Fiéis católicos compareceram em massa ao Cristoval
Louvor e adoração marcaram os quatro dias do Cristoval em Santarém. O “Carnaval Com Cristo”, como é intitulado por fiéis católicos de Santarém iniciou no sábado, 18, na Praça do Santissimo Sacramento e, após apresentações de bandas católicas e pregações de líderes religiosos encerrou na noite de terça-feira, 21.
Durante o evento com o tema denominado “Um só Rebanho e um só Pastor”, pessoas de todas as idades cantaram e louvaram ao som de bandas locais e regionais, entre elas, a Banda Santo Homem, de Manaus.
O coordenador do Cristoval, Natalino Silva, lembra que neste ano foi a primeira vez que o evento católico aconteceu na Praça do Santíssimo. Ele explica que no último dia 11, iniciaram as primeiras montagens das arquibancadas, onde a estrutura foi armada em forma da letra L.
“Essa alternativa veio por conta dos limites disponíveis na área da praça”, destacou.
Para o padre Edilberto Sena, definir o Cristoval depende muito do ponto de vista de cada cidadão. Ele garante que o seu ponto de vista se consolida como o Cristoval ficando entre um retiro tradicional por conta de dar uma oportunidade aos cristãos de se darem conta que o Espírito Santo deve estar inquieto com a pasmaceira das pessoas diante dos falsos pastores que se multiplicam na época de anos eleitorais.
“Há esse tempo de cinismo na política, na economia e nas religiões. Na medida em que nós pregadores e participantes de um Cristoval assumirmos internamente as palavras do profeta Isaias assumidas por Jesus Cristo como está em Lucas 4,16 a 21 os efeitos do Cristoval serão duradouros e eficazes para nós e para a sociedade”, filosofa padre Edilberto.
SEGURANÇA – O esquema de segurança para o Cristoval 2012 foi definido no início da semana passada em Santarém, onde coordenadores do evento e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Transporte (SMT) decidiram algumas estratégias para o maior evento católico do Oeste do Pará.
Representantes da SMT informaram que o esquema de trânsito sofreu algumas alterações, onde as ruas de acesso ao local do evento foram interditadas. Já a Polícia Militar destacou que o policiamento foi intensificado e, que homens das guarnições e cavalaria cuidaram da segurança na área total do evento.
Um estatística feita pela coordenação do Cristoval aponta que cerca de 4 a 5 mil pessoas participaram diariamente do evento.
Fonte: RG 15/O Impacto