Profissionais de Santarém acreditam na vitória do SIM
A menos de cinco dias para a realização do plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, santarenos de vários segmentos profissionais apostam na aprovação do projeto na consulta popular. Após a realização de dois debates na semana passada, sendo um na TV RBA e outro na Record Belém, a população de Santarém aprova a Frente Pró-Tapajós e repudia atitudes de políticos contrários a divisão.
Para a santarena Ana Celeste é lamentável verificar os membros da Frente Contra o estado do Tapajós insistir em “gritar” que a luta pela criação de Novos Estados são de forasteiros. Ela ressalta que a luta não é recente e, que os políticos do contra, não conhecem a verdadeira história da região do Tapajós.
“Principalmente ao que se refere ao TAPAJÓS, pois estudos históricos datam do período de 1823, quando foi realizada a primeira Assembléia Constituinte. Nesse momento já se trazia na pauta política a criação da Província do Amazonas”, lembra.
Segundo Ana, a Assembléia Constituinte propunha a criação da Província do Tapajós, objetivando evitar conflitos entre o então Grão-Pará e o Amazonas, nas áreas de Parintins, Óbidos e Santarém, em 1853.
Ana destaca ainda que a reestruturação territorial, ou seja, geopolítica, voltou a ser discutida novamente, para a resolver as diferenças de limites entre as duas províncias, no ano de 1869.
“Na proposta de criação de novas Províncias, no período do governo imperial, o tenente Augusto Fausto de Souza apresentou uma nova proposta, em 1877, Ronan Liberal ex-prefeito de Santarém, em reunião com prefeitos do Oeste do Pará, lançou a luta pela criação do ESTADO DO BAIXO AMAZONAS, em 1980. DESTA FORMA É UM CRIME DIZER QUE OPORTUNO PARA OS FORASTEIROS”, lamenta.
O membro da Frente Pró-Tapajós, Francisco Lopes, o “Chicão” garante que a expectativa para a vitória no plebiscito de domingo é positiva, onde várias cidades do Oeste do Pará receberam a comitiva de campanha no inicio desta semana, entre elas, Ameirim e Porto de Moz. Ele adianta que a comitiva irá também a Faro, Terra Santa e Aveiro, distribuindo material de campanha.
“A população tem respondido positivamente a campanha! Principalmente depois da grande carreata e com o advento da vinda do JN no Ar, que de alguma forma mexeu positivamente com o brilho de nossos regionais”, garante Chicão, ressaltando que o povo está entendendo que é uma oportunidade única que o Brasil está dando ao Oeste do Pará.
“O Brasil nos dá a oportunidade única de termos à atenção da nação à tanto negado a nós!!!”, destaca.
Fonte: RG 15/O Impacto
Vamos fazer nossa parte, porém a campanha do SIM tem que melhorar mais, mesmo assim vamos ter a vitória!
Vou votar 77 – SIM TAPAJÓS, quero muito que o sim vença…. mais não acredito nisso, tudo pelo fato da campanha lastimável e de baixa credibilidade feita pela frete pro-Tapajós, foi muito abaixo do necessário, chegou a meu ver a atrapalhar em certas circuntancias… muito fraca.
Vou votar no 7 7tete, 7 7tete… !!
Fizemos a nossa parte, agora SEJA O QUE DEUS QUISER!!