OPERAÇÃO DOCUMENTO FAZ MAIS DE QUINHENTOS ATENDIMENTOS

Servidores estaduais e municipais juntos na operação documento

O município de Placas recebeu no último dia 09 de março uma equipe da “Operação Documento”. Este é um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Justiça em parceria com a Prefeitura Municipal, no sentido de minimizar as questões das pessoas que não têm nenhum tipo de documento pessoal, ou seja, a pessoa existe de fato, mas não de direito e por conta disso fica impossibilitada de usufruir dos programas sociais oferecidos pelo governo, uma vez que não consta registrado em nem um órgão brasileiro.

Baseado em dados oferecido pelo IBGE, a Secretaria vem desenvolvendo este trabalho em todo Estado, através de mutirões.

Segundo o IBGE, o município de Placas está inserido dentro das condições de sub-registro, por isso motivou esta operação.

Segundo informou o coordenador da operação, Roberto Vulcão, esta questão de falta de registro é muito comum aqui na região, por isso os dados fornecidos pelo IBGE despertaram a necessidade de ir até o cidadão necessitado. O objetivo é combater o índice de sub-registro e para isto será instalado no Município um comitê permanente onde deve atender diariamente a população.

Em Placas foram feitos pelo menos 559 atendimentos no dia do mutirão, foram expedidos carteira de trabalho, identidade, CFP e registro de nascimento. A Prefeitura de Placas deu todo suporte necessário para a equipe, contribuindo com espaço físico, logística e recursos humanos e continua na orientação de que em breve o comitê estará instalado no Município para atender toda demanda da população.

Jornal O Impacto

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