Promotoria discute a implantação de corredores ecológicos em Santarém, Belterra e Mojuí em Campos

Na última quinta-feira (23), a 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém realizou reunião com vereadores de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, para tratar da constituição de corredores ecológicos nas cidades, para arborização, combate aos bolsões de calor e possibilidade de geração de renda por meio de quintais produtivos. O objetivo é que a iniciativa seja incluída como política pública nesses municípios.

A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Lilian Braga, titular da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, que tem procedimento instaurado sobre o tema. Os vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e das administrações municipais, ouviram as questões e informações vinculadas à política pública de arborização dos municípios. De acordo com a promotora, dois projetos já foram apresentados ao Ministério Público, porém, por sua relevância, é necessário que sejam efetivados e passem a ser também uma política pública para o município, de modo que não sejam somente ações de governo, mas de Estado.

Os corredores ecológicos também estão ligados aos quintais produtivos, que auxiliam no processo de arborização da cidade, e também funcionam como perspectiva de geração de renda para a população, especialmente a mais periférica, além de servir como estratégia para cuidar melhor da alimentação. Outro tema abordado foram as conexões da arborização nas vias públicas, que podem interligar os corredores ecológicos.

A questão é parte da estratégia de trabalho da promotoria de combate ao desflorestamento e às queimadas, e diante do início das novas legislaturas e gestões nos municípios, foi estabelecido o diálogo para entender as causas das altas temperaturas nas áreas urbanas e quais as ações que podem ser feitas para combater os bolsões de calor.

O Impacto com informações do MPPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *