Informe RC
GANHAM CONTORNOS DIFERENTES
Mazelas praticadas no Pará são idênticas as que ocorrem na maioria das cidades brasileiras, mas as daqui ganham contornos diferentes e colocam o Estado na mídia nacional como se vivêssemos numa terra onde o crime é permitido e as leis viram potocas, como há mais de 50 anos se expressou o ex-governador Magalhães Barata. Assim foi com a menor, prostituta e ladra, de 15 anos, presa numa delegacia de Polícia de Abaetetuba, onde quase mês foi abusada sexualmente por 24 detentos e uma Juíza punida pelo Conselho Nacional de Justiça, ganhando compulsória. Idêntico a descoberta feita pelo federal Arnaldo Jordy, quando estadual, presidiu uma CPI na Assembléia, da existência de mais de 100 mil casos de pedofilia em 5 anos ocorrido no Pará, só um pagou o pato, o médico Luís Sefer, perdendo o mandato de Deputado e ganhando da Justiça uma condenação de 21 anos, ainda em grau de recurso. Agora, a manchete exibida em canais de TVs é de uma menor de 14, gravado em vídeo, fazendo, numa boa, sexo oral com 10 homens. Uns dizem ter sido com detentos numa colônia penal do Estado, a Polícia afirma ter ocorrido numa casa abandonada no bairro do Guamá em 2009, outros numa escola. Não interessa onde, nem quais são os atores, confessadamente aconteceu no Pará. Cabe a Polícia apurar, pra que?
BANDIDOS À VONTADE
É de conhecimento de muitos, principalmente de órgãos policiais, ser o nosso Município um paraíso a criminosos, traficantes de drogas, e da existência de milhares de veículos e motos trafegando pela cidade de origem duvidosa, uns puxados de estados vizinhos outros financiados a laranjas. Santarém não tinha como deixar de ostentar esses tributos, já que os empresários do crime, atuando na região, sabem da Polícia não estar preparada para impedir a proliferação da marginalidade. Você acredita da Superintendência Regional da Polícia Civil não dispor de veículos para policiar a cidade, estando no momento somente com um velho carro Paraty? Será se a Segurança Pública funcionando no Pará ainda não chegou ao Oeste do Estado? Desde novembro, 5 veículos estão estacionados na Seccional local aguardando a vinda de uma autoridade para serem entregues. Parece mentira, enquanto isso não acontece ladrões e bandidos agem à vontade.
BOM ESCLARECER
A decisão da Juíza Betânia Figueiredo Pessoa ao conceder liminar neste início de mês à Junta Governativa dirigida pelo associado Antonio Sampaio, formada pelo Conselho Deliberativo para apurar irregularidades no São Raimundo, logo após a invasão da sede do Pantera para empossar na marra o ex-dirigente Rosinaldo do Vale, baseada numa decisão espírita assinada por 12 conselheiros “maioria suplentes” ligados por laços familiares a ex-dirigentes, afastando os invasores acusados de não prestarem contas, por anos, ao Conselho Fiscal e danos a vida da agremiação, não significa do Rosinaldo, futuramente, não retorne à direção se os atuais não comprovarem as acusações, motivo de sua suspensão por 120 dias. Como a convivência entre as partes em litígio é complicada, o Antonio Sampaio, na condição de presidente da Junta, devia pedir ao Ministério Público Estadual para apurar e ficar definitivamente esclarecido se houve desvio ou não, já que o clube, por anos, recebe recursos de órgãos públicos.
SERÁ SE A VIÚVA AGUENTA?
A situação difícil vivida pela Previdência Social INSS, não se prende a gastos com aposentados e pensionistas que passaram “maioria” recolhendo por 30 anos percentual mensal de seus ganhos, e sim ao desvio de sua real finalidade iniciado nos governos militares (1964/1985) até o último ano do ex-presidente Lula, com a criação de um mundo de Bolsas, começando com a da Família à dos Perseguidos pelo regime militar, com muitos faturando acima de 15 mil mensais, sem nunca terem recolhido ao Sistema Previdenciário. Agora, são os Garimpeiros do Brasil (calculam acima de 500 mil) comandados pelos antigos extratores do ouro de Serra Pelada, cujo Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados, regulamentado aposentadoria da categoria, mulheres com 55 anos e homens com 60, nos mesmos moldes exigidos aos trabalhadores rurais. Não querem nada, sem nada terem dado, só 3 mínimos/mês. Será se a viúva agüenta?
PARECIDO A BR 163
Desta situação a classe política de Santarém, sem distinção de partido, leva um pouco de culpa, notadamente os portadores de mandatos, do mais modesto Vereador, passando pelo vice Helenilson Pontes, até chegar ao deputado Lira Maia. Está repercutindo mal junto a camadas da sociedade a divulgação da ampliação da estação de passageiros do Aeroporto Wilson Fonseca, anunciada no segundo semestre do ano passado pela direção local do Infraero e vice-Governador, a iniciar este ano sua construção, deu pra trás, por falta de verbas em função de diversos remanejamentos ocorridos no orçamento da União, feitos no final de 2011, levando ao cancelamento da obra. Há mais de 8 anos esta ampliação é anunciada, houve até lançamento oficial com pedra fundamental, feito pelo antigo vice, Odair Correa, e a coisa como sempre, entra ano e sai ano, fica no ora veja, assim como a conclusão da BR 163.
BARRIS DE PÓLVORA
No início do primeiro ano de mandato, a presidente Dilma, mediante acertos com sua base aliada no Congresso, onde conta com apoio superior a 2/3 de seus membros, conseguiu dos presidentes da Câmara e Senado, da PEC 300, equiparando o soldo dos policiais militares e bombeiros aos do Distrito Federal, não fosse colocado em pauta para votação, por temer a aprovação, e do governo no ano anterior não dispor de recursos (acima de 30 bilhões de reais) para repassar a título de complementação salarial às PMs nos estados. A reivindicação de equiparar o salário dos militares é antiga e a promessa de aprovação da PEC pronta para ser votada, vem desde o início do segundo mandato do ex-presidente Lula. De lá para cá, a situação está ficando incontrolável, com risco de uma greve geral, e os primeiros sinais já foram dados no Piauí, Alagoas, Rio de Janeiro, Maranhão e ultimamente no Ceará, onde o Governador teve de recorrer a Força Nacional, para vencer o caos em Fortaleza. Correm notícias da próxima ser a do Pará, onde os PMs tem o 23° menor salário do País. Governo que paga mal seus policiais não pode oferecer segurança à população, como atualmente ocorre no Brasil.
APOSENTADOS, VERGONHA: 6,08%
Nada adianta sermos a 6ª economia do mundo, superior a da Inglaterra, se parte de nossa população possui um índice de desenvolvimento humano “IDH” ainda vexatório, abaixo da maioria dos países africanos; termos no ano de 2011 superávit de dezenas de bilhões de dólares faturados em exportações, se o governo federal não dispõe do necessário a oferecer a 9 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social, acima de um mínimo, uma aposentadoria condigna a manter sua sobrevivência, como ocorre com a velhice de outras nações, onde fazem, com seus proventos mensais, cruzeiros internacionais pelo mundo em navios de luxo. Poderia ocorrer o mesmo com os do Brasil, se o governo não tivesse de algumas décadas para cá desvirtuado sua finalidade, onde seus ganhos nos últimos 9 anos não chegam a metade da correção dada ao salário mínimo, acima de 14%, e foram reajustados em 6,08%. Breve se equiparam aos portadores do Bolsa Família.
MUDANÇAS
A prefeita Maria do Carmo, semana anterior em entrevista a este jornal, declarou ir fazer mudança na administração com substituições e ocupações de secretarias funcionando com interinos, preparando seu governo a disputa pela sua sucessão, citando de duas serem destinadas a seu aliado preferencial, o PMDB, que ocupa a dos Transportes, e tem a do Governo a sua disposição, para onde deslocaria Sandro Lopes, e o vice-prefeito José Antonio Rocha retornaria a SMT. Acontece do PMDB querer mais, colocando um nó complicado a resolver: solicitou por escrito, assinado pelo deputado Antonio Rocha, a do Meio Ambiente, ocupada por Marcelo Correa, irmão do vereador Mauricio Correa “PSD”, de sua base de apoio na Câmara Municipal e primo do ex-prefeito Rui Correa “PMDB”, que seria preenchida pelo advogado Luís Figueira, o popular Pixica. Sem isso não tem acerto.
BELTERRA
A presidência da Câmara Municipal de Belterra, que em sua última sessão legislativa do ano anterior “28/12” foi palco de tumulto e confusão, sendo necessário presença de força policial, dificilmente vai conseguir reverter, apesar de estar sub-judice da Justiça os últimos atos dos edis, culminando com a perda do mandato do presidente do Legislativo, Ademar Sanches “PT”, por 8 votos, numa Câmara de 9, acusados de improbidade administrativa, comprovado pelos colegas. Na reabertura dos trabalhos da atual legislatura “15/02”, se até lá a Justiça não revalidar os atos contrários ao presidente, por terem se desenrolado num período extraordinário para aprovação do orçamento, a matéria deve retornar ao plenário e será reaprovada, ficando tudo na casa do sem jeito.
PREFEITO PELA 4ª VEZ
Em Alenquer, pesquisas de opinião feitas, inclusive por adversários, dão como certa o retorno do atual prefeito João Damasceno por mais 4 anos à Prefeitura. João Piloto, como é conhecido, pertence ao DEM, mas ligado aos tucanos Nilson Pinto, secretário de Educação e ao deputado José Megale, tem colhido dividendos do governador Jatene no campo da Saúde e Educação, assim como recursos do INCRA destinados a recuperação de ramais, convivendo em paz com os produtores rurais. É dos poucos prefeitos da região Oeste com obras a mostrar a população. Antes do começo do ano iniciou a revitalização do Mercado Municipal, construído a quase século e há anos escorado, ameaçado de desabamento. Breve, bancado pelo governo estadual, vai ter início a construção, em concreto, da ponte sobre o rio Curuá, com 352 metros de extensão, ligando Alenquer a outros municípios da Calha Norte (no lugar da anterior feita em madeira na administração passada, que desabou) e entregar à população acima de 1000 casas construídas do programa federal Minha Casa Minha Vida. Só falta o Porto.
DESCOBRIU O FILÃO
Maioria das casas em Santarém localizadas em áreas periféricas, bem como parte no centro, não tem suas situações fundiárias regularizadas junto à Prefeitura, ou seja, os ocupantes ou “proprietários” não possuem domínio útil sobre os terrenos, correndo risco de no futuro terem seus bens desapropriados a preços irrisórios, o que não ocorre com os documentos em mãos do morador. Neste campo, a Prefeita descobriu um filão e está regularizando essas terras tidas como de ocupação, fruto de invasões. Recentemente, regularizou centenas de moradias nos bairros do Maracanã e Floresta, podendo atingir a todos, beneficiando mais de 15 mil famílias, ou melhor, 90% eleitoras. Em ano eleitoral, por parte do Município, não tem melhor trabalho. Tem outras áreas desapropriadas há mais de 20 anos, só faltando dar o Título.
PODE DAR O VICE
Em Itaituba, filiados ao PSDB ligados ao deputado Dudimar Paxiuba, não descartam acerto do parlamentar com o PMDB visando às municipais de outubro, caso o senador Jader Barbalho continue ligado à base política do Governador, com indicação do vice a concorrer na coligação de partidos, tendo o atual gestor Valmir Climaco como candidato à reeleição. Afirmam do peemedebista estar desenvolvendo um bom trabalho à frente do Município, e da oposição a atual administração ser desunida e não se juntar em torno de um nome com possibilidade de disputar a Prefeitura. O Paxiuba está certo, Valmir pode não ser popular, mas tem trabalho e seu governo não é ligado a escândalos, afirma o informante.
Por: Ronaldo Campos