Projeto de Direito da Ulbra leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola

O projeto de extensão “Expressões de Cidadania por meio da Educação Jurídica Socioambiental” do curso de Direito da Ulbra Santarém levou diversos serviços gratuitos para a comunidade quilombola Tiningu, localizada na região da PA-370 em Santarém, no sábado (09/11). A iniciativa ocorreu na Escola Municipal São João e fez parte da disciplina de Procedimentos Extrajudiciais, ministrada pela professora Rosalice Câmara.

Em uma iniciativa que demonstra o compromisso com a comunidade e promoção da cidadania foram oferecidos serviços jurídicos, de saúde, atividades lúdicas e educativas. Os acadêmicos de Direito esclareceram sobre Coleta Seletiva, Salário-Maternidade Rural, Licenciamento Ambiental e realizaram a distribuição de cartilhas elaboradas em sala de aula sobre os temas.

“Em novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, por esse motivo a comunidade Tiningu fio escolhida. O objetivo da ação foi sair dos muros da faculdade e vir até a comunidade trazer cidadania, pois do que valeria o aprendizado sem que nos pudéssemos compartilhar esse aprendizado com a comunidade? A finalidade do aprendizado é compartilhar conhecimento com a comunidade, e isso é uma expressão de cidadania. Quando trazemos nossos alunos para a comunidade, estamos dizendo que o Direito, ou qualquer ramo da ciência precisa ser humanizado, pois trabalhamos com pessoas. Esse aprendizado se tem com aula práticas na sociedade, pois você convive com a realidade”, reforçou a professora Rosalice Câmara.

Orientação jurídica, Emissão de RG, distribuição de mudas de plantas e defensivos agrícolas, corte de cabelo, além de palestras sobre Combate e Prevenção às Drogas e sobre os Riscos da Gravidez Precoce estão entre os serviços disponibilizados para os moradores quilombolas.

“É muito importante a universidade sair da zona urbana e atingir os territórios quilombolas. Como moradores do quilombo Tiningu ficamos felizes de receber esse projeto, pois esclarece sobre vários temas ajudando o quilombola a conhecer e praticar a cidadania”, explicou a gestora da escola São João, Márcia Santos.

A ação social integra a iniciativa Ulbra em Movimento que leva atendimentos gratuitos exercitando a responsabilidade social na comunidade. A programação contou a parceria da Polícia Militar, setor de identificação da Polícia Civil, cursos de Medicina e Agronomia da Ulbra.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *