Vídeo mostra caos na BR-163 com congestionamentos que refletem descaso com a infraestrutura
A cena de caos registrada em vídeo ilustra as dificuldades enfrentadas por motoristas em um trecho de 35 quilômetros sem pavimentação da Rodovia BR-163, entre Campo Verde e Rurópolis. Nesta semana, as chuvas transformaram o trecho em um cenário de congestionamento, com milhares de carros, ônibus e caminhões parados em filas que se estendiam por dezenas de quilômetros. Veja o vídeo:
Esse trecho, que deveria ter sido asfaltado, enfrenta sérios problemas devido à falta de investimentos.
Segundo informações do vereador Peninha, o recurso destinado a essa obra teria sido remanejado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no ano passado para a dragagem do rio Tapajós, entre Miritituba e Itaituba.
Essa ação, que custou R$ 50 milhões, não trouxe benefícios para a população, pois a travessia de balsa continua problemática, com usuários enfrentando horas de espera devido ao encalhe frequente das embarcações.
Para os usuários da via, a situação expõe o descaso com a infraestrutura da região e gera indignação. Os motoristas clamam por medidas urgentes para resolver os problemas na estrada.
Para eles, a falta de soluções efetivas coloca em risco não apenas a mobilidade, mas também a segurança e a qualidade de vida dos que dependem da rodovia para se deslocar. Assim esperam que as autoridades reavaliem as prioridades e voltem a investir na pavimentação do trecho da BR-163, garantindo acesso e segurança para todos.
Além da pavimentação do trecho problemático, moradores da região sudoeste do Pará há anos reivindicam a construção de uma ponte entre Miritituba e Itaituba, que resolveria de vez a questão da travessia deste importante corredor logístico.
O Impacto