Eletrobras descarta federalizar Celpa, mas pode ajudar na recuperação

Estatal pode ser parte da solução para os problemas financeiros da distribuidora paraense

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de federalizar a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) ou de assumir o controle de qualquer empresa do grupo Rede. O executivo, porém, admitiu que a estatal pode ser “parte da solução” para os problemas financeiros da distribuidora paraense.

Carvalho Neto explicou que, como a Eletrobras possui uma participação da ordem de 34% na Celpa, ela pode participar de alguma forma na recuperação da empresa para melhorar o seu próprio resultado. A estatal provisionou R$ 524 milhões nas demonstrações financeiras de 2011, por conta de incertezas nos resultados da Celpa e na Cemat, distribuidora do Mato Grosso, que também pertence ao grupo Rede.

O presidente da Eletrobras aguarda para as próximas semanas um desfecho para o caso da Celpa. “Foi dado um prazo de 60 dias de recuperação judicial para a empresa. O prazo vence no dia 5 do próximo mês. Até essa data, a empresa deverá apresentar um pano de recuperação. Estamos naturalmente aguardando”, disse o executivo. “De forma nenhuma está prevista qualquer federalização dessas empresas”.

O executivo adiantou que a Eletrobras deverá assumir o controle da CEA, do Amapá, até o fim deste ano. O modelo de negócio será parecido com o implementado no caso da Celg. O assunto está sendo negociado pelos governo federal e do Estado do Amapá.

Fonte: Valor Econômico


Um comentário em “Eletrobras descarta federalizar Celpa, mas pode ajudar na recuperação

  • 20 de abril de 2012 em 15:32
    Permalink

    A situação da Celpa é não pagar os emprestimos do dinheiro publico, conseguir um aumento da tarifa o que será um absurdo pelo serviços deficientes. O que será que o governador tem a falar será que vai injetar alguns milhões nessa recuperação, pois ele foi um dos responsáveis pela privatização.Onde anda o Superintendente Edson Naif que falava na mídia que teria grandes investimentos, desfilando com caminhões das empreteiras para fazer um grande marketing , será que tem vergonha na cara, depois de quebrar quase todas as empreiteras. Acostumado a humilhar seus colaboradores, chama los de incompetentes.Arrogancia e incompetencia que você tem leva ao fracaso da missão, que vergonha !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *