Piscicultura é a nova força da economia de Itaituba
Todo grande projeto que em construção tem como base sólida o sonho da crença e da disciplina. É assim que um anseio de conquista se tornou realidade por parte de dois jovens que deixaram sua cidade (Tucuruí) abrindo mão de empregos estáveis com bons salários para em Itaituba implantar investimento de Piscicultura. Anderson Cleiton e a técnica em aqüicultura Elizângela Vera quebraram todos os prognósticos, para muitos impossíveis.
No Km 40, Vicinal do CACAU, eles mantêm um projeto de Piscicultura com seis tanques onde criam em cativeiro Tambaqui e Tambatinga, duas espécies muito apreciadas na região e de bom valor comercial. Utilizando todos os recursos tecnológicos necessários dentro dos padrões modernos, com apenas vinte mil reais, um valor considerado pequeno, eles conseguiram dar uma dimensão positiva ao negócio. Eles já estão com peixes pesando um quilo e meio (na chamada fase de engorda) em apenas oito meses e prontos para serem comercializados.
Elizângela, que é do ramo e Anderson, que vem adquirindo conhecimento e experiência no negócio, criaram uma infraestrutura na Chácara onde vivem e trabalham gerando energia limpa e ecologicamente correta. Eles estão afinados nos negócios e no casamento, já que ele com 34 anos e ela com 29 mantêm a harmonia do trabalho com muita dedicação, esforço e disciplina depois de abrirem mão de empregos na empresa Eletronorte em busca da independência financeira por conta própria.
No projeto de Piscicultura que fica conta com uma roda d’água que gera energia em uma cachoeira que existe na Chácara, abastecendo duas casas e com potência para funcionar uma TV, freezer e abastece as casas com água encanada. A técnica em Aqüicultura garante que o mercado hoje em Itaituba é muito bom e o investimento tem retorno garantido.
No momento ainda há um pequeno entrave, no que concerne a aquisição dos alevinos já que em Itaituba não há produção, somente em Santarém, mas que não abastece as demais regiões, com isso eles precisam comprar os alevinos no município de Terra Alta, que já é um Município pioneiro em projetos de Psiciultua e produção de Alevinos .
Elisângela diz que teve grande apoio do seu pai, que vendeu uma casa e investiu tudo no projeto que já está se pagando, sem que fosse preciso recorrer a financiamento bancário. Quanto a produção, Elizângela garante que já tem produção suficiente de peixes para ajudar a abastecer Itaituba na Semana Santa.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
Anderson e Elizângela, boa noite! Como faço para entrar em contato com vocês?
Minha grande amiga, fico satisfeito e feliz por vc e sua família poder ter alcançado o sucesso na piscicultura… Um grande abraço a tds.. Sucesso e Felicidades…
Parabéns pela iniciativas…