Seleção Brasileira de Basquete Masculino vence Panamá e se classifica para a AmeriCup
Mais de 6 mil pessoas compareceram ao Mangueirinho para ver a vitória da Seleção masculina de Basquete sobre o Panamá por 93 a 67. A partida, válida pela quarta rodada das eliminatórias da AmeriCup 2025, foi a segunda realizada na arena. Antes o Brasil vencera o Uruguai.
O Brasil construiu a vitória logo no primeiro quarto e a sustentou até o final, chegando a 30 pontos de vantagem no placar no último quarto. Os destaques brasileiros na partida foram o ala pivô Mãozinha que marcou 18 pontos e foi responsável por 15 rebotes e Mathias, que aos 16 anos, é o atleta mais jovem a vestir a camisa da seleção de basquete em uma partida oficial e é considerado uma promessa no esporte.
Com a vitória, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento na competição, a liderança do grupo B e confirmou a classificação antecipada com duas rodadas de antecedência. O Uruguai é o vice-líder, com três vitórias e uma derrota.
Agora a seleção só volta à quadra em fevereiro do próximo ano para enfrentar novamente Uruguai e Panamá.
As eliminatórias da Americup contam com 16 equipes e delas, 12 avançam. As seleções são então divididas em quatro grupos com quatro equipes em cada e os três melhores de cada chave se classificam para a competição que acontecerá em agosto de 2025 na Nicarágua.
A AmeriCup é realizada desde 1980 e o Brasil possui quatro títulos: 1984, 1988, 2005 e 2009. Na última edição, realizada em 2022 no Recife, a seleção brasileira perdeu a final para a seleção da Argentina.
Por Rodrigo Neves