66% dos eleitores disseram não à divisão do Pará
Apenas duas horas depois do encerramento da votação do plebiscito sobre a divisão do Pará, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declarava oficialmente a vitória do “não”. Ao final, 66% dos eleitores se declararam contrários à criação dos estados do Tapajós e Carajás. O Pará mantém, assim, toda sua estrutura e dimensão territorial atuais.
PERCENTUAIS
Durante a apuração, alguns percentuais mantiveram-se quase idênticos, mostrando que quem votou a favor da divisão optou pela criação de Tapajós e Carajás, assim como os eleitores contrários rejeitaram também os dois. O mesmo ocorreu com a média de votos brancos e nulos, que registravam 0,5% e 1,03%, respectivamente, e com a abstenção, em torno de 25% (1.216.878 eleitores). Percentual que, apesar de ser um pouco maior do que o das eleições comuns, estava dentro do esperado pelo TRE, devido ao mês em que a consulta foi realizada e pela proximidade de um feriado.
A satisfação por um pleito com poucos incidentes também foi partilhada pelo Ministério Público. “Em todo o Estado tivemos apenas uma ocorrência, sem casos de prisão, por isso consideramos o processo muito positivo. Visitamos as zonas, percorremos a cidade, e não vimos sujeira e irregularidades comuns às eleições anteriores, o que demonstra mais respeito à legislação eleitoral”, afirmou o procurador eleitoral Daniel Avelino.
Nos principais pólos de eleitores no Pará, duas realidades distintas foram vistas nas urnas. Enquanto em Marabá 92,81% eram favoráveis à criação do Estado do Carajás, em Belém, 94,87% rejeitavam a proposta. Já em Santarém, 98,63% dos eleitores desejavam fazer parte do Estado do Tapajós, mas na capital paraense, 93,88% decidiram pela não criação de uma nova federação na região oeste.
RESULTADO FINAL
CARAJÁS
2.363.561 eleitores (66,60%) votaram contra criação deste Estado.
TAPAJÓS
2.343.015 eleitores (66,09%) votaram contra a divisão deste Estado.
VOTAÇÃO
BELÉM
Tapajós: 93,88% (não), 6,12% (sim)
Carajás: 94,87% (não), 5,13% (sim)
SANTARÉM
Tapajós: 1,37% (não), 98,63% (sim)
Carajás: 2,22% (não), 97,78% (sim)
MARABÁ
Tapajós: 7,58%(não), 92,42% (sim)
Carajás: 7,19% (não), 92,81% (sim)
Fonte: DOL
cocordo plenamente com vc ARIELSON, so tenho uma coisa a falar p/ esse politicos FDP que foram contra a divisão, as eleições estão ai e a \”cova\” de vcs ta pronta, vou faser campanha \”VOTE EM BRANCO\” esses FDP foram contra nossa melhoria. mas depois vem com a cara de PAU pedir nosso voto, vem seus bando de fuleiros que minha memoria não é fraca não p/ mim esquecer o que vc fiseram com nos.
UMA PENA!! AGORA É O JEITO CONTINUARMOS COM AS MIGALHAS.. FIZ MINHA PARTE.. NUNCA VOTEI COM TANTO GOSTO VOTANDO PELO SIM!
NADA CONTRA BELÉM.. MAIS TUDO A FAVOR DE MANAUS!!
MAIS 150 ANOS DENOVO!!!
Estava ansiosa para saber o resultado do plebiscito, só encontrei no vosso jornal.
Moro em Portugal, mas gosto de estar informada das notícias de minha cidade Santarém.
Cumprimentos!