Marinha registra baixa nas águas do rio Tapajós
A baixa no nível das águas do rio Tapajós registrado na manhã de segunda-feira, gerou expectativas em vários órgãos de Santarém. Durante uma medição feita pela Capitania dos Portos, na régua da Agência Nacional de Águas, no porto da Companhia Docas do Pará, homens da Marinha observaram que o nível do rio Tapajós baixou 09 centímetros em relação a semana passada.
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, capitão Andrade, na semana passada o rio Tapajós chegou a medir 8,04 centímetros, enquanto que ontem foram registrados 7,95 centímetros.
O comandante destaca que em comparação a 2009, quando foi registrado a maior enchente na região Oeste do Pará, onde o rio Tapajós chegou a registrar 8,22 centímetros no mesmo período, em 2012 o nível das águas está 25 centímetros menor do que naquele ano.
Segundo o capitão Andrade, a previsão da Marinha relacionada a baixa nas águas do rio Tapajós só pode ser confirmada depois do dia 15 de junho, tomando como base o histórico da Capitania dos Portos, comparado com anos anteriores. A Marinha observa que até o dia 15 de junho ainda existe um momento de variação na enchente da região e muita coisa pode acontecer.
A Marinha mede diariamente a régua da Agência Nacional de Águas, no porto da Companhia Docas do Pará, com o objetivo de fazer previsões sobre a cheia do rio Tapajós. O capitão Andrade explica que a baixa no nível das não pode ser entendida como definitiva neste ano.
O Comandante diz, ainda, que a Marinha trabalha em conjunto com outros órgãos e, que sempre que houver uma solicitação por parte da Prefeitura de Santarém e do Corpo de Bombeiros, os militares estarão prontos para ajudar no atendimento as pessoas atingidas pela cheia.
Fonte: RG 15/O Impacto
O inverno ainda não acabou.Tomara q/ seja um sinal…
Isso é um bom sinal?!
Eu acho que sim!!