Operação apreende mídias “piratas” em Óbidos
Operação policial de repressão à “pirataria” de mídias resultou na apreensão de cerca de 4,5 mil produtos com gravações ilegais no município de Óbidos, Oeste do Pará. A ação policial foi realizada em parceria por policiais civis da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas de Santarém e da Delegacia de Óbidos, sob a coordenação do delegado Elinelson Silva. Ao todo, sete pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime. As abordagens foram realizadas na área comercial da cidade, onde lojas e pontos comerciais, como bancas em via pública, foram vistoriados. Em um dos locais abordados, a loja MK Variedades, os policiais civis apreenderam 1007 mídias, entre CDs e DVDs “piratas”. O dono do estabelecimento, Frederico dos Santos Barbosa, paulista, de 31 anos, foi detido.
Em uma banca, em via pública, Eduardo dos Santos Barbosa, goiano, 29 anos, foi encontrado em poder de 874 mídias entre CDs e DVDs em uma banca na cidade. No decorrer da operação, os policiais abordaram Antônio dos Reis Rodrigues Miranda, goiano, 27 anos, com 454 CDs e DVDs em uma banca. Outras pessoas flagradas na venda de mídias “piratas” são Rondinele Marques Pinto, paraense, 31 anos, com 182 mídias em uma mochila; Jeanicley Belarmina da Silva, amazonense, 32 anos, com 374 mídias; Genésio Roberto Pedro dos Santos, cearense, 38 anos, flagrado com 358 mídias, e Noêmia Campos Gomes, paraense, 41 anos, com quem foram encontradas 1.156 mídias.
Conforme o delegado, todos já são reincidentes na prática de venda de mídias “piratas” no Município. Eles foram autuados em flagrante pelo crime e, de acordo com a lei nº 12.403, foi arbitrada fiança aos acusados. Após o pagamento, eles foram postos em liberdade para responder aos respectivos crimes. As ações foram realizadas pela equipe formada pelos investigadores Renildo Lopes Galúcio e escrivão Antônio Matias Júnior. Os policiais tiveram apoio dos investigadores João Antônio Galvão Florenzano, Marcos Magalhães Rebolsas e Artur Vinícius Santos Souza, sob a coordenação do delegado Elinelson Silva, titular da Polícia Civil em Óbidos. “A repressão das chamadas ‘mídias piratas’ é uma das metas da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas e será incessante no município, inclusive com a identificação dos fornecedores”, afirmou o delegado Elinelson Silva.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PC