Jader será empossado na sexta-feira
Provocado sobre a primeira ação que tomará no exercício do mandato de senador, Jader Barbalho (PMDB) antecipou neste domingo (18) que uma das batalhas que pretende travar em Brasília será pela cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na geração de energia elétrica e não na distribuição, como hoje ocorre. Ele argumenta que a cobrança, do jeito como é feita, provoca “enormes prejuízos” para o Pará.
“Eu não tenho a menor dúvida de que a arrecadação do Estado e dos municípios paraenses se multiplicará de forma bastante positiva, aumentando os recursos para aplicação nas áreas mais carentes reclamadas pela população, como saúde, educação, estradas e segurança pública”, enfatizou o senador. Com isto, na opinião dele, o Estado deixará de ir à Brasília “com pires na mão”, pedir ajuda ao governo federal.
Com imenso potencial hidrelétrico, segundo Barbalho, não tem sentido o Estado continuar na situação em que se encontra. E citou o caso da usina de Belo Monte, no rio Xingu, que deve produzir um volume de energia igual ao que o Canadá exporta para os Estados Unidos, através das cataratas do Niagara. Essa exportação é um dos sustentáculos da economia canadense. “Temos de fazer a arrecadação do Estado e dos nossos municípios aumentar várias vezes apenas com essa cobrança na geração de toda a energia que a hidrelétrica irá produzir”, explicou. A lei hoje não prevê o ICMS sobre a energia gerada. Diante disso, Belo Monte traria pouquíssimos benefícios para o Estado, caso a lei não sofra mudança.
O senador adiantou que durante o recesso irá elaborar uma pauta de temas que considera “fundamentais para o desenvolvimento de todas as regiões paraenses”. Ele preferiu não entrar em detalhes sobre os projetos, justificando que dependerão de estudos que serão feitos por sua equipe de trabalho. Garantiu apenas que terá “muito trabalho” pela frente. A respeito da posse, que deverá ocorrer na próxima sexta-feira, 23, Barbalho declarou que “não sofre de ansiedade”, e que está pronto para assumir o mandato. “Vamos cumprir o ritual das cinco sessões ordinárias do Senado com a maior tranquilidade”.
Fonte: DOL
QUEM VOTA EM UM CIDADÃO COMO ESSE TAMBEM É CRIMINOSO…
Jader Barbalho é preso em Belém pela Polícia Federal
Publicidade
da Folha Online
O ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) foi preso na manhã de hoje em Belém pela Polícia Federal. Ontem, a Justiça Federal de Tocantins havia expedido um mandado de prisão provisória de um grupo de pessoas envolvidas no escândalo da extinta Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
Lula Marques – 27.set.2001
O ex-senador Jader Barbalho,
no depoimento do Conselho
de Ética do Senado
Jader foi preso às 9h30 em Belém e transferido para Palmas (TO) às 11h30. Eles devem ficar presos na superintendência da PF.
A consultora Maria Auxiliadora Barra Martins e o ex-superintendente da Sudam José Arthur Tourinho também foram presos. Outras três pessoas do grupo foram detidas em ALtamira, interior do Pará, e ainda não tiveram seus nomes divulgados.
Foi a segunda vez que a Justiça expediu mandados de prisão relacionados ao caso Sudam.
A primeira leva de detenções ocorreu em abril de 2001. O Ministério Público solicitou que fossem levadas à cela 48 pessoas. Mas a Justiça só autorizou a prisão de 27, entre funcionários da autarquia, já extinta, e contadores de empresas fraudadoras. Todos foram soltos.
A prisão de Jader foi facilitada por sua condição de ex-senador. Se continuasse no exercício do mandato, o ex-presidente do PMDB não poderia ser alcançado por um juiz de primeira instância. O pedido precisaria passar pelo crivo do STF (Supremo Tribunal Federal) e por uma licença do Senado.
Jader renunciou ao mandato de senador no início de outubro, quando as investigações contra ele se intensificaram.
E o Parà cada vez mais zinho, decidindo os desleixos, o povozinho que não sabem escolher. E o povo dos municipios que se fufu.
ora !! SE PERGUNTAR SOBRE QUAL A PRIMEIRA PROVIDENCIA QUE ELE IRA TOMAR ?? ROUBAR !!! É POR ISSO QUE O OESTE DO PARÁ ESTÁ NESSE ABANDONO, MAS TODO POVO TEM O POLITICO QUE MERECE !!!!
PARA OS PESSIMISTAS de plantão e p/ as MAL-AMADAS: \”Há males q/ vem p/ o bem\”.
Bom NATAL p/ vcs!
P/ nós q/ temos FÉ EM DEUS, não temos q/ temer a nada e nem ninguém! Tudo vai melhorar!
FELIZ NATAL!
FELIZ ANO NOVO!
BOAS FESTAS, AME, COMEMORE E AGRADEÇA POR TUDO SEMPRE SEMPRE!!!!