Coluna do empresário Ed. 874
FALÊNCIA EMPRESARIAL
O governador Jatene ainda não percebeu que apertando a classe empresarial, vai reduzir a arrecadação. Não aumentar o limite do Simples Nacional no Pará prejudica o pequeno e médio empresário, já que o Estado não oferece para incentivar essas classes que geram impostos, muito ou pouco, mas geram, bem como geram empregos. Os empresários não podem ser prejudicado por erros dos governadores que aceitaram a isenção imposta pelo governo Federal.
FALÊNCIA EMPRESARIAL II
Culpa de nossos governantes que aceitam com promessas de que o governo Federal compensará. Enquanto não compensa, Jatene fere os pequenos e médios empresários, que já estão à beira da falência. Jatene deveria rever essa posição. Se estiver sendo aconselhado a não aumentar o limite do Simples, está mal assessorado, pois vai baixar. As medidas imposta pelo Secretário da Fazenda, através de Instrução Normativa, apertando os empresários, é um indício de que vai cair a arrecadação e para não acontecer, o Fisco Estadual vai apelar com fiscalização abusiva. Jatene tem que conhecer a realidade.
PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA
Se a Fazenda Pública dispensa a cobrança de tributo inferior a R$ 10 mil, como fixado no artigo 20 da Lei 10.522/02, não há porque julgar e processar acusado pela prática de descaminho quando o total sonegado for inferior ao apontado no parâmetro legal. Sob este entendimento, já pacificado na jurisprudência dos tribunais superiores, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou a absolvição de um homem que internalizou mercadorias estrangeiras e não recolheu impostos.
NÃO INCIDE INSS
Os valores pagos a título de aviso prévio são de natureza indenizatória, de modo que sobre eles não incide contribuição previdenciária. A decisão é da desembargadora Cecília Mello, da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Em decisão monocrática, a relatora negou recurso da União que pretendia cobrar INSS sobre aviso prévio indenizável. A decisão beneficia 140 empresas associadas à Central Brasileira do Setor de Serviços.
IMPOSTO DE RENDA
A restituição do Imposto de Renda só é penhorável na ocorrência de uma hipótese: com a comprovação da origem não salarial do benefício. Em decisão recente, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso de uma imobiliária que queria tornar objeto de penhora o valor depositado em conta bancária. Essa decisão também se estende à Receita Federal, que retém a restituição do Imposto de Renda quando o contribuinte possui débito no Órgão.
FISCO EMPRESA
O fisco hoje é administrado e gerido como uma empresa e a seguir vou expor os motivos que levam a essa comparação. Foco no faturamento: a cada dia o fisco busca vorazmente aumentar seu faturamento, ou seja, sua arrecadação tributária. Os números mostram que a sua estratégia tem sido bem sucedida, pois aumenta a cada novo período e suas metas têm sido superadas a cada nova publicação de resultados. Foco nos produtos: como qualquer empresa, o fisco possui “produtos”, com estratégias e equipes especializadas para cada um deles. Os produtos do fisco são os tributos e basta que um produto diminua seu faturamento que outro surge. Uma nova estratégia ou novo produto.
FISCO EMPRESA II
Além disso, o fisco possui uma equipe de agentes treinados para detectar irregularidades e aumentar ainda mais a arrecadação. Foco nos Recursos Humanos: pense numa empresa desejada para se trabalhar, com boa remuneração, pacotes de benefícios e estabilidade. Nessa empresa conseguir uma vaga exigirá muito tempo de estudo e dedicação devido à concorrência acirrada.
FISCO EMPRESA III
Uma empresa que tem férias garantidas, todos os feriados são bem disfrutados e, além disso, possui um plano de carreira invejável. Essa empresa é o fisco. Suporte Jurídico. Toda empresa de grande porte precisa de um excelente time de advogados para defender seus interesses. Será que existem dúvidas que o fisco tem uma equipe de advogados de qualidade à sua disposição? Foco no Endividamento: pense numa empresa que cobra altas taxas de juros, e que é credora de milhões de outras empresas e pessoas físicas. As dívidas dos seus devedores muito provavelmente nunca serão quitadas, mesmo assim ela não tem problemas de caixa. Pensou em um banco? Não, essa empresa é o fisco. Tecnologia de ponta.
FISCO EMPRESA IV
A Receita Federal com o T-Rex, um supercomputador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex, e o software Harpia, ave de rapina mais poderosa do País, tem a capacidade de aprender com o comportamento dos contribuintes para detectar irregularidades e permite cruzar dados de milhares de fontes diferentes de modo a ganhar produtividade e eficácia. Empresa chamada Fisco Federal, Estadual e Municipal.
Tenho acompanhando o trabalho do Almeida, ele já me defendeu na Receita Federal e Estadual e conseguir vencer as questões. Graças a Deus temos uma pessoa que nos defende. Almeida, obrigado pelo trabalho que você vem fazendo.
Sr, tenho uma empresa pequena e um dia fui surpreendido por um fiscal da esfera estadual, falando muitas coisas de minhas mercadorias e disse que se poderia resolver o problema rápido… ensinuando q queria dinheiro. Como devo agir diante dessa situação? AS vezes por nao conhecer, a gente teme por não conhecer o procedimento.
Infelizmente é essa nossa realidade, e ainda tem empresários que tem medo desses \”caras\” do Fisco. Hoje se o emrpesário não tiver uma pessoa a frente que REALMENTE lute pelos interesses da empresa, tá em um passo pra falência…
é… o fisco tem td isso, arrecada muuuuuuuuito, tem suuuuuuuuuper poder de verificar irregularidades e tem muuuuuuuuuitos fiscais looooooucos por dinheiro!
A gnt nao sabe se é o Jatene que nao conhece a realidade ou o palhaço do vice que quer colocar pra lascar com o povo! Vai ser bom pra eles mesmo… entao os empresários q se lasquem… Me admiro muito do Jatene ter esse tipo de postura, já que ele é um mala na política.
NÃO VAI ADIANTAR APERTO. OS EMPRESARIOS ESTÃO LISOS SEM DINHEIRO. O GOVERNO TEM QUE INCENTIVAR COM BENEFICIOS ESSA CLASSE QUE AJUDA MUITA GENTE.
Nenhuma empresa pode concorrer com a empresa fisco. O caixa do fisco é forte, enquanto das empresas, sempre está no vermelho. O fisco sempre quer mais.
Conheço o Almeida, me defendeu no caso Sudam e tive sucesso, em Altamira, ele defendeu os empresarios do caso e Sudam e graças a Deus fomos bem sucedido. Obrigado Almeida, por defender os empresarios.
Como empresario temos dificuldade de fazer caixa, enquanto a empresa Fisco, não tem essa preocupação, já que todo mes a receita do governo cresce. É dificil ser empresario no Brasil. É como coloca o Almeida, o governo federal abre para o desenvolvimento, enquanto o governo do Pará, fecha com intuito de arrecadar mais, sem pensar no desenvolvimento da classe empresarial, que ajuda a arrecadação do governo.
Gostei da comparação entre Fisco e Empresa. è uma realidade que ninguem ainda tinha reparado. Só que essa empresa chmado fisco, seu caixa é abastecido enquanto das empresas, sempre tem prejuizo. Quem é empresario, sabe da dificuldade que atravessamos.
Nao adianta apertar o empresario, a situacao esta dificil. O governador tem que incentivar e nao apertar. Vams mesmo para a falencia. Devemos se unir e exigir que as coisas mudem.
Tive minha restituicao retida. Agora sei que nao podia. Vou querer de volta.