Empresa de ônibus acusada de jogar óleo diesel em igarapé
O vereador Rogélio Cebuliski (PSB), conhecido por “Gaúcho”, que recentemente denunciou a depredação ambiental da serra do Saubal, voltou à tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na terça-feira, para denunciar que estão jogando óleo diesel dentro do Igarapé que corta o bairro da Matinha. Membros da Pastoral Social da Comunidade de Guadalupe afirmam que estiveram no local e constataram a agressão ao meio ambiente, com a derrubada de árvores e construção de cercas.
Várias pessoas, algumas que fazem parte de grupos que atuam na Igreja Católica, denunciam que os responsáveis pelos crimes ambientais e a grilagem de terras na Serra do Saubal são empresários que querem delimitar uma área para posteriormente negociar com a Prefeitura um possível registro de propriedade. Uma sacanagem pura que deve ter fim, caso contrário, a Serra do Saubal pode desaparecer aos poucos.
O vereador Rogélio Cebuliski garante que solicitou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) medidas para coibir esse tipo de prática naquela área. Ele também solicitou da prefeita Maria do Carmo, a instalação do Conselho Gestor, para que possa acompanhar e fazer denúncias ao Ministério Público, para que ações depredadoras sejam imediatamente coibidas.
Esta nova denúncia feita pelo Vereador santareno, vai de encontro a leis de preservação ambiental, por ser público e notório que o município possui leis que penalizam quem degrada ou pratica crimes hediondos contra a natureza. Seguindo em suas acusações, o vereador “Gaúcho” afirma que o óleo é lançado no Igarapé por uma empresa de ônibus, e que a contaminação pode atingir também o Igarapé do Irurá. O parlamentar municipal, através de requerimento pede a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tome as providências cabíveis no sentido de coibir essa ação nociva que agride diretamente o meio ambiente. “Não é possível que continuem acontecendo ações criminosas desse tipo, contras o Meio Ambiente”, disse o Vereador santareno.
Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz
Sou de Palmeira Das Missões Rio Grande Do Sul.Existem pessoas que se acham \”acima da lei\”.Essas empresas devem ser punidas!!!Parabéns ao vereador Rogélio.
Se esse tipo de conduta das empresas irresponsáveis, ou melhor, criminosas virar moda será o fim!
Gostei da volta da Alberta. Ela esceve bem e não tem medo de dizer a verdade. Continue escrevendo.
Abraço p/ vc, Rodolfo!
PS:se o MP não sabia,agora ja sabe que estão querendo acabar c/ nossa cidade. Se soltar a corda…
Essa é uma acusação gravíssima!! O MP tem que agir imediatamente pois os danos já foram causados e se nada for feito a contaminação/destruição continuará avançando logo ,adeus ao meio ambiente saudável e à saúde do povo!!