Osmando: “Helenilson ainda está na creche da política”
As discordâncias com o atual governo do estado do Pará ganha mais agravante de frente partidária. Resultado do Não da consulta plebiscitária, no último dia 11 de dezembro. A repulsa a linha política adotada trouxe uma decisão radical pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em relação ao PSDB no Pará. Não ter participação alguma no modelo político do atual governo do Estado paraense. Em entrevista à reportagem do jornal O Impacto, o presidente do PDT em Santarém, Osmando Figueiredo, diz os pontos que fortaleceram essa decisão.
Jornal O Impacto: O posicionamento de insatisfação do PDT em todo o estado do Pará à linha política do PSDB está relacionado ao posicionamento do governador Simão Jatene ter tomado a preferência pelo Não ao Carajás e Tapajós?
Osmando Figueiredo: No PDT no início da discussão da Lei para autorizar o plebiscito nós tivemos algumas divergências. Alguns deputados de São Paulo, a exemplo do deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força Sindical), o deputado Nilo Teixeira do Rio de Janeiro e outros não eram convencidos da criação da Unidade Federativa, da criação de novos estados. No entanto, o deputado Giovani Queiroz, que é líder do PDT na Câmara dos Deputados, fez um esforço muito grande, através do exercício político na executiva estadual do Pará e convenceu o Partido a fechar o apoio tanto aos Estados do Carajás e Tapajós. E então, a pauta foi a plenário, votado e aprovado o plebiscito. Ocorre que mais de 90% das pessoas que foram ouvidas oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral disseram Sim à criação dos Novos Estados. Ou seja, Santarém foi 98%. Nós não temos, enquanto executiva estadual do partido, de explicar para o diretório nacional um alinhamento com o PSDB e o Simão Jatene, quando ele foi o principal vetor para reprovação do projeto.
Jornal O Impacto: Qual a razão da bancada do PDT para se desvincular do modelo de ação do PSDB?
Osmando Figueiredo: O PDT tem alguns cargos no governo do Estado e a recomendação que a executiva do partido vai repassar é que a companheirada se exonere desses cargos, entregue os empregos para o Simão Jatene. Porque não tem como a gente fazer um discurso com um Governador que é de um partido político que escalou o deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB, como o principal coveiro do nosso projeto. Ele sepultou a esperança das regiões
Jornal O Impacto: A linha de trabalho do PDT diverge muito com a linha do trabalho do atual governo?
Osmando Figueiredo: É uma correção política. O Jatene tem uma visão que o Pará limita-se a Belém e a área metropolitana da capital. E nós temos uma visão enquanto partido com todas as áreas, principalmente as mais afastadas, a exemplo dos municípios existentes no Carajás e Tapajós. E a visão estratégica de política para o Estado. O governo do Estado aplica 5% do PIB na região Oeste do Pará. Os 95% naturalmente são aplicadas na região metropolitana de Belém. Não temos nada contra Belém. Mas, estamos preocupados com isso. Não estamos divergindo por questões éticas, por questões ideológicas e posicionamento político que era de interesse da população do Carajás e Tapajós.
Jornal O Impacto: Como pode ser analisado o posicionamento do vice-governador Helenilson Pontes, no plebiscito?
Osmando Figueiredo: Fui aconselhado para não tratar no nome do vice-Governador, porque você se diminui politicamente. Respeito o Helenilson Pontes como advogado. Mas, como político ele é um menino que ainda está em uma creche, não está nem naquelas séries que a criança faz quando está com 5 anos de idade. Eu não vou bater boca com um político que não é do ramo. Como ele não é do ramo, o melhor que nós fazemos no Oeste do Pará, é deixar ao esquecimento. Porque ele não tem condições de falar nada em nome da região. Como vice-Governador tinha condição de peitar o Governador para que ficasse neutro. Mas, ele ajoelhou e se acovardou pelas circunstâncias. Provavelmente, interesses que só ele sabe quais são. Por isso, não vou tratar política com o vice-Governador. Eu acho que todos os partidos que tem uma linha de conduta devem se afastar do governador do Estado. Se não estiverem lá só por troca de emprego. Agora, se é por projetos para a população, teriam que se afastar. Entregar os cargos e cuidar da vida de cada um. Cuidar do problema partidário, cuidar das ações dos partidos que possam trabalhar o macro das regiões do Carajás e Tapajós.
Jornal O Impacto: O rompimento vai ser em todo o estado do Pará?
Osmando Figueiredo: Sim. Estamos entregando a Secretaria de Ação Social, que hoje o PDT ocupa. Já comunicamos às bancadas estadual e a federal. Aqui em Santarém nós não aceitamos nenhuma representação. Porque fui contra a linha do PDT, como base de apoio ao PSDB. Porque eu achava ser antiético estarmos vinculados ao PT, ao governo Ana Júlia. Devido o PSDB mal ter tomado posse e se vinculou ao Jatene. Eu não aceitei que o partido tivesse qualquer cargo político.
Jornal O Impacto: Como o partido do PDT pretende seguir as atividades, paralelo ao governo do PSDB no Estado até o término desse mandato?
Osmando Figueiredo: A estratégia do partido é de crescimento, a nível estadual, com as próprias pernas. Com a candidatura a prefeitos em cidades importantes. A exemplo dos municípios de Santarém e Itaituba. Onde der para a gente lançar candidato a Prefeito vamos fazer. Nós não podemos estar vinculados a nenhum governo, pelo simples fato de lá nos termos cargos e defendermos empregos. A gente vai dá uma realinhada no partido para 2012. Porque senão, fica complicado participar de governo, só em troca de cargos. Por maioria dos votos a executiva concorda com o rompimento do PSDB com o governo do Estado. Falta apenas um documento que está sendo preparado para fazer a comunicação oficial. A posição que o PDT toma não é uma posição de represália, mas é uma posição de reconhecimento que nós não podemos estar atrelados a um governo que sepultou o principal projeto de desenvolvimento econômico que o partido defendia em nível de Estado, o Carajás e Tapajós.
Por: Alciane Ayres
Meus queridos, não se influencie com a entrevista do Osmando, isso e somente uma
jogada politica, será que voces não percebem isso, ele so joga em seu beneficio proprio, me responda: porque o Sr. Osmando entra governo e sai governo e sempre ele esta em todos, será que e porque ele e tão competente que tanto a situação como a oposição não pode ficar sem ele, parem pra pensar e dê tempo ao tempo já ja esses dois Osmando e Helenison vão estar juntinhosssssssss.Podem esperar
Osmando & Helenilson e zero à esquerda e os dois para Santarém é a mesma coisa. Vantagens só para os bolsos dos mesmo.
Helenilson tentou se aproximar de Osmando para aprender tecnica de politica, porém Osmando esperto se afastou do Reizinho, pois sentiu que era traira e não sabe fazer politica. O vice reizinho se perdeu na politica.
no jargão popular pode-se dizer que HP realmente foi \”bunda mole\”, a atitude do PDT estadual em relação ao \”Acari-Jatene\” foi ótima, Osmando pelo visto não é bem visto, teremos outras opções, não só em santarém mas em todo o Tapajós.
Em 1º lugar eu digo que gostei da entrevista do sr. Osmando, fez boas colocações falou em nome do povo, mostrou a indignação do partido que defendia o projeto mais inportante do Oeste do Pará, falou o que todos nós comentamos com bate papo nos 4 cantos da cidade \” que helenilson não passa de um ocupante de cargo e que não tem dom nenhum para ser homem público e muito menos político.
Em 2º lugar, eu gosto de lêr também os comentários dos colegas do O IMPACTO. E eu gosto dos comentários da sra. Ryker, ela relmente enfatiza o assunto e tem coesão nas suas palavras bem como também é inteligente e não fala aresias.
Em 3º lugar, meu caro Tapajós.. Não faça comentários como essse que você fez, assim você fooorça meu colega! se não gostaste da opinião da colega faça o seu comentário, e também sua preferencia pelo helenilson é um insulto para todos nós. Desculpe mais você falou besteiras, e se a sra. Ryker é func. da prefeitura, pelo ao menos a opinião dela é contrária a da sua!
Da próxima sejas mais inteligente!
FELÍZ NATAL E FELÍZ ANO NOVO PARA TODOS DO JORNAL O IMPACTO.
Um coisa você errou. Ter colocado seu filho um cara legal na Secretaria de Agricultura. Sem apoio da Prefeita e Everaldo, ele ficou queimado. Tira ele de lá antes que seja tarde. O Bruno é gente fina, uma excelente pessoa, não merece ser queimado.
È isso ai Osmando. arrebenta mesmo com esse Reizinho do Vice Governador Helenilson. Sumiu de nossa região. Se acabou na politica. Não ganha nem para presindente de comunidade. A propria colonia cearense não voto mais no Reizinho. Gostei Osmando. Ganhou meu voto.
Bote quente Osmando, vc está certo quando fala do Reizinho Helenilson. Vc conhece politica O Reizinho conhece de prepotencia e orgulho. Bocão apura pra mim. Me contaram que o Vice anda com seis segurança em Belém. Dois carros protegendo ele. Coitado não representa nada para o Pará. Tá querendo aparecer.
Não voto em nenhum dos dois. Prefiro anular meu voto. Nenhum fez nada por Santarém. O que Helenilson fez por Santarém, sua familia ganhou muito dinheiro e não aprovaram o Estado do Tapajos. Não deram dinheiro para a campanha do SIm.Osmando não fez nada e ficou rico em Santarém. Somos otarios.
GOSTEI OSMANDO, QUEM NAO TEM RABO PRESO COM NINGUEM FALA MESMO O QUE PENSA. REALMENTE HP É UMA CRIANÇA NA POLÍTICA, MAS SUAS TOLICES \”MERDAS\” VÃO FICAR GRAVADAS NA CABEÇA DO POVO.
HP JÁ ERAAAAA… SE ELE NAO PEGAR VÁCUO DE ALGUEM NAO SE ELEGE NEM PRA PRESIDENTE DE BAIRRO
O Osmando Figueiredo é um cidadão, presidente de seu partido PDT, um político conhecido,advogado, teve seus problemas jurídicos como qualquer cidadão.Ele como um político atuante, criticou o Helenilson e o Jatene, alias rompeu c/ ambos.Hoje eles são adversários, amanhã podem ser, talvez parceiros. Não sei pois o futuro a Deus pertence! Na política TUDO é dinâmico!
Ler uma matéria, uma entrevista como a dada pelo Osmando sem usar palavras de baixo calão, sem ser vulgar, demonstra q/ ele(o Osmando) em 1º lugar se respeita!Depois demonstra q/ ele tem respeito pelos seus adversários,assim como por todas as pessoas sendo cidadãos eleitores ou não.A recíproca certamente será a mesma pois atualmente, Santarém e Oeste do Pará, não é terra de \’selvagens\’ ou de \”foras da lei\”, nós nosso povo é humilde mas está melhorando, ficando esclarecido, logo todos queremos ver uma disputa saudável no qual vencerá o melhor para todos, indistintamente, seja quem for!
Quem adora ver sangue ou o circo pegar fogo lembre-se de q/ \”quem com ferro fere com ferro será ferido\”.
Ano q/ vem, de eleições, é ano de usar sobretudo a justiça, a legalidade, o justo, sob pena de perder não apenas muuuito dinheiro mas tbm poder político, liberdade …
FELIZ NATAL A TODOS QUE VIVAM O VERDADEIRO SENTIMENTO DESTA ÉPOCA ! …se não conseguirem se gostar pelo menos se tolerem p/ viver em paz, dar bom exemplo!
SENHORA VEJO QUE NÃO TEM NOÇÃO QUE VC FALA NÃO CONHECE MESMO NADA SANTARÉM. ENTRE O HP E OSMANDO PREFIRO HP…ME DIZ TU ES FUNCIONARIA DA PREFEITURA?
Ó tapajós, seja vc qm for! VC é um alfabetizado funcional!
Elogiei SIM o Osmando por ele dar uma entrevista sem baixar o nível, pelo menos publicamente a pessoa tem q/ saber se comportar p/ dar bom exemplo, e ele(o Osmando) manteve o nível, criticou o Helenilson chamando-o de imaturo politicamente, mas não foi baixo, usando termos chulos!O Osmando demonstrou q/ se dá respeito, logo é digno do mesmo respeito.
NO MEU PONTO DE VISTA O HELENILSON PONTES é uma pessoa q/ representa MUITO BEM NOSSO POVO, NOSSO ESTADO. Ninguém nasce sabendo e a vida é uma eterna escola!GARANTO q/ o Helenilson está sendo competente, trabalhando bastante pelo PA,logo por nossa região oeste tbm.
Ó tapajós , quando apareço aqui p/ dar qualquer parecer ou opinião, coloco meu nome e sobrenome [(não uso nome dos outros inclusive de gente q/ ja morreu)] pq não devo nada p/ ninguém e nem temo a Justiça visto q/ me porto c/ respeito E conforme a lei, portanto, p/ ter um diálogo saudável ,NO MÍNIMO, as pessoas tem q/ se identificar, pois do contrário me sinto desconfortável, muito MAL, em dialogar c/ um interlocutor q/ quer me \”encurralar\” e, não se identifica!
PORTANTO a resposta p/ tua pergunta é simples mas me recuso a responder p/ laranjas querendo me pressionar.
P/ vc se esconder atrás de um apelido é pq CERTAMENTE TENS ALGUM PROBLEMA C/ A JUSTIÇA OU ENTÃO PQ TENS COMPLEXO DE INFERIORIDADE.
PS:Fico comovida por ter pessoas q/ me defendem mas agradeço de coração! Quando eu precisar de ajuda, sei onde procurar,eu digo, pode ter certeza! Por hora eu sei me defender de qualquer cão, seja ele(a)grande ou pequeno (a), gordo(a) ou seco(a)! Não vai pensar pq é Natal, vai \”me espetar\” e ficar rindo.
Roberta vc diz que H.P representa bem o povo do oeste , mas o que dizer do apoio ao NÂO ? estava H.P certo a ir contra o nosso estado do Tapajós ?
Sr. Armando,BOM DIA!
Acordei cedo mas a festeira da minha empregada não veio e eu estava retocando minha casa.
Sim Sr. Armando, o Helenilson EM MOMENTO ALGUM subiu num palanque ou numa tribuna ou fez propaganda pedindo p/ votar no tal do NÃO!
No dia da votação ele revelou o voto dele SIM, q/ foi SIM , 77!!!
Eu acredito do fundo do meu coração q/ o nosso sonho de virar Estado do Tapajós, vai se concretizar e SE VAI DEMORAR OU NÃO,(2015, 2020, 2025 chega rapidinho!),VAI DEPENDER DE NÓS TODOS DAQUI DESTA REGIÃO OESTE DO PA. Vai depender do NOSSO COMPORTAMENTO.C/ desunião com rancor e ódio é praticamente IMPOSSÍVEL OU ENTÃO SE TORNA MUUUITO DIFÍCIL nós IRMOS ADIANTE, p/ frente P/ CONCRETIZAR O SONHO DO NOSSO ESTADO.
Ainda lhe digo mais: temos q/ abrir nossos olhões pq tem uns ferrado na política e tbm na vida E gente masoquista, que, SEM A GENTE PERCEBER INCITAM SEMEIAM A DISCÓRDIA entre nós, nós todos daqui do Oeste paraense!Como?!Resposta=Espalhando q/ a capital vai ser aqui ou em Altamira etc…ou q/ o fulano bandido vai ser o 1º governador… ; ora ora, ISSO NÃO IMPORTA!SEJA QM FOR NOSSO 1º GOVERNADOR OU Q/ A NOSSA CAPITAL SEJA EM JACAREACANGA, isso DEPOIS q/ o Estado do Tapajós sair é q/ VAMOS VER!Sejamos VIVOS p/ reconhecer os \”lobos em pele de ovelha\” e MANDAR eles tomarem banho!!!!!!!
Osmando esta correto em suas colocações. Helenilson realmente é uma criança na politica e quer tirar uma adulto e acabou se estrepando. O Impacto bateu tanto nele que toda Santarém, aderiu e agora ele está acabado na politica. O partido dele esta acabado. Coitado dos candidatos a vereadores para a proxima eleição.
Osmando conhece a capacidade politica do vice helenilson. Entrou de graça na vic, agora virou a costa para o povo. O impacto demonstrou suas trairagem. Boa entrevista do Osmando. Se ele vier a disputar um vaga a vereador pela entrevista vem, vai ganhar batendo no Helenilson, já que santarém e região não querem nada com Helenilson. Parabens Osmando
Esse e experiente em política que quando aqui chegou, veio puxando uma cachorrinha e desde então chegou a usar a pulseira do Roberto Carlos, subiu na vida mesmo sem ter o que mostra?
Outra coisa, me diz quanto processo trabalhista o senhor OSMANDO RESPONDE NA JUSTIÇA, OU SEJA, NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA GERENCIA NADA.
Gostei da entrevista. Osmando está correto, até porque ele um especialista politico e sabe que Helenilson não base politica e ña politica não merece confiança.