Pescadores bloqueiam rio Amazonas a favor do Sim
Filiados da Colônia de Pescadores Z-20 bloquearam o rio Amazonas na manhã de ontem, em frente à Santarém. Enfeitadas com bandeiras e cartazes, cerca de 1000 pescadores em 300 bajaras iniciaram a manifestação por volta de 10h, no Porto dos Milagres, bairro da Prainha e após chegarem ao encontro das águas interditaram o rio Amazonas.
Além dos pescadores, estudantes, comerciantes e representantes da Sociedade Civil Organizada participaram do movimento a favor do Estado do Tapajós.
De acordo com o vereador Reginaldo Campos, líder do movimento, os pescadores se manifestaram solidários ao povo da floresta, com a proposta de impedir que os navios que transportam bauxita de Porto Trombetas e Juruti, passassem na manhã de ontem em frente a Santarém.
“Queremos mostrar para todo o Brasil que esses navios levam as nossas riquezas, sem deixar nada para que o povo da nossa região, principalmente a população mais humilde possa se beneficiar com a extração de minério”, ressalta o parlamentar.
Segundo Reginaldo, o movimento também foi uma forma de manifestar o apoio dos pescadores à criação do Estado do Tapajós. “Contamos com os irmãos ribeirinhos que se manifestaram hoje e isso é muito lindo”, destaca.
APOIO – Às vésperas da consulta plebiscitária vários segmentos da sociedade santarena manifestaram apoio a criação do Estado do Tapajós. Para a economista Sônia Maria Moura Ramalheiro, a votação deste domingo será o momento oportuno para a população manifestar a opinião quanto aos fatos que estão ocorrendo no Pará por conta da consulta plebiscitária.
“Nasci em Castanhal e durante 12 anos morei em Belém onde me formei. Para acompanhar meu marido mudei para Santarém há 29 anos onde estabeleci fortes laços de amizades”, conta a economista.
Fonte: RG 15/O Impacto
Hilariante essa \”manifestação\”…
A 15 anos que ouço essa frase \”quando dividir vai melhorar\” agora que não vai ser dividido o vocês vão fazer cruzar os braços o Pará já era pra está em outro cenário nosso comodismo contando com o ovo no c galinha a quebrou vamos trabalhar e lutar por algo melhor por exemplo conclusão do asfalto da BR 163 e eleger políticos da região dizer não aos forasteiros essa é uma das saídas.
A luta deve ser no congresso, esse tipo de comportamento na leva a nada, a não ser fins politiqueiros como para pseudo representante do povo.
caros organizadores desta manifestação, sugiro fazer manifestação parecida na porta dos vereadores, dep. estaduais, federais, prefeitos e governador do nosso Pará, isso sim seria uma atitude de cidadania,cobrem competencia pela gestção do dinheiro publico, honestidade e todos os atributos eticos desses politicos que querem separar o Estado do Pará – a boa gestão independe do tamanho do estado, olhem, alagoas, piaui e outros estados do brasil que são pequenos e pobres.
VAMOS COBRAR HONESTIDADE COM O DINHEIRO PUBLICO.
Somos livres, não vale apena onerar ainda mais o Estado….Vamos lutar por melhorias, que poderão vir sem divisão….. parabéns pela luta e mobilização
Vamos a luta companheiros, tudo vale pela nossa liberdade!!!