Burocracia da Comunicação da Prefeitura de Santarém pode afetar imagem do governo Zé Maria
A comunicação institucional de uma prefeitura desempenha papel crucial na transparência e na prestação de serviços à população. No entanto, a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Santarém tem se destacado pela criação de barreiras burocráticas que dificultam o acesso à informação e a interação entre os meios de comunicação e a administração pública.
Centralizar as demandas, especialmente as solicitações de entrevistas com secretários e outros agentes públicos, tem gerado um efeito colateral indesejado: a lentidão na resposta às necessidades da população. Em um contexto onde a agilidade na apuração das informações é fundamental, a imposição de processos excessivamente burocráticos parece mais uma tentativa de controle do que um esforço genuíno para garantir a transparência. As secretarias devem ter autonomia para prestar esclarecimentos à imprensa e não solicitar autorização da Coordenadoria de Comunicação. Esse procedimento fere a independência das secretarias.
Os veículos de comunicação, que atuam como intermediários entre a administração pública e os cidadãos, dependem de informações rápidas e precisas para cumprir seu papel informativo. Ao impor barreiras ao acesso a agentes públicos e a outras demandas, a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Santarém compromete não apenas o fluxo de informações, mas também a imagem do governo municipal. A população, que precisa e merece estar bem informada sobre os serviços públicos, acaba prejudicada por uma gestão que parece ignorar a importância de uma comunicação eficiente e desburocratizada.
É fundamental recordar que a comunicação pública deve ser tratada como um serviço, e não como um fardo. A relação entre a prefeitura e os meios de comunicação deve ser baseada na colaboração, na transparência e na celeridade. Ao invés de dificultar o acesso à informação, a gestão de Zé Maria deveria buscar formas de facilitar a comunicação, garantindo que os cidadãos tenham acesso àquilo que realmente importa: informações sobre os serviços municipais, ações do governo e, principalmente, respostas a questões urgentes que impactam diretamente o dia a dia da população.
A Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Santarém precisa urgentemente reavaliar suas práticas. O sucesso de uma administração pública está intrinsicamente ligado à sua capacidade de se comunicar de forma eficaz e transparente, considerando a boa relação com os meios de comunicação.
O Impacto