PALANQUES ARMADOS

No último final de semana me desloquei para ver de perto os primeiros palanques armados para a eleição de outubro 2012.

Primeiro já no sábado, o movimento na COHAB para o rumo do Urumari, era um Caos A feira livre que se realiza ali nos dias de sábado, como sempre tem se apresentado ao longos da sua existência,desorganizada, suja, abandonada. Os consumidores fazendo seus movimentos aeróbicos, pulando sobre as poças de lama, até  chegar aos tabuleiros dos hortifrutigranjeiros.

 A partir dali a confusão era maior. Milhares de pessoa se aglomeravam para conseguir entrar no SESI, onde se realizava o PROPAZ o que, para mim, deveria significar “quando o governo quer. O governo faz”. Para ali houve o deslocamento de todos ou quase todos os Órgãos do estado e alguns particulares, numa verdadeira operação de Guerra, igual o desembarque das tropas aliadas na Normadia,durante a segunda guerra mundial.

Gente, técnicos, profissionais das mais diversas áreas, alguns voluntários, veículos e equipamentos de primeira, ou como dizem os tecnocratas, “de ponta” para todos os setores necessários a vida do cidadão. Muito bem, gente no sol, na chuva, com fome, com sede, da manhã até a noite, segundo o coordenador, proporcionaram mais de cem mil atendimentos aos cidadãos. Maravilha! Aplausos! Mas muitos ainda vão andar alguns dias para lá e para cá para receber o que faltou ali, como óculos e certidão de nascimento.

Mas, e o resto do ano?  Que o cidadão procura os mesmos órgãos, com sede aqui em Santarém que estava deslocados e representados ali, e não encontram a mesma guarida?

O atendimento não é diferente quanto à fila. São extensas, todos os dias, para pegar senhas para se tirar a carteira profissional. Pegar senha para tirar carteira de identidade, por exemplo. Por debaixo de chuva e sol, (quase como na minha época que precisei tirar os meus primeiros documentos, esses eram tirados na capital do estado), arcar consultas com mais de um mês e exames laboratoriais e alguns com até mais de trinta dias, além dos descasos, como na saúde, comprovado a olhos vistos.

Então, só me resta concluir que o estado, intencionalmente, usa a mesma tática, entra governo, sai governo, qualquer um que esteja no poder, deixa os órgãos sucateados, sem recursos humanos qualificados, equipamentos obsoletos, sem dinheiro até para pagar borracheiro, imaginem um conserto mecânico na viatura e a reposição da gasolina.

Alguns servidores mal humorados e estagiários (escraviários – mão de obra barata), ainda sem conhecimento dos serviços são colocados, na linha de frente, no atendimento, aí então só dá o que vemos no dia a dia, ou seja,   a prestação de um péssimo serviço ao cidadão ao longo dos anos  para que de dois em dois anos possam trazer a “caravana da cidadania”. (em todas as regiões do Pará. (O que não aconteceu até agora com os ribeirinhos. Só reuniões, visitas e apoio concreto, “necas”! Já vai terminar a enchente, as águas já estão “baixando” e ainda não saiu a primeira barca com a madeira doada. Tal qual em 2009 que muitos até hoje não receberam a tal ajuda do estado).não merece uma outra caravana da Cidadania, também?

Pois bem, no domingo, (03.06) mesmo com a forte chuva, a APRUSAN, Associação dos Produtores Rurais de Santarém, fez a inauguração da cobertura (não concluída – por quê sempre fazem assim deixando um rabo para depois da inauguração?) da cobertura da área da exposição e venda dos produtos hortifrutigranjeiros, no bairro do Aeroporto Velho.  Produção quase toda familiar que é trazida, com muito sacrifício, pelas vicinais, mal conservadas, principalmente, nesta época do ano para abastecer a mesa de quem mora na cidade.

Os produtores merecem coisa melhor, para quem começou vendendo nas calçadas do cemitério nossa senhora dos mártires e da rádio Rural, posteriormente, na pista do aeroporto velho, já é um grande passo.

Mas a “inauguração” foi um verdadeiro palanque armado para o pré candidato à prefeito, apoiado pelo presidente da Associação dos Produtores Rurais. A mesa compostas por membros só de um partido político, dentre eles quatro ex prefeito,(Ronaldo Campos, Rui Correa, Jerônimo Diniz, Oti Santos, todos do (PMDB),com a chegada do Presidente da Câmara de Santarém,Vereador José Maria Tapajós, cinco ex prefeitos, todos do PMDB. Que bela coincidência! – o mestre de cerimônia insistia em dizer que só havia dois ex prefeitos, isto demonstra desconhecimento da história de Santarém –  e um representante (acanhado) da prefeita de Santarém e um representante de Belterra. E aí, haja falação! Bem feito para os outros políticos de outros partidos que não apoiaram a causa do produtor rural. Se omitiram, como disse, outrora, a ex governadora,abstiveram-se. Então só me restava ir embora. Fui!

E retornei a caminhar no entorno da feira. Pelas ruas que a cercam, que caracterizam o maior exemplo do abandono pelo poder público municipal. As dali são um retrato, postal, das ruas tipicamente santarena, esburacadas, cheias de lama e mato, sem lugar para estacionar veículos. Os “marreteiros” “cambistas”, Camelôs” e “atravessadores”, vendedores de galinha, pato, peru,peixe, camarão, piracuí,carne de porco sem fiscalização da saúde, abatedouro de frangos, pirateiros liberados,roupas importadas, celulares. Vendedoras de cafezinho, tapioquinha, caldo de cana,refrigerantes e cervejas disputam  no meio das ruas imundas um espaço para defender o “pirão das crianças”.

Pois é, caro leitor, lamentavelmente não estarei presente na inauguração dos “remendos” feitos no mercadão dois mil, que estava para desabar. Estive lá na terça feira (05.06.) e já estavam preparando a decoração para a festa. Motivos juninos. E o mal cheiro? O fedor e a “catinga” estarão presentes na cerimônia? Mandem, pelo menos, jogar salsar no entorno do Mercadão, para espantar os urubus. Aqui vai uma diga ambiental! Se a decoração é motivo junino, que tal lhe dá um “banho de cheiro”, heim?.

Mas esses atos políticos que ocorreram em Santarém, neste último final de semana, e que irão ocorrer, doravante, me deixa a concluir que a campanha já começou, mesmo antes da data final para a convenção partidárias, dia 30.06,e do calendário estabelecido pelo TRE. Mas, é como eu ouvia, quando mais jovem, de um famoso político santareno, amigo de meu pai. Para quem é político, política se faz vinte e quatro horas.

Então, vamos pensar bem na escolha dos nossos mandatários! Veja o horroroso retrato que restou a nossa Nação Brasileira, nesses dois últimos governos, principalmente. E para encerrar um fragmento do SERMÃO DO BOM LADRÃO, do Pe. Antonio Vieira (séc.XVII), referindo-se aos príncipes (governantes) (…) “São companheiros dos ladrões porque os dissimulam; são companheiros dos ladrões porque os consentem; são companheiros dos ladrões porque lhes dão postos e os poderes; são companheiros dos ladrões porque talvez os defendem e são, finalmente, seus companheiros porque os acompanham, e hão de acompanhar ao inferno, onde os mesmos ladrões os levam consigo.================ sexta feira, já festejando o dia dos namorados, tem Baile de Saudade no FLUMINENSE, O TRICOLOR DA PRESIDENTE VARGAS, a partir das 23 horas. Imperdível!.

3 comentários em “PALANQUES ARMADOS

  • 12 de junho de 2012 em 12:15
    Permalink

    Parabéns meu amigo Eduardo.
    Seu artigo retrata com fidelidade e segurança o circo e cenário armado pelo Governo do Estado, à frente o valente Helenilson Pontes. O interesse é de apenas o voto dos santarenos e este programa, meramente assistencialista, não se ampliará e nem será realizado tão cedo. É ainda uma pena que o eleitor santareno troque seu voto por uma consulta médica, conseguida às duras penas, de madrugada e sob a chuva. É uma vergonha.

    Resposta
  • 6 de junho de 2012 em 17:39
    Permalink

    Revista veja é pior que Lula!o Daniel Dantas vc conhece?vc fala do Lula,vai cuidar do Fluminense de Santarém que vcs se perpetuaram no poder deste clube.Eu acho que de ditadura vc entende muito bem.

    Resposta
  • 4 de junho de 2012 em 20:11
    Permalink

    Esse senhor é uma tristeza como articulista. Pau mandado. Direita raivosa. Vive em outro mundo e é preconceituoso. E ainda se diz professor. Vade retro satanás

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *