Operação ‘Falso Tigre’ é deflagrada em Uruará e Santarém

Foi deflagrada na manhã da quarta-feira (8) a Operação “Falso Tigre” em Uruará, município da Região de Integração Xingu, no oeste do estado. A operação, liderada pela Polícia Civil com apoio da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), apura crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, propaganda enganosa e contravenções relacionadas a jogos de azar, principalmente o popular ‘jogo do tigrinho’.

A ação resultou na prisão temporária da influenciadora digital Joene Coutinho e no cumprimento de mandados de busca e apreensão, sequestro cautelar de bens e valores das contas bancárias da mesma, além do afastamento de um policial militar, Lee Haney de Araújo Mendes, cônjuge da suspeita, e apontado como administrador da plataforma de jogos via Whatsapp, do exercício da função pública.

A Polícia Civil também pediu a suspensão dos perfis da influenciadora nas redes sociais. Um terceiro investigado, cuja identidade não foi divulgada, teve decretado sequestro cautelar de seus bens.

A prisão temporária de Joene Coutinho tem prazo de cinco dias e, após audiência de custódia, será decidido se sua prisão será prorrogada ou não.

Na operação, que se estendeu também a Santarém, vários itens como celulares, tablets e três veículos de luxo, incluindo uma BMW X5 e uma Toyota SW4, foram apreendidos. Documentos relacionados à compra de imóveis e à prática ilícita de jogos de azar também foram encontrados e apreendidos pelos oficiais da lei.

O prejuízo gerado pela influenciadora a um de seus seguidores pode chegar a R$ 250 mil.

De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, o sucesso da operação demonstrou o compromisso da Polícia Civil em combater o crime organizado e a exploração ilegal de jogos de azar.

 “A prisão temporária da principal suspeita e a apreensão de bens relevantes são passos importantes para desmantelar essa organização criminosa. Continuaremos trabalhando para garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados e que a lei seja plenamente aplicada”, disse o oficial da lei.

A pessoa presa passou pelos procedimentos cabíveis e está à disposição da Justiça. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Uruará.

A Influenciadora Digital

Residente na cidade de Uruará, Joene Coutinho, costuma ostentar em suas redes sociais veículos de luxo e bens supostamente adquiridos através de ganhos em jogos de azar. Ela também publica tutoriais que “ensinam” como conquistar de maneira fácil ganhos nas plataformas de apostas.

 Foi presa em 2022 por falsificação de dinheiro público, ao passar notas falsas nos comércios da cidade, mas pagou e fiança e respondeu ao processo em liberdade. Contra ela há pelo menos seis processos na Justiça, incluindo crimes no trânsito.

 

Por Rodrigo Neves

Imagem: Reprodução/PCPA

 

 

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *