Novela da Globo ridiculariza povo do Pará

Cena da novela Amor, eterno amor

A autora da novela das seis está desrespeitando o povo Paraense, mostrando nossa gente como verdadeiros bichos, como se estivéssemos alheios ao que acontece no mundo, um povo sem cultura, que não sabe como se comportar em lugar nenhum.

Estamos indignados com as cenas que a novela vem mostrando nas últimas semanas: imaginem um jornalista (Estrela do Pará) ficando impressionado ao ver um computador e ainda nos chama de Aruá, sem saber o que significa. O cara chega no aeroporto de Belém e pega uma Kombi velha, como se não existisse taxis de padrão internacional em nosso aeroporto. O motorista de taxi, na capital carioca, perguntando aos personagens se aqui era o final do mundo e a atriz se impressionando com a praia de Copacabana, como se não fosse normal.

Observem como foi tratada a cena: com deboches, como se entrar na água com roupa, ou se admirar uma praia bonita fosse coisa de outro mundo. Aqui temos um litoral atlântico com milhares de quilômetros de praias de mar, e a vila dos milagres (fictícia) fica na contra costa do Marajó. Diferente do que os sulistas pensam, não temos jacarés nas ruas e nem andamos nus.

Queremos informar que nosso Estado é rico, possui praias lindas de água doce e salgada com destaque para Alter do Chão – “O caribe brasileiro”, Praia do Tucunaré, natureza exuberante, Salinas, Marudá, Crispim, Algodoal, Mosqueiro e de povo acolhedor, uma culinária riquíssima. Temos ainda uma grande instituição de pesquisa em saúde pública, com referência nacional e regional para alguns agravos à saúde, o 5º maior laboratório de nível de segurança e 3º da América latina, com grandes profissionais com títulos e filhos da terra. O 3º maior centro de consumo do Norte e Nordeste com mega shoppings, uma jazida mineral maior do mundo, além do círio de Nazaré (o maior do planeta), e o gigante da América latina o mercado do Ver-o-Peso, o maior potencial hidrelétrico do Brasil etc….

CARA “AUTORA”, ELIZABETH JHIN, APESAR DE SEUS PAIS SEREM PARAENSES, ESTUDE E PESQUISE ANTES DE SE PROPOR A FAZER QUALQUER TRABALHO OU COISA PARECIDA, PRINCIPALMENTE, QUANDO FALAR DA QUESTÃO CULTURAL DO POVO PARAENSE. TEMOS MUITO ORGULHO DE NOSSA TERRA E DE NOSSA GENTE, ADORAMOS OS ÍNDIOS, E QUEREMOS SER RESPEITADOS.

Fonte: RG 15/O Impacto e Povo Paraense 

45 comentários em “Novela da Globo ridiculariza povo do Pará

  • 12 de novembro de 2020 em 17:17
    Permalink

    É ruim sim, e esperamos realmente ser isolados dessa republica das bananas que somente piorou o estado do nosso pais Grão-Pará. Leia para entender sobre historia.
    Ser-Pará

    Resposta
    • 21 de junho de 2021 em 22:37
      Permalink

      Deveria estar é agradecendo ao governo de outros estados por permitir a disseminação da raça imunda de vocês por eles, porque se dependesse de aceitação da minha parte, vocês paraenses estariam perdidos.

      Resposta
      • 21 de junho de 2021 em 22:39
        Permalink

        Deveria estar é agradecendo ao governo de outros estados por permitir a disseminação de vocês por eles, porque se dependesse de aceitação da minha parte, vocês paraenses estariam perdidos.

  • 13 de outubro de 2020 em 17:02
    Permalink

    Eu já conheci pessoas de todos os estados e lugares do Brasil e digo com toda certeza: A pior raça que existe pra convivência nesse país são os paraenses.
    Quando vc pede uma informação na rua aqui, as pessoas nem fazem questão de olhar na sua cara, furam filas nos supermercados no maior atrevimento, não dão bom dia ou dizem obrigado depois que vc faz um favor, são apáticos e são extremamente grosseiros e agressivos.
    Um exemplo disto é no fim de semana quando vc sai pra passear, sempre tem alguns idiotas que passam de carro mexendo e provocando vc, aliás, os homens desse lugar são um bando de porcos imundos, burros e sem o menor conhecimento de ortografia e assuntos do mundo a fora e as mulheres são extremamente antipáticas e secas.
    Isso tudo sem contar a falta de higiene que é fruto da preguiça dos paraenses, uma das coisas que eu aprendi depois de morar nessa cidade é não confiar nas pessoas desse lugar, são extremamente caloteiras e nenhum pouco confiáveis ao se tratar de fazer negócios.
    O baixo astral no dia-a-dia nessa cidade é algo incrivelmente frustrante, bom mesmo seria se essa gente fosse isolada do resto do Brasil.
    Povo esquisito.

    Resposta
  • 13 de junho de 2020 em 23:14
    Permalink

    Sou paraense nascido no interior e moro em Belém fazem 5 anos. Essa cidade é simplesmente péssima, só estou aqui porque minha empresa me transferiu pra capital e agora não posso largar esse emprego. Muita sujeira, gente mal educada, preços absurdos…Nossa! Em TODO LUGAR que você vai, provavelmente vai encontrar gente mal humorada e mal educada. No interior as coisas são muito melhores, mas em Belém a vida é dificil demais porque o belenense não tem a mínima de noção de como viver em sociedade.

    Resposta
  • 2 de junho de 2020 em 02:25
    Permalink

    Belém é uma cidade suja, fedida e mal planejada. O povo tem um linguajar estranho e um sotaque quase indígena. O ver – o – Peso é um lugar sujo, perigoso e fedido. Um nojo! Barracas de comidas sebosas, gente mal educada cuspindo e mijando no chão e na calçada. Estive em Belém e não volto mais lá. Parte da população é de pessoas baixinhas, pele morena, parda, ou mestiços e diga-se de passagem são bastantes feios. As festas de aparelhagens é um lugar ensurdecedor e sujo do mundo, uma porcaria.’Um lugar ideal pra ser roubado pelas gangues que proliferam o local.

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2020 em 08:24
    Permalink

    O povo paraense é a vergonha do Estado. O Pará é mal povoado por isso está fadado ao fracasso.

    Resposta
    • 19 de agosto de 2020 em 08:18
      Permalink

      Cidade feia , suja e fedorenta pessoas feias e mal educadas ficam reparando a gente na rua. conta de luz altíssima alimentação também e eles juram que tem a melhor comida do mundo ueeeecalor nsuportável e para quem não aguenta ouvir críticas to nem ai pra vcs .

      Resposta
  • 30 de julho de 2012 em 14:47
    Permalink

    esses Paraenses, são uma graça mesmo. eles vivem querendo ibope ! mas quando ja ?! veem se voces crescem crianças pra vida, e veem que voçes de belém, só prestam para ser sinonimo de pobresa,miséria,sujeira, e vergonha para o Norte. valeu, desculpem a cinceridade, mas muitas vezes teem que cer dita !

    Resposta
    • 21 de abril de 2017 em 10:09
      Permalink

      eu sou um paraense bem sucedido mais que muitas pessoas de outras regiões seu hipócrita, eu não deveria dar atenção para idiotas como você mas me enfurece qualquer tipo de preconceito, então me desculpe pelo termo vulgar mais vai se foder racista do caralho! ´´desculpem a sinceridade, mas muitas vezes teem que cer dita !´´ ha e você escreveu errado seu retardado 😉

      Resposta
  • 6 de julho de 2012 em 13:07
    Permalink

    dizem que a record vive copiando a globo , mas quando foi que a globo veio gravar pelo menos se quer 1 novela no pará ? (nenhuma). a 1° a gravar foi a record ( vidas em jogo) . que pelo menos não ficou \”avacalhando\” o povo do pará.

    Resposta
  • 6 de julho de 2012 em 13:04
    Permalink

    eu nao acredito que paraenses vem essa novela .

    Resposta
  • 1 de julho de 2012 em 19:28
    Permalink

    Erineu Costa, vc veio fazer o que mesmo no Pará?
    Vc esta se contradizendo quando diz: \”A única lembrança boa que tenho deste lugar são alguns amigos de comportamentos NORMAIS que conheci neste local\”. Mas se aqui só existe gente mal educada. Não entendi.

    Resposta
    • 6 de julho de 2012 em 13:01
      Permalink

      epa nem todos são assim . tu não pode dizer que todos são assim porque não são.mas sim tem pessoas mal-educadas (porém em todo o mundo tem).

      Resposta
  • 1 de julho de 2012 em 15:30
    Permalink

    Pessoal: morei por 6 anos na cidade de Belém e, infelizmente a novela retrata verdades do comportamento do povo Paraense.
    As belezas do Pará são as praias? todas muito sujas, você ver até fezes na areia ou flutuando nas encostas.
    O ver-o-peso é uma das maiores sujeiras dos locais turísticos da cidade, o povo faz xixi até ao lado das barracas de alimentos. Resultado: o mal cheiro é insuportável.
    O mercado de ferro: pelo amor de Deus! passei 6 anos e não vi mudança alguma na forma primitiva de se vender alimentos que ficam cobertos de moscas e encima de galpões sujos.
    Em momento algum vi patrimonios historicos preservados na cidade de Belém. O paraense só preserva costumes antigos e uma falta de higiêne tremenda.
    A cidade inteira fede a esgoto a céu aberto.
    Jogam lixos das janelas dos ônibus e carros.
    Não existe em momento algum cavalherismo por parte dos homens com as mulheres, o povo não fala gestos de obrigado, dê licença e por favor. O povo fura filas e é mais gosseiro que os nordestinos antigos.
    A única lembrança boa que tenho deste lugar são alguns amigos de comportamentos normais que conheci neste local.
    Pedi tranferencia de cidade porque não aguentei mais o mal cheiro, a grosseria, puxa saquismo e ainda o paraense se curva para seus superiores de trabalho com medo de perderem o emprego ao invés de mostrarem seu lado profissional.
    ´Você vai nos lindos shopping e, de que adianta ser lindo se, o paraense não tem a cultura de atender bem as pessoas.
    Falando em cultura, se houve tanto essa palavra por lá, mais não há a cultura da boa disciplina no local.
    Estive em outras cidades como Manaus, Acre e Rondônia e, acreditem, eles acompanham a modernidade e são diferentes do Paraense.
    Voltei para minha Goiânia, respirando aliviado.
    Desculpem-me mas, Pará nunca mais!!!

    Resposta
    • 30 de outubro de 2012 em 09:10
      Permalink

      Sou Paraense, porque nasci aqui, mas, sou Goiana de coração.
      Fui criada em Goiânia e concordo com algumas das colocações aqui apresentadas.
      Pois o Paraense tem uma alto estima, que não aceita criticas, acreditam que estão certo em tudo.
      Sabem como ninguém exigir seus direitos, mas esquecem seus deveres de Cidadão.
      A palavra Juistiça e pronunciada com tanto enfase, que dá medo.
      Respeito todos querem, basta conquistar, e definitivamente o paraense não conseguiu.

      Resposta
    • 4 de fevereiro de 2020 em 08:17
      Permalink

      Concordo com vc, sem falar que é um povo esteticamente feio, preguiçoso, relaxado e não é nada confiável.

      Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 22:01
    Permalink

    VAMOS TODOS FAZER PROTESTO PARA QUE ESSA NOVELA SAIA DO AR, POR CALÚNIA E INJÚRIA, ALÉM DA DIFAMAÇÃO

    Resposta
  • 31 de maio de 2012 em 15:18
    Permalink

    temos que protestar mesmo.
    em relação a criação do estado do tapajos, o que nós queriamos e queremos é so mais saúde, educação , segurança etc…
    tenho um amigo que era contra a criação do estado, como tem um cargo federal teve que ir passar uma semana em jacareacanga, teve um problema de saúde quase morre, no dia tava chovendo muito e o avião ná podia levantar voo , nesse dia não tinha medico especifico. ta vivo, e logico mudou de ideia, espero que vcs que são contra nunca tenha que passar por uma dessa, mesmo assim cuidado e boa sorte.

    Resposta
  • 28 de maio de 2012 em 20:59
    Permalink

    E ainda tem uns abestados que pensam que deixaram de ser paraenses depois de um plebiscito que nem venceram. Vocês são paraenses seus imbecis! Nasceram assim e provavelmente morrerão assim. São tão insultados quanto os da capital. Aliás, o interior também é ridicularizado na novela.
    Em vez de ficarmos só no protesto e boicote locais, devemos levar nossa indignação para os demais estados do país.
    A rede globo sempre zombou do norte, nordeste e centro-oeste, e sempre enalteceu as regiões sul e sudeste.
    Quem não lembra das novelas e filmes rodados no sertão nordestino, onde só se falava de ignorância, miséria e fome.
    A falta de respeito sempre existiu com essa gente, e nós ainda ríamos disso.
    As demais emissoras tem mais é que meter o pau na globo, divulgando estas indignações a todo o país. Mostrem que nós paraenses, da capital e do interior, não aprovamos, nem assistimos esse lixo, sem graça e sem arte, que é a novela das sete.
    A única coisa boa desta novela é a atriz protagonista(linda!!!). O resto… pode jogar fora, a começar pela autora.

    Resposta
  • 20 de maio de 2012 em 10:25
    Permalink

    Concordo plenamente com o Mário,21,48h, você falou tudo. Agora quanto aos pseudos tapajônicos, porque vocês não colocam uma corda no pescoço e se enforcam? O Pará não é bolo para ser dividido seus FDPs, quem estiver incomodado que se retire. Pois garanto que a grande maioria que quer separar o Pará não é paraense, então porque vocês não vão separar a terra de onde vieram, éo tal negócio, vieram com uma mão na frente e outra atrás, foram bem recebidos pelos nativos, desmataram, grilaram terras e com isso muitos ficaram ricos agora descobriram que não se identificam com os costumes da terra, ou seja cospem no prato de porcelana que comeram. Um conselho, vão pro inferno se queixar pro satanás, e deixem as terras dos outros em paz.

    Resposta
  • 19 de maio de 2012 em 18:52
    Permalink

    eu me admiro da globo ser uma tv tao asistida pelo povo aceita uma palhaçada dessa eu sou paraense e tenho muito orgulho hoje em dia eu moro em macae mais nao por opçao eu sou de belém mesmo agente não samos bichos conhecemos muito bem o computado e nao agimos como bichos e quem nao perde samos nos e a globo com essas cenas ridiculas a ilha do marajo e acoisa mais linda q tem… essa autora q nao soube mostra uma parte boa…

    Resposta
  • 17 de maio de 2012 em 08:32
    Permalink

    Porque aquelas atrises, cantoras, jogadores e outros paraense que trabalham na Globo, nao levantam a bandeira de indgnação. Qdo foi para levantarem a bandeira contra o Plebiscito eles souberam levantar a bandeira contra a divisao do Estado.
    não sou paraense e sim Tapajônco.

    Resposta
  • 17 de maio de 2012 em 08:29
    Permalink

    Porque aquelas atrises, cantoras, jogadores e outros paraense que trabalham na Globo, nao levantam a bandeira de indgnação. Qdo foi para levantarem a bandeira contra o Plebiscito eles souberam manifestarem.
    não sou paraense e sim Tapajônco.

    Resposta
  • 17 de maio de 2012 em 03:50
    Permalink

    É uma vergonha p/ o povo da AMAZONIA que uma ignorante autora de novela,não consegui difenciar mar de rio,é tanta besteira que não se tem adgetivos para tachar essa grande conhecedora dos costumes e cultura do povo do Pará Tapajós e Amazonas.Me junto a todo povo Paraense para um boicote a essa novela ridicula,nojenta.Globo a gente so ve si quizer.

    Resposta
  • 17 de maio de 2012 em 01:42
    Permalink

    É triste muito triste, e por essas e outras que o povo lá do sul pensa que aqui so tem bicho do mato. fala serio!!!!
    Mas verdade seja dita tem muita gente que fica babando esse povo que vem do sul e é nisso que da!!
    Ei vcs ai do Tapajos (José da silva e Alexandre Chaves)nao sabia que vcs tinham conseguido sozinho separar o estado,deixem de besteira a novela esta ridicularizando toda uma região.

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 12:55
    Permalink

    Tem gente ai em baixo falando muita merda! Uma pessoa que não tem dignidade para sequer defender sua cultura e seu povo é incapaz de brigar ( no bom sentido) por si próprio, e ainda faz ctíticas destrutivas, não deve ter auto estima ou não é daqui da região para falar tanta besteira.

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 11:46
    Permalink

    Cabe ao Zenaldo, suposto defensor intransigente dos valores do Pará, inclusive a não divisão territorial, utilizar sua \”influência parlamentar\” (se é que tem alguma, no baixo clero que faz parte)para espancar o abuso da autora dessa grotesca novela.

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 11:04
    Permalink

    Quando vieram grava parecia coisa de outro mundo mesmo, agora não adianta reclamar…… ate o povo de Belem, qdo chegam são tratados de outra maneira……….EU ACHO BEM FEITO……..

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 11:03
    Permalink

    Eu acho que é bom, pro povo paraense deixar de se besta com vê povo de fora, parece que nunca viu gente, e as pessoas daki são tratadas como caloteiros. EU É BOM!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 10:43
    Permalink

    Não gente, o que é pior um jornalista que mora em Belém, não saber que um carro se fecha com controle e ficar admirado quando vê um? Fiquei indignada quando assisti a cena. Alô jornalistas do Pará, vamos acordar ou é isso mesmo? Deixei de assisitr…

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 07:47
    Permalink

    O grande cancer do nosso pais chama-se Rede globo ! eles manipulam opiniões, suas novelas só ensinam o que nao presta, todas as matérias sobre o Pará e Amazonas só se referem a índios, ao atraso, tá certo que tem que mostrar a cultura, mas esses autores \”viajam demais na maionese \”.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 21:55
    Permalink

    Novela pra mim é coisa pra velho(a), entende! pra qm ñ tem oq fazer!!! ñ servem pra nada, nunk serviram e nunk vão servir, aliás, servem pra mostrar como se mata,como se rouba,querem q os nossos filhos axem q homossexualismo é a coisa mais certa do mundo e bastante normal. Enfim, essa emissora é uma MERDA, q se acaba nessa MERDA de novela, conteúdo q é bom, nada!! AHHH, ñ sei se vcs perceberam, mais a maioria dos temas dessas porcarias q se xamam novelas, qdo ñ mostram a ELITE CARIOCA mostram a ELITE PAULISTANA, resumindo, eles querem q vcs fiquem cada vez + bajulando eles, resumindo novamente, eles qrem q nós vamos pra PTA Q PARIU, qr dizer, eu to fora, eu ñ assisto esse LIXO.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 21:48
    Permalink

    Bom meu povo na boa! desculpem o que eu vou falar, mas o povo daki do norte ñ é índio ñ, É BESTA mesmo!Agora ficam reclamando pq a autora ta fazendo isso e aquilo, mas qdo esse povo dessa novela tava na região, os éguas com certeza só faltaram limpar o C. deles, de tão idiotas q são,agora ficam reclamando q eles ficam sacaneando na novela..hahaha…assim é foda! O povo do norte é tão besta,q fik se matando torcendo pros times do rio e são paulo, poha! vão dar valor pro esporte daki seus abestados,fico puto com isso! senão qr assistir essa merda dessa novela desliga ou vá ler um livro pra vc adquirir mais sabedoria vá!

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 18:59
    Permalink

    e comum vc vê atriz global contra projetos de desenvolvimento do pará ficam bravas como se morassem aqui na verdade querem que fiquemos subdesenvolvidos para tirarem sarro na nossa cara , como e o caso da novela.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 18:41
    Permalink

    Esta novelinha não ridiculariza somente o povo do Pará, tapajós e etc…, e sim todos nós da amazônia, mostrando para o Brasil e o mundo uma imagem preconceituosa e sem respeito contra do povo da amazônia. Boicotem esta novela fajuta!!! Faça como eu , troquem de canal.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 17:38
    Permalink

    Será mesmo q/ existe Hitler versão de saia, light e camuflado?

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 17:35
    Permalink

    vc ja deve ter ouvido falar na estória do apelido: se vc der confiança (ficar zangado p da vida brabinho…) o apelido pega!Mas se vc não der confiança, nem ligar logo vc escapa do apelido sinistro!
    Outra coisa: se estão fazendo xacota de nós do nosso povo, deixa fazerem …se estrapolarem vamos a forra (ao judiciário) , mas enquanto está brando vamos nos fingir de morto.Hoje em dia qual é a luta das grandes emissoras? Audiência! Pode estar no auge a audiência deles mas nós vamos p/ a concorrente ou então desliga a tv. Vc volta num restaurante ou local onde foi mal recebido ou destratado? CLARO Q/ NÃO!!
    Preconceito zombaria ridicularização existe desde q/ o mundo é mundo!!
    Não somos os 1º e nem os ultimos dessa droga mas CONVENHAMOS: NÃO É ISSO Q/ VAI NOS ABATER OU NOS ESMURECER OU NOS DEIXAR AMARGURADOS!!
    Eu sou daqui, amo meu povo , minha terra, e cada vez q/ conheço mais o ser humano, gosto mais ainda dos meus cachorros pois todas as vezes q/ chego em casa eles ficam parece pipoca saltitantes de felicidade, se alegram c/ minha presença, são fieis e leais, eles falam c/ os olhos!!

    Caro leitor, o mundo dá várias voltas…

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 15:57
    Permalink

    Povo da minha terra, deixe de mesquinharia e proteste, pois é nossa cultura que está em jogo como um povo nortista.Desliguem seus aparelhos de tv na hora dessa novela ridícula.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 15:25
    Permalink

    Ficaram zangados paraenses, eu não fiquei! sou tapajônico.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 12:47
    Permalink

    A autora quando escreve a novela ,ela está se referindo somente ao pessoal do \”parazinho\” , e não a nós aqui do Tapajós . Deixa os \”inteligentes\” de Belem reclamarem.

    Resposta
    • 6 de agosto de 2013 em 20:24
      Permalink

      nuss, caraleo que comentário preconceituoso e escroto foi este???
      Meo eu moro em sampa, mas nasci(graças a Deus em Guadalupe-PI), meus pais mudaram pra SP quando eu tinha só 2 anos, então fui criado aqui, mas sou nordestino com muito orgulho.
      A rede globo não poupa ninguém da região nordestina quando se é pra ridicularizar! a maioria dos paulistas têm preconceito odioso do nosso povo tbm(não adianta dizer o contrario pq é verdade). Aí passo por aqui e vejo um comentário RIDÍCULO desses? me dói saber que este preconceito inutil acontece entre o próprio povo, deixa de ser vermme caralho! o mundo gira e um dia vcs desses lados vão precisar do outro lado, assim como o RS precisou da água do nosso nordeste, apesar da mídia dizer q em nossa região só existe seca, fome, miséria, falta de educação e a poha toda!
      E aceite vc é do grande Pará e não tem pra onde correr, orgulhe-se ou deserde de vez.

      Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 12:29
    Permalink

    Se os paraenses fossem realmente inteligentes já teriam banido do cenário político Jader Barbalho e todos os seus imitadores. E já teriam reivindicado os lucros das mineradoras e também pensariam que não é somente a região de Belém que merece desenvolvimento.

    Resposta
  • 15 de maio de 2012 em 11:38
    Permalink

    O mais interessante é que além da autora ser paraense, uma outra atriz, que interpreta a irmã desse jornalista apagado, se diz nascida em Belém.
    Eu me pergunto, em Salinas, o que vemos é uma piscina gigante? Penso eu que seja o mar. Já nas redações há pelo menos uns 20 anos, e olha que o Pará tem uma história bem antiga no jornalismos, temos computadores.
    Diante de tudo isso, imagino que a autora não conseguiu emplacar uma boa história e partiu para a piada. Já sabemos que sem IBOPE, na emissora em questão, seja o que for, sai do ar na rapidinho. Com inho do Pará.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *