Iluminação Pública: Direito da população assegurado pela Prefeitura

Manutenção da iluminação pública em Santarém

A Iluminação pública é um direito da população tratado como prioridade pela Prefeitura de Santarém. Os reparos de luminárias são feitos diariamente pelo setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). Três equipes formadas por técnicos e eletricistas trabalham de segunda a sábado. Aos domingos, uma das equipes cumpre plantão. Um trabalho intenso para dar conta de cumprir todas as demandas necessárias. 

Segundo dados da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da SEMINF, somente na zona urbana, o município de Santarém possui 14 mil 304 pontos de iluminação pública. Na zona rural este número é de três mil e 58 pontos. 

O planejamento dos locais atendidos é feito semanalmente. Há manutenção regular nas ruas e avenidas com tráfego intenso. Constantemente também são priorizados os arredores de prédios públicos, como escolas e postos de saúde e ainda, bairros com alto índice de criminalidade. De janeiro a setembro de 2011, foram reparados 3.979 pontos danificados na zona urbana e 1.262 pontos de luz na zona rural. Também foram feitas manutenções específicas na orla e no Parque da Cidade, chegando a 224 pontos reparados. Os dois locais são bastante frequentados por pessoas em busca de lazer e que fazem exercícios físicos, além de serem pontos turísticos de Santarém.

 Os principais serviços feitos pelas equipes da DIP são: troca de lâmpadas, reatores e fotossensores. O setor de iluminação pública da SEMINF enfrenta grandes dificuldades, como as frequentes ações de vândalos, principalmente em bairro periféricos, e as constantes oscilações de energia. Porém, com planejamento eficaz e o apoio de comunitários, os desafios são superados.

 O diálogo fácil e transparente com a população é mantido como prioridade. O atendimento para reclamações é feito pessoalmente na SEMINF, ou por meio de ofícios, encaminhados por vereadores e líderes comunitários e ainda através do telefone 3523 -2726.

Encontro – A iluminação pública foi pauta de um encontro realizado ontem à noite na Associação de Moradores da Interventoria entre governo municipal e moradores do bairro. Também foram discutidas demandas e investimentos públicos nas áreas da infraestrutura e saúde. Participaram da reunião, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo; os Secretários Municipais Inácio Correa (Infraestrutura) e Emmanuel Silva (Saúde); as Coordenadores da Prefeitura, Denise Marsala (Ação Social) e Wandicleia Lopes (Orçamento Participativo); o Chefe da Divisão de Iluminação Pública, Francinaldo Gomes; e o vereador Carlos Jaime. .

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

4 comentários em “Iluminação Pública: Direito da população assegurado pela Prefeitura

  • 7 de dezembro de 2011 em 08:53
    Permalink

    PELO JEITO A CIDADE VAI SER ENTREGUE AOS MORCEGOS É, PORQUE VAMPIROS É QUE GOSTAM DE ESCURIDÃO, Ô ESCELENTISSIMA PREFEITA SERÁ QUE A SENHORA NÃO VÊ OU NÃO QUER VÊR A ESCURIDÃO QUE SE ALASTRA NA FERNANDO EM GUILHON EM ESPECIAL? NO PERIMETRO DO VIADULTO ATÉ A PRIMEIRA ROTATÓRIA? QUE POR SINAL É PASSAGEM PARA O AEROPORTO. REALMENHTE A SENHORA NOS ENGANOU DIREITINHO, EXISTE AQUELE DITADO QUE DIZ: ERRAR A TERCEIRA VEZ É BURRISSE POIS NÃO SEREI BURRO EM COLOCÁ-LA EM QUALQUER QUE SEJA O CARGO EM NOSSO NOVO ESTADO, E ESPERO QUE A SENHORA PELO MENOS PREPARE A CIDADE PARA A GRANDE FESTA DA VITÓRIA, PORQUE NÃO SÓ EU MAS TODO SANTARENO DE SANGUE OU DE CORAÇÃO SENTE O DESPRESO QUE ESTAMOS PASSANDO.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2011 em 18:40
    Permalink

    Outro caso sério são os BANCOS. Aqui em Stm SEMPRE são os mesmos problemas!
    1)Falta funcionário p/ atender todos;
    2)Caixa Eletrônico desativado ou imprestável.

    Nossa cidade tem muitas pessoas muuuito humildes financeiramente, tem muuitas pessoas q/ vem do sítio ou de colônias povoados muito distantes, ribeirinhos q/ necessitam de informação e ajuda.
    Muuuitas vezes ja socorri pessoas novas e idosas,gente simples, q/ estavam em fila errada e vi funcionários muito bons, maravilhosos, socorrê-las; porém, outros péssimos e asquerosos q/ enquadrei E TIVE O APOIO DE TODOS Q/ ESTAVAM SENDO MAL ATENDIDOS MAS TINHAM MEDO DE RECLAMAR, NESSAS HORAS É MAIS QUEM QUER SERVIR DE TESTEMUNHA…
    A pior coisa é a pessoa além de ser pobre, NÃO CONHECER SEUS DIREITOS!
    As pessoas do sítio são conhecidas e … as mais necessitadas de auxílio e tbm as mais vulneráveis a funcionários incompetentes.
    SE o Banco não quer contratar mais gente, coloque bastante placas e alguns funcionários/estagiários p/ ajudar.
    Sou totalmente favorável ás filas (é sinal de organização e democracia) mas TEM Q/ ANDAR!
    Período de fluxo maior de pessoas tem q/ ter tática de atendimento diferente, mais funcionários PREPARADOS, COMPETENTES p/ trabalhar.
    Aqui em Stm tem certos Bancos em q/ o caixa eletronico é uma sucata velha. A impressão q/ tenho é q/ em lugar nenhum do Brasil foi aceito então mandaram p/ Santarém.
    Ou a máquina está velha e/ou vive c/ problema.O gerente tem q/ dar fim de uma vez e pedir outra(s). TODO MUNDO AGRADECE!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *