Entre janeiro e outubro de 2024, HRBA atendeu 27 novos casos de câncer de próstata

A pedido da esposa, seu João Medeiros fez exames em 2017, que constataram o diagnóstico: câncer na próstata. Ele fez a cirurgia para a retirada do tumor e passou a fazer o acompanhamento. Passados mais de 7 anos, aos 64 anos, outro exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) apontou um novo diagnóstico. Desta vez, não foi necessário o procedimento cirúrgico.

O novo tratamento consistiu em sessões de hormonioterapia, se tornando um método eficaz, uma vez que a maioria das células cancerosas da próstata, dependem da testosterona para se multiplicar. Ao bloquear a ação da testosterona, as células cancerosas morrem ou crescem mais lentamente.

As doses podem ser aplicadas por via oral ou injetável e o tratamento pode durar alguns meses. O paciente segue confiante no tratamento, assim como sua esposa, Maria Nilza, que o incentivou a fazer os exames.

“Os homens precisam ter cuidado com a saúde da próstata, assim como as mulheres precisam ter o cuidado com a mama e colo do útero. A gente sabe que homem é mais resistente em buscar ajuda, muitas vezes precisa ser levado até o médico. O meu está saindo dessa e eu espero ainda viver muito tempo ao lado dele”, celebra Maria Nilza.

Assim como João Medeiros, outros pacientes podem ter o diagnóstico da doença de forma precoce. Conscientização para prevenção e combate do câncer de próstata tem sido o alerta feito pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Entre janeiro e outubro de 2024 a unidade atendeu 27 novos casos.

Durante o mês alusivo à campanha “Novembro Azul”, o HRBA quer incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Entre os principais sintomas estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista para ser avaliado, encaminhado para fazer os exames necessários e posteriormente o tratamento mais adequado.

O Impacto com informações da HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *