Tudo pronto para a realização do plebiscito neste domingo

Márcio Mendonça, chefe do Cartório Eleitoral

O plebiscito é aguardado com muita expectativa pelos paraenses neste domingo, dia 11. As frentes pró e contra tiveram a oportunidade de esclarecer ao eleitor, o porque de votar NÃO ou Sim ao Carajás e Tapajós. Agora, o maior movimento continua na estrutura e logística para a votação. Muita gente envolvida nessa consulta plebiscitária. O chefe do cartório da 20ª Zona Eleitoral, Márcio Mendonça, informou que desde ontem, sexta-feira, alguns mesários já estão a caminho dos colégios eleitorais, principalmente em áreas mais distantes, no planalto e regiões de rios. A estratégia deve garantir a exatidão do processo de votação. “A partir das 7h horas da manhã, o presidente da mesa, pode começar a ligar as urnas, o início oficial, às 8 horas da manhã e o encerramento vais ser às 17 horas. No máximo de meia hora depois da finalização deve iniciar a contagem dos votos no cartório eleitoral”.

Na 20ª Zona Eleitoral devem estar envolvidos 841 mesários. Os fiscais devem ser mobilizados pelas duas Frentes, mediante estarem cadastrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral. As equipes técnicas devem monitorar o condicionamento das urnas eletrônicas, já estão organizadas, no total de 26 pessoas. Apuração dos votos desse processo está previsto para o encerramento, às 23 horas do domingo mesmo.

Para a segurança, Márcio Mendonça informou que “120 homens do 53º Batalhão de Infantaria e Selva, 53º BIS, do município de Itaituba, devem dar apoio na área urbana, junto com a Polícia Federal e demais órgãos, além de juízes e promotores. Na zona rural, o efetivo de segurança será da Polícia Militar.

Ele faz o alerta às ações a serem vetadas semelhantes o processo de eleição.  As principais a serem coibidas estão: Boca de urna, utilização de auto-falantes e amplificadores de som, promoção de comício ou carreatas, distribuir material de propaganda política,  usar (funcionários da Justiça Eleitoral e mesários) para fazer propaganda eleitoral.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *