Informe RC
TUDO POR DINHEIRO
A coluna, início de dezembro, antecipou de membros da diretoria do São Raimundo, pertencentes ao grupo do ex-presidente do clube, Rosinaldo do Vale, estarem tramando sua volta, apesar de ter sido afastado há pouco mais de mês, por 90 dias, por decisão do Conselho Deliberativo (14×2), formando uma Junta Governativa para apurarem irregularidades ocasionadas em 15 anos de desmandos sem prestarem contas ao Conselho Fiscal, conivente com o sumiço de milhões do caixa do Pantera, cuja tesouraria funcionava como uma espécie de Instituto de Previdência, onde a retirada do dinheiro não tinham mãos a medir. No último dia do ano anterior a turma do Rosinaldo, comandada pelo delegado da Polícia Civil, Jardel Guimarães, e Júnior Tapajós, baseado em ata, numa reunião feita no dia anterior, com assinatura de 12 membros, retornaram Rosinaldo à presidência do São Raimundo. Só que a posse do afastado foi procedida de maneira exagerada, arrombaram portas e serraram cadeados, invadiram e tomaram, na marra, conta da sede, destruindo documentos, voltando tudo ao que era antes. Queixas dos antes dirigentes foram registradas na Polícia. Pra que, se a invasão foi comandada por um delegado? Ainda bem que na terça a Juíza Betânia Figueiredo concedeu liminar retirando Rosinaldo, retornando a Junta Governativa, presidida pelo associado Antonio Sampaio.
PROMESSAS
A companheira Dilma tem todos os motivos para prometer aos brasileiros um ano melhor em 2012. Em 2011, seu primeiro ano de governo, não deve ter sido bom, não deu o aumento prometido a 9 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social recebendo acima de um salário mínimo, antes recebiam até 20; demitiu 6 ministros acusados de estarem envolvidos em casos de corrupção, deixando outros na fila para terem o mesmo destino na próxima mexida ministerial; terminou o ano com o País batendo recorde de desvios de recursos públicos, superior a 2010, e dos responsáveis pela fuga da dinheirama do povo, segundo relatório da Polícia Federal, estarem vivendo na mais completa impunidade, sem terem a quem prestar contas, em nome da governabilidade e da faxina prometida dar vez a intolerância com a corrupção, tida como cupim no seu governo, servindo de mau exemplo a outros administradores responsáveis pela aplicação de recursos públicos.
ALGEMAS DE OURO 2011
Num País, onde acusados de desviarem dinheiro do povo se sentem isentos de devolverem os alcances, tornados público pela mídia investigativa e Corregedoria Geral da União e nem serem presos, o Movimento 31 de Julho, do Rio de Janeiro, voltado ao combate da corrupção através das redes sociais “internet”, promove o concurso Algemas de Ouro 2011, onde os internautas podem votar uma única vez até dia 15, quando a enquete será encerrada, no nome de políticos tidos como campeões da impunidade no Brasil. A 1ª apuração, na virada do ano, aparece disparado o presidente do Senado, José Sarney, seguido do ex-ministro José Dirceu, e em 3° a deputada federal Jaqueline Roriz e outros ex-ministros exonerados pela companheira Dilma. Dia 19, com festas e entrega de prêmios, serão divulgados os 9 primeiros mais votados. Podem não deixar o vício, mas inibe o agraciado.
SÓ A POLÍCIA NÃO VÊ
Nada contra a boa avaliação do superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, Gilberto Aguiar, do trabalho de seus comandados ano passado. Policiar uma região tomada por traficantes de drogas, assaltantes, criminosos e puxadores “empresários” de veículos e motos roubados e financiados a laranjas espalhados por todos os municípios do Oeste paraense não deve ser missão fácil, principalmente pela falta de recursos materiais e humanos para combaterem crimes e criminosos, fazendo de Santarém, pelas facilidades proporcionadas por rios e estradas, o quartel general da marginalidade que tanta intranqüilidade tem trazido a população, notadamente a moradores de bairros periféricos, tomados de gangues e bocas de fumo, algumas atuando no centro da cidade, só a Polícia não vê.
INFERNO NA TORRE
Coluna de jornal da capital divulga do governador Jatene, em encontro com o presidente da Assembléia, Manoel Pioneiro, ter estimulado o Deputado a apurar as fraudes e deixar punir os responsáveis pelas falcatruas ocorridas no Poder Legislativo, segundo o Ministério Público Estadual, no período de 2003 a 2010, cujo montante até o momento ultrapassa 100 milhões de reais, desde março de 2011 sendo apuradas, e pelo andar da carruagem vai passar anos para chegar aos peixes grandes, isso se ocorrer e não desaparecerem as provas do crime como tem ocorrido. Por enquanto só bagrinhos bem mandados, para não perderem o emprego. Se a recomendação do Jatene fosse seguida à risca pelo Pioneiro o resultado seria pior que o Inferno na Torre.
COM A CHANCE NAS MÃOS
Neste mês de janeiro, durante 15 dias, o santareno vice-governador Helenilson Pontes, vai exercer a função de Governador em substituição ao titular que se ausenta em viagem de férias ao exterior. Como o vice é ajuizado, não formando no time dos aloprados, o titular deve partir sossegado. Mas bem que Helenilson, para diminuir a barra de sua alta rejeição em Santarém, devia dar uma demonstração de grandeza, dando uma ajuda à cidade, materializando no presente um pouco de suas muitas necessidades- no que Jatene não se oporia- como bom político a este gesto de grandeza e amor a terra. Basta chamar a Prefeita ou vir até aqui e perguntar a excelência em que poderia ser útil ao Município, depois corria para o abraço. Esta chance Odair não teve.
CONCLUSÃO DIFÍCIL
Revista de projeção e circulação nacional apontada como responsável pela queda de 6 ministros, exonerados, acusados da prática de corrupção em seus ministérios, aponta o dos Transportes, senador Alfredo Nascimento “PR”, segundo dados fornecidos pela Controladoria Geral da União, como campeão da surrupiação, de onde teria sido desviado próximo a 800 milhões de reais, parte significativa destinada a empresas de engenharia com atuação na BR-163 “Santarém/Cuiabá, a mais antiga em construção no País, de responsabilidade do DNIT quando dirigido pelo mato-grossense Antonio Pagot, também defenestrado da função pela companheira Dilma, ocasionando danos ao projeto devido atraso de pagamento às firmas, desde a saída de Pagot. Sendo assim, é difícil é prever a conclusão da estrada.
VÃO FICAR À VONTADE
Maioria dos observadores e políticos não acreditam de haver pressão, como divulgam, dos partidos aliados a base política do governo estadual, também comprometidos com a administração do PT no Município, venham a ser impedidos de darem apoio ao candidato da legenda nas municipais de outubro, por prevalecerem questões locais, diferente de uma eleição governamental (mais abrangente), onde as coligações são feitas pelas regionais, o que não ocorre com as municipais. O interessante é da maioria das legendas ligadas ao PSDB de Simão Jatene serem aliadas da presidente do PT, sendo assim, os partidos devem ser colocados à vontade de acordo com suas sobrevivências nos municípios, como ocorre em todas as eleições.
POVO SEM SEGURANÇA
Para muitos, Santarém necessita de mais policiamento, para dar um pouco de segurança a uma população acima de 200 mil habitantes. Em Belém, maioria dos bairros ou quase todos possuem distritos policiais com delegados, escrivães e policiais civis. Aqui, com mais de 30 comunidades periféricas não existe nenhum, nem nos mais habitados, como Santarenzinho, Nova República, antiga Aldeia e a grande Prainha. Há mais de duas décadas esta situação tem sido mostrada aos órgãos de segurança do Estado sem serem tomadas medidas efetivas para sanarem o problema, também existente nas cidades vizinhas, como Itaituba e Oriximiná, entregues a traficantes e assaltantes.
CONTINUA ESCONDIDO
Continua sendo dado como foragido da Justiça e Polícia Federal, o deputado Valter Araújo, presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, acusado, a nível nacional, pelo Ministério Público Federal, de comandar um esquema de cobrança de propina de empresários que mantinham contratos com o governo. Preso e solto em fins de novembro, o Deputado na 2ª quinzena de dezembro passado teve novamente sua prisão decretada por uma Ministra da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, não sendo cumprida a decisão da magistrada pelo parlamentar se encontrar em lugar incerto e não sabido. Mas antes do fim do ano seus advogados entraram com pedido de liberdade no Supremo, ganhando o despacho do Ministro-presidente, do caso não ser de urgência e ficar para ser apreciado em fevereiro quando termina o recesso do Judiciário. O Ministro está certo, caso de roubo não deve ter pressa, melhor continuar escondido.
ELEIÇÕES I
Santarém inicia o ano eleitoral sem partidos terem nomes definidos para disputarem as municipais de outubro (Prefeito e vereadores), com exceção do PSDB/DEM, e PT, que apregoam os nomes do deputado Alexandre Von “PSDB”, do secretário de Infra Estrutura do Município, Inácio Correa “PT” e ainda improvável, Márcio Pinto, pelo PSOL, com apoio de legendas tidas como de esquerda, também disputadas para formarem na coligação dos dois primeiros, onde a disputa pela Prefeitura deve ser popularizada. Para muitos, o quadro nesta eleição deve ser quase o mesmo da disputada em 2008, da reeleição da atual prefeita Maria do Carmo, tirando o PPS e PMN, hoje incorporados a oposição no Município, assim como o PV passou a situação. A grande incógnita é a posição do PSD, criado para ser bengala do PSDB, se vai ser independente ou não. Fora isso, qualquer modificação será vista como surpresa.
ELEIÇÕES II
Hoje a grande preocupação política do governador Simão Jatene “PSDB” é não perder as eleições em Belém para poder pleitear uma reeleição (2014) aparentemente certa, isso se tiver o apoio do PMDB, também forte concorrente à Prefeitura, com o nome do federal José Priante, segundo colocado na eleição anterior (2008), não faturando a Prefeitura por não ter contado com apoio do PT, que se omitiu a se unir ao peemedebista, prometido na disputa do primeiro turno. O grande xis da eleição na capital é a candidatura do médico Almir Gabriel “PTB”, fundador do ninho tucano no Estado quando Senador e duas vezes Governador, notório adversário do governador Jatene, apoiado pelo atual prefeito Dulciomar Costa “PTB”, que mantém várias legendas em sua órbita política. Disputam a preferência do Governador os federais Zenaldo Coutinho “PSDB” e Arnaldo Jordy “PPS”, mas o primeiro tem o apoio da passarada, o que não ocorre com o segundo, a não ser que seja aproveitado como vice. Esta disputa vai ser a mais empolgante do Estado. Falam de Almir e Priante irem para segundo turno, o que não deve ser bom para o Governador.
ELEIÇÕES III
Vamos encostar a disputa pela prefeitura de Belém e raciocinar como deve ser a da única vaga do Senado em 2014, ocupada pelo atual senador Mário Couto, eleito em 2006 quando Jatene e Almir eram do mesmo time, o primeiro Governador, o segundo candidato ao governo, dos quais Couto teve apoio integral da dupla, posteriormente desfeita, quando da eleição da ex-governadora Ana Júlia. Em 2010, quando Jatene retornou ao governo e Flexa ao Senado, ambos prometeram empenho à reeleição de Mário Couto, meses favorável a Almir, quando disputava no PSDB com Jatene a indicação de candidato ao governo em 2010, culminando com a saída de Almir do PSDB, fazendo as pazes com Jader Barbalho, trabalhando com Domingos Juvenil e, posteriormente, no 2° turno, pela reeleição de Ana Júlia (derrotada) e da companheira Dilma contra seu ex-companheiro tucano, José Serra, de quem era amigo. Se o Governador obtiver sucesso na disputa pela prefeitura de Belém, a conversa vai ser uma, caso contrário, vai ser outra. Político é como nuvem, muda com o tempo.
Por: Ronaldo Campos