Os sabores do Pará caem na boca dos leitores
Da pimenta amarela ao “cheiro-verde”, sabores que remetem a delícias típicas do Estado que tanto se orgulha de sua cozinha. Parte deste universo foi apresentado ontem pelo DIÁRIO, que publicou a segunda edição do suplemento especial da 4ª etapa da série Orgulho de Ser do Pará, que desta vez apresenta o tema “Pará de Todos os Gostos, de Todos os Sabores”. Desta vez, foram os condimentos e temperos especiais da região que invadiram as páginas do fascículo.
Para quem cozinha todos os dias, como a dona de casa Irene Santos, 26 anos, o fascículo, que traz informações sobre os condimentos paraenses, proporciona uma viagem na história do Pará, já que muito daquilo que utiliza todos os dias na preparação dos pratos está intimamente ligado à cultura local. “Cresci aprendendo dezenas de formas de utilizar a mandioca, o alho e o queijo de búfala, por exemplo, e ver tudo isso retratado no jornal é um verdadeiro resgate das nossas raízes. Tem até receita com toque de chef. Tem como não gostar?”, brinca a mulher.
O fascículo ganhou as ruas e foi aprovado pelos leitores, que se empolgaram com o material sobre os vários tipos de farinha de mandioca. “É difícil achar um paraense que não coma farinha pelo menos uma vez por mês”, diz o taxista Edilberto Portel, 43 anos, que pretende acompanhar todas as edições do projeto.
Em oito páginas ilustradas com o que há de melhor nos produtos que fazem a comida paraense ser única, o fascículo passeou pelas regiões que possuem produtos específicos, como o vinho de Tucumã, utilizado na região do Marajó como ingrediente da canhapira – ensopado misto de ave e carne de gado, porco ou búfalo. “O mais interessante da proposta desta edição é a viagem que fazemos pela culinária de diferentes regiões. Conhecer outros produtos que podem deixar mais saborosa minha receita é sempre muito bom”, comentou Irene, cozinheira.
Fonte DOL