preparar as cidades com as resiliências necessárias para que estejam qualificadas e capacitadas é absolutamente necessário. Assim, mesmo que tardiamente, poderemos recuperar o tempo perdido e implantar estratégias baseadas na ciência”. Quero  agradecer ao Ipam e ao Woodwell Climate Research Center que constroem este importante momento de parcerias para continuarmos avançando. Acredito muito no que nós estamos construindo. O estado do Pará, pelo exemplo, pela determinação, pode ser a grande locomotiva para que o Brasil construa soluções baseadas na natureza, e que possamos fazer um novo tempo e colaborar com o planeta”,ressaltou o governador do Pará, Helder Barbalho.

O Woodwell Climate Research Center é uma organização internacional não governamental (ONG) que realiza pesquisas científicas para soluções na interseção entre clima, pessoas e natureza. Já o Ipam Amazônia é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

IPAM Amazônia é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Agência Pará

Imagem: Reprodução/Agência Pará

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *