Assinada ordem de serviço para reconstrução e ampliação da Escola Estadual José de Alencar, em Santarém
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), segue comprometido em oferecer educação pública de qualidade, com condições dignas e modernidade, ao assinar, nesta sexta-feira (25), uma Ordem de Serviço (OS) para a reconstrução e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, localizada no bairro Aparecida, em Santarém, na Região de Integração do Baixo Amazonas.
“Hoje, nós estamos assinando duas ordens de serviço. Uma para a educação, com a Escola Estadual José de Alencar, uma das mais importantes do município de Santarém e que compõe a rede pública estadual. A intervenção deixará a unidade, que é cívico militar, reestruturada, moderna, tendo salas com ar-condicionado, com laboratório de informática, com laboratório multifuncional, com quadra de esporte e com tudo aquilo que se faz necessário”, destacou o governador o Estado, Helder Barbalho.
Com o investimento de R$ 7 milhões, o Governo do Pará proporcionará um ambiente escolar adequado, seguro e confortável para os estudantes. Um importante passo na melhoria da infraestrutura educacional da região, que refletirá no fortalecimento da educação pública no Estado.
“Santarém tem sido um município de muito destaque, especialmente na educação. Aqui temos a escola que mais cresceu no Ideb dos anos finais e ensino médio, a Escola Estadual São Raimundo Nonato. Hoje, estivemos em Santarém para expandir isso, garantindo a reconstrução da Escola Estadual José de Alencar. Esse é um grande dia para a educação de Santarém e sem dúvidas para todo o Pará. Retornaremos muito em breve para realizar a entrega de um prédio totalmente reconstruído e equipado, que tenho certeza garantirá ainda mais condições para nossos estudantes e equipes escolares”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Nova Estrutura – As obras incluem a construção de um auditório, novos banheiros masculino e feminino, ampliação do pátio do recreio e a construção de uma nova cozinha. Além disso, haverá uma sala dedicada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma guarita para segurança, uma passarela coberta de acesso e um novo reservatório.
“Estamos muito felizes, pois teremos acesso a ambientes novos, climatizados, organizados, que atenderão às nossas necessidades, nos deixando muito mais motivados para aprender. Queremos dizer da nossa alegria em saber que brevemente teremos uma escola reformada, digna e à altura dos nossos sonhos que nos levarão para os melhores lugares e às melhores oportunidades”, discursou a estudante da 1ª série do ensino médio, Ágape Emanuelle.
Modernização – As melhorias também contemplam a modernização das instalações elétricas, a troca completa da cobertura por uma estrutura metálica com telhas termoacústicas e a climatização de todas as salas de aula. Outra grande inovação será a implementação de um sistema de geração de energia solar, que contribuirá para um ambiente mais sustentável e eficiente.
“Eu achei ótimo! Quero que a escola tenha conforto para os estudantes, para aprendizagem, principalmente. Quando veio essa ideia acho que todos os pais gostaram”, disse Cristiane do Nascimento, mãe de uma estudante da Escola Estadual José de Alencar. (com informações da Agência Pará)
O Impacto