Produtos eletrônicos sem nota fiscal são apreendidos em ação da Base Fluvial Candiru, em Óbidos

Um homem foi preso em ação realizada na última segunda-feira (28) pela equipe de agentes de segurança estacionados na Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, no Baixo Amazonas após abordagem na embarcação L/M Belíssima, que saiu de Manaus, no Amazonas, com destino a Santarém, no oeste paraense. Com o homem foram apreendidos produtos eletrônicos e cosméticos sem nota fiscal.

De acordo com o titular do Grupamento Fluvial, coronel PM José Vilhena, a ação foi outra demonstração da importância das ações de fiscalização diárias. Para ele “O trabalho feito pelas nossas equipes na região do Baixo Amazonas a partir da Base Candiru vem cumprindo positivamente com nossa estratégia de segurança que é a de fiscalizar, coibir e inibir as ações criminosas na malha fluvial. O trabalho de pouco mais de um mês já vem obtendo resultados positivos e demonstrando que o Estado está presente e apto a combater a criminalidade, garantindo assim a segurança de todos”.

Foram encontrados 35 aparelhos celulares da marca iPhone 16 Pro Max; 06 unidades de medicamentos controlados; 03 loções hidratantes importados; 01 AirTag GPS e 01 fone de ouvido AirPods Max, todos escondidos na mala do suspeito.

Um representante da Receita Federal foi acionado para a realização dos procedimentos administrativos e, posteriormente, o material e o responsável pela carga foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos cabíveis.

O homem responderá pelo crime de descaminho previsto no artigo 334 do código penal, que é caracterizado pela importação ou exportação de mercadoria de maneira ilegal.

Orçada em mais de R$ 8,2 milhões, a Base Candiru foi mais um investimento do governo do Pará visando o fortalecimento e ampliação da segurança da malha pública fluvial do estado através de vigilância e fiscalizações, em específico, para rotas de embarcações oriundas dos Estados do Amapá e Amazonas, corredor com histórico do transporte de drogas, contrabando e pirataria.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Segup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *