Vídeo – Fenômeno de eutrofização causou águas esverdeadas em Pindobal e Alter do Chão

Imagens que circulam nas redes sociais mostram as águas esverdeadas na praia de Pindobal, em Belterra e Alter do Chão, em Santarém. O fenômeno foi registrado por banhistas e moradores que tiveram uma reação inusitada.

📲 Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp

Em vídeo, um deles narrou em tom de humor que era possível até sair como o ‘Hulk’ por conta da densa ‘tinta verde’ e outros internautas até especularam se tratar do fim do mundo.

Veja a seguir:  

Em nota enviada à nossa reportagem, a prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), esclareceu sobre o fenômeno de esverdeamento das águas registrado em Alter do Chão, neste fim de semana.

“Esse fenômeno, conhecido como eutrofização, ocorre quando há o aumento da concentração de algas microscópicas. Neste caso, devido à ocorrência acelerada, é provável que o processo tenha causas antrópicas, ou seja, resultantes de ações humanas, como o lançamento de detritos industriais e domésticos”, destacou.

A nota também ressaltou que desde 2017, a Semma realiza estudos regulares de balneabilidade nas praias do município de Santarém, com a publicação de relatórios a cada quatro meses, que atestam a qualidade das águas para o uso recreativo.

O objetivo é oferecer informações atualizadas à população. Inclusive um novo ciclo de estudos será iniciado na próxima semana.

A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*

Por Diene Moura

O Impacto

Foto: Reprodução

Um comentário em “Vídeo – Fenômeno de eutrofização causou águas esverdeadas em Pindobal e Alter do Chão

  • 6 de janeiro de 2025 em 19:45
    Permalink

    esse pessoal moderno precisam de mais informações sobre o esverdeamento das águas do tapajós.esse fenômeno é antigo desde quando eu vim morar em Santarém em 1965 já existia isso.quando está próximo de cair muita chuva na região esse fenômeno aflora.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *