Informe RC
ELEIÇÃO IMPORTANTE
A disputa pela prefeitura de Santarém, tanto quanto a de Belém e de outros municípios acima de 100 mil habitantes tidos como pólo, são alvos da cobiça das legendas interessadas em manter o atual governo nas majoritárias de 2014 “Governador, vice, um Senador, deputados federais e estaduais” ou mudar os rumos políticos do Estado. Pelo andar da carruagem, tudo leva a crer das cartas do atual governo a serem dadas as municipais do ano que vem, virão pelas mãos do atual titular Simão Jatene e do senador Jader Barbalho, com a oposição sobrevivendo se conseguir fazer do ex-governador Almir Gabriel, prefeito de Belém, caso contrário, a atual situação corre fácil na disputa governamental (2014) e a oposição vai bater palmas por muitos anos.
SOBRARAM MAIS UMA VEZ
Pela 9ª vez, desde o primeiro ano do governo do ex-presidente Lula, os 9 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social “INSS”, recebendo acima de um salário mínimo mês, não têm seus proventos reajustados no mesmo patamar dado ao salário mínimo, 14,3% a partir de janeiro. Esta história de aumentar a pensão de acordo com a inflação passou a ser cantarola furada de políticos e presidentes todo final de ano a milhões de idosos desamparados pelo governo Federal a quem deram parte de seus ganhos por 30 anos com a promessa de terem um final feliz. A conversa durante o ano de reposição escalonada às perdas salariais de mais de 100 meses parece a conclusão da rodovia Santarém/Cuiabá, há mais de 3 décadas prometida e nunca chega ao final.
SAINDO DO PAPEL
Demorou, mas a promessa parece ter saído do papel. A assinatura nesta semana do contrato entre Prefeitura, Caixa Econômica e a empresa construtora responsável pela construção das quase 5 mil casas residenciais do programa federal Minha Casa Minha Vida, nas áreas de terra da rodovia Fernando Guilhon (3.081) e na Av. Moaçara (1.480), serão iniciadas, e tira a administração municipal da descrença daqueles que não mais acreditavam na materialidade das unidades habitacionais, trazendo desgastes políticos ao atual governo petista e dificuldades maiores ao pré candidato do partido nas eleições municipais de outubro (2012), o que dá para competir em condições de igualdade ou em situação melhor a do concorrente apoiado pelo governo Estadual, até aqui em termos de obras públicas, zerado em Santarém.
POSIÇÃO DO PMDB
Conversando com o titular da coluna, o deputado Antonio Rocha, presidente do diretório municipal do PMDB, não descarta do partido coligar com o PSDB ou mesmo ao PT nas municipais de outubro próximo, mas afirma ser pensamento do senador Jader Barbalho e do federal José Priante, da legenda concorrer com candidatura própria entre as quais menciona seu nome e do vereador José Maria Tapajós e outra dezena de filiados a escolher com objetivo de eleger número significativo de candidatos a vereador. Caso contrário, vai coligar com uma das coligações, mas os acertos vão levar o aval do diretório local e serão feitos diretamente com a regional, comandada por Jáder.
OAB FERIDA
Grupo de advogados patrocinados pelo ex-presidente da seccional da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, apresentaram representação no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil contra o presidente da nacional, Ofhir Cavalcante, procurador de carreira de Estado, licenciado, acusando o paraense de improbidade administrativa, pedindo cassação de sua licença de advogado, seu afastamento da direção da entidade e formação pelo Conselho de uma Comissão de ex-presidentes, para investigar as denúncias. Ofhir nega as acusações de Jarbas, afirmando serem levianas, inconsistentes, não tendo praticado ilegalidade alguma. Na opinião de colegas de Jarbas e de Ofhir, é de qualquer que seja o resultado desta troca de ofensas, estão arranhados para tentarem reeleição.
FAZEM COMO QUEREM
Conversas, entre pessoas esclarecidas, sempre comentam da má gestão dos 7 milhões repassados mensalmente pela SESPA de recursos do SUS à direção do Hospital Regional em Santarém, mesmo depois do deputado Alexandre Von e vereadores de oposição a Prefeita silenciarem com as acusações de corrupção a Pró-Saúde, antes combatida com saída como certa, ganhou do governo Simão Jatene um aditamento para sua permanência a frente do Hospital, foi como se comessem abiu, não disseram mais nada, e nem a vereadora Marcela Tolentino se reportou a famosa caixa preta para esconder os maus feitos com dinheiro da viúva. A rádio cipó continua a divulgar das metidas de mão terem aumentado. Bem que o Conselho Estadual de Saúde e os Ministérios Públicos Federal e Estadual deviam verificar como é dividido o dinheiro do povo.
O VERDADEIRO PAI
O Projeto de Lei n° 1669 que altera o decreto número 2794, de junho de 1913, de autoria do governador do Acre, Tião Viana, quando Senador, restabelecendo o antigo fuso horário ao Acre, Amazonas e parte do Pará (região Oeste), onde o povo foi consultado, menos o nosso, aprovado na Câmara e no Senado, onde ganhou a indesejável emenda do senador Flexa Ribeiro retornando ao anterior, contrariando desejo popular, vetado pelo vice-presidente Michel Temer, por ferir interesse público, na ausência da companheira Dilma, em viagem oficial ao Uruguai, vem ganhando várias paternidades, as últimas dadas ao deputado Lira Maia “DEM” e Zé Geraldo “PT”, mas o verdadeiro, para que se restabeleça a verdade, é do senador Jáder Barbalho. Ruim se enxugar com toalha alheia, ou ser gabola do que não fez.
JATENE ANTENADO
Enganam-se os políticos que pensam do governador Simão Jatene estar despercebido das municipais de 2012 dos municípios do Oeste paraense em função da votação maciça dada ao Sim no plebiscito de 11 de dezembro. Isto para os tucanos faz parte do passado, cada um defendeu o seu lado, apesar do Governador, 4 meses antes, ter afirmado manter neutralidade, o que nos últimos 60 dias não ocorreu. Mas vamos lá: tucano, com mandato, ligado a excelência maior do Estado, afirma de Jatene estar alinhado ao deputado Alexandre Von, candidato de seu partido em Santarém e de outros aliados a sua base política e de não ir perder as eleições pela sucessão da prefeita Maria do Carmo.
MAIOR LIDERANÇA
Com a posse de Jáder Barbalho “PMDB”, quarta passada, no Senado Federal, considerado a maior liderança política no Estado, o PMDB passa a ser o principal parceiro político do Governador, para desgosto de alguns ligados a sua base política, a começar de Belém, onde muitos aliados pretendem concorrer a Prefeitura, principalmente o PPS, a não ser que se acertem previamente para não ocorrerem problemas a reeleição de Jatene, como ocorreu com a da ex-governadora Ana Júlia, que com a chave do cofre perdeu a reeleição.
POSIÇÃO DE MAGISTRADO
Nada contra o vice-governador Helenilson Pontes, muito menos em relação a sua postura política na disputa pela redivisão territorial do Pará, cujo resultado final estava previamente escrito nas estrelas, simplesmente se comportou como o vice anterior. Ser substituto ocasional é desgastante e cansativo, embora nunca tenha sido um político de prestigio em Santarém, nem considerado de porte médio, seu desgaste pessoal começa a preocupar seus amigos, o PSDB e o DEM, se amanhã ocorrer, como vai acontecer, o apoio de seu partido a candidatura do dep. Alexandre Von, apontado por Jatene, e tiver de subir no mesmo palanque. Os tucanos locais tomam sua presença como desgastante, a não ser que se comporte como magistrado: nem de um lado nem de outro.
AGORA SÓ ELEIÇÕES
A partir de segunda, 02, com rápido intervalo para Carnaval, Semana Santa e Sairé, até o 1° domingo de outubro, para políticos, dirigentes partidários, cabos eleitorais, candidatos a Prefeito e vereadores, os dias estão voltados às eleições municipais visando a sucessão da prefeita Maria do Carmo, numa disputa monopolizada pelas coligações de partidos comandadas pelo candidato do PT, da situação, e da oposição representada pelo PSDB e DEM, das quais despontam como pré-candidatos o secretário da SEMINF, Inácio Correa, e o deputado Alexandre Von. O resto fica por conta das legendas coadjuvantes sobre as quais na maioria delas o Governador exerce influência. Se deixarem as decisões partidárias a nível municipal a disputa vai ser páreo duro.
LOROTA VISTA EM SONHO
Vai para o céu quem esperar elogios da ex-Senadora, com votação de Vereador, Marinor Brito, PSOL, ex-PT, ao verdadeiro dono do mandato, senador Jáder Barbalho, o qual ocupou por quase 1 ano, ganhando o mais demorado 15 minutos de fama da história política do Pará. A “Senadora” deixou a Casa lutando para ficar, dizendo ter perdido o mandato que nunca foi seu para o poder econômico, como se a decisão do Supremo Tribunal Federal fosse movida a dinheiro e do povo brasileiro ir sentir muito a sua ausência. Lorota vista em sonho. O difícil não é ficar com o que não é seu, é saber devolver. Mas valeu como diversão as estripulias da alenquerense Marinor.
QUASE 70 MILHÕES
As fraudes no Ministério do Turismo em convênios com ONGs “não governamentais”, mas que sobrevivem com recursos do governo, na gestão do exonerado ministro Pedro Novaes, levando muitos dirigentes da pasta a prisão (38), produziram um rombo nos cofres da viúva próximo a 70 milhões de reais, atestado pela Controladoria Geral da União. A maioria da dinheirama desviada se destinava a qualificação profissional do programa Bem Receber a Copa, relacionada à Copa do Mundo de 2014, onde os técnicos da CGU constataram superdimencionamento de valores e de pessoas freqüentadoras dos cursos, quase parecido com os convênios existentes nos Ministérios do Trabalho e dos Esportes. Mais uma vez, o difícil é a grana retornar, ficando tudo como se nada tivesse ocorrido.
PODE ACONTECER
Com a ascensão de Jáder Barbalho “PMDB” ao Senado da República, com um ano de atraso, muitas coisas vão mudar no campo da política na maioria dos municípios do Oeste paraense, principalmente se o atual Senador se mantiver unido a base política do governador Simão Jatene “PSDB”. Em Itaituba, não deve causar surpresa do PSDB comandado pelo atual federal Dudimar Paxiuba apoiar a reeleição do atual prefeito Valmir Climaco “PMDB” indicando o candidato a vice, com aval do governador. Pode até não ocorrer, mas que vão tentar vão. Em política, coisa difícil é ver boi voar, mas às vezes acontece, dependendo do interesse das partes.
A PRAÇA DA BÍBLIA
O vereador Reginaldo Campos informa à coluna ter sido comunicado pelo secretário de Infra Estrutura, Inácio Correa, do projeto de construção da Praça da Bíblia estar sendo aprovado pela Caixa em janeiro, com construção a ser iniciada em fevereiro, e até mês de junho deve estar concluída para ser inaugurada. Sendo assim o Vereador cumpre seu compromisso com seus irmãos na fé e pode receber, como recompensa, por sinal merecida, uma mãozinha nas eleições de outubro. Tudo vem na hora certa, né Vereador?
OBRIGADO
Aproveito o espaço da coluna, dado pelo O Impacto, para desejar a todos os leitores deste jornal e destas linhas semanais, um Feliz Ano Novo, extensivo a seus familiares, cheio de realizações, com esperança de amanha sermos felizes, ou pelo menos iguais.
Por: Ronaldo Campos