Câmara de Itaituba extingue mandato do prefeito Valmir Climaco e convoca vice para posse
Na quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Itaituba, sob a presidência de Dirceu Biolchi, publicou o decreto de extinção do mandato 2021-2024 do prefeito Valmir Climaco, resultando na vacância do cargo. Com essa determinação, o vice-prefeito Nicodemos Aguiar foi convocado para assumir a posição e completar o restante do mandato.
O afastamento de Climaco decorre de decisão judicial transitada em julgado.
De acordo com informações apuradas pela reportagem de O Impacto, um memorando circular foi emitido convocando todos os vereadores para a cerimônia de posse de Nicodemos Aguiar, que está agendada para ocorrer no Plenário do Poder Legislativo Municipal na próxima sexta-feira (25), às 11h.
Apoiado por Valmir, Nicodemos Aguiar foi eleito prefeito de Itaituba na eleição deste ano, tendo como vice-prefeito o atual presidente da Câmara, Dirceu Biolchi.
Climaco, Nicodemos e Dirceu são alvos de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, por suposto abuso de poder político e econômico, com condutas como demissões irregulares de servidores temporários em período vedado e concessão de benefícios salariais para influenciar o pleito.
Anexo:
O Impacto
Pingback: Tribunal concede liminar e suspende afastamento do prefeito de Itaituba Valmir Climaco - Jornal O Impacto