Construção da Policlínica de Santarém alcança 88% de obras concluídas
A Nova Policlínica de Santarém, no oeste do Pará, que traz a promessa de se tornar referência em atendimento ambulatorial especializado, está com 88% de suas obras concluídas. Com 36 especialidades médicas e com um investimento de mais de R$ 25 milhões, a unidade será um avanço significativo para a saúde pública e ampliará descentralização dos serviços de saúde na Região Baixo Amazonas.
“As policlínicas são equipamentos públicos importantes para aquelas pessoas que necessitam de atendimentos emergenciais, que não podem esperar. E a Seo (Secretaria de Estado de Obras Públicas), em parceria com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), caminha para a entrega de mais um equipamento público desse porte, dessa vez em Santarém. Através das policlínicas, o Governo do Pará contribui com a melhoria no atendimento da rede pública de saúde paraense”, comentou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
A construção abrange mais de 2 mil metros quadrados e inclui áreas de recepção, atendimento, diagnóstico, e laboratórios. Também contará com um setor de imagem, incluindo tomógrafo e ressonância magnética, além de espaços para 250 pessoas e consultórios multiprofissionais.
A obra também inclui o Natea, voltado ao atendimento especializado em autismo, com serviços como pediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. O acesso será exclusivo pelo SUS, com agendamento prévio, promovendo um atendimento integrado e evitando deslocamentos para outros municípios.
A secretária de Saúde do Pará, Ivete Gadelha Vaz, destacou que a Policlínica de Santarém amplia o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. Ela ressaltou que a unidade não é apenas uma construção, mas um compromisso do governo do Pará em oferecer saúde de qualidade, reduzir desigualdades e atender de forma integrada as necessidades da população, beneficiando não só Santarém, mas toda a região oeste do estado.
Por Rodrigo Neves com informações da Agência Pará
O Impacto