EDUARDO SENA FALA SOBRE A CEPLAC E SUAS REESTRUTURAÇÕES
“O prefeito Negão Brandão tem sido grande parceiro na nova era CEPLAC no município de Placas”. Com estas palavras o coordenador regional da CEPLAC, Doutor Eduardo Sena, concedeu entrevista ao repórter Edson Azevedo e falou sobre a trajetória da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) na região Amazônica e Brasil. Em entrevista ele fala das lutas e conquistas do órgão responsável pela lavoura cacaueira no Brasil.
Repórter: Doutor Eduardo Sena, o que representa a CEPLAC para o Brasil e a região Amazônica?
Eduardo Sena:
Veja bem! Em 1957 foi criada a CEPLAC num momento em que o governo Federal viu a necessidade de uma reestruturação na política da lavoura cacaueira e com isto o Brasil passou a ocupar o 1º lugar de País produtor de cacau a ponto de exportar sua produção. A Amazônica com suas terras férteis ganhou olhos de que seria promissora na expansão da lavoura cacaueira e isto aconteceu a partir da década de 70.
Repórter: Durante alguns anos o Brasil ostentou o 1º lugar no mundo na produção cacaueira, com o aparecimento da vassoura de bruxa este número caiu. Como está este quadro hoje?
Eduardo Sena:
Através de pesquisas desenvolvidas pela CEPLAC foram descobertos métodos que amenizam os problemas e aqui na região Amazônica já se convivem com a doença de maneira bem comum. É certo que a produção cacaueira baixou, mas mesmo assim temos produzido bastante, pois procuramos melhorar o material genético e o Brasil está voltando a crescer.
Repórter: Sabemos que a CEPLAC tem passado por dificuldades, a que se atribui isto?
Eduardo Sena:
O nosso órgão já tem mais de 25 anos que se fez concurso público e com isto o quadro funcional foi envelhecendo, tanto o quadro técnico quanto administrativo. Com isto, surge a dificuldade de manter regularmente as visitas técnicas ao produtor e isto gera impasse nas linhas de créditos e financiamentos e produção, deixando assim o cacauicultor pouco satisfeito com o órgão. Mesmo assim os trabalhos nunca pararam de ser executados.
Repórter: Como vocês têm reparado esta dificuldade?
Eduardo Sena:
Este é um grande desafio, mas graças às parcerias com as administrações municipais temos feito o nosso trabalho. Se tratando do município de Placas, onde tenho estado à frente do escritório local, posso afirmar que o prefeito Negão Brandão tem sido grande parceiro nesta luta. Dentro da legalidade tem nos cedido técnicos e agentes administrativos do efetivo da Prefeitura para mantermos os trabalhos de campo e escritório. Isto mostra o interesse pelo produtor rural e pelo desenvolvimento da região. Reafirmo publicamente que sem a parceria do gestor municipal não teríamos condições de fazermos o nosso trabalho como tem sido feito.
Repórter: Doutor Eduardo, sabemos do potencial de produção de Placas, quais são os números que hoje temos?
Eduardo Sena:
O Pará é o segundo maior Estado em produção de cacau no Brasil e Placas hoje é o terceiro maior Município produtor de cacau do Estado, ficando apenas atrás de Medicilândia e Uruará. Isto reflete muito no crescimento econômico, pois Placas produz mais de 10 mil toneladas de cacau por ano, isto requer muita mão-de-obra, gera empregos e cresce a economia de modo geral. Como a base da economia do Município é a agricultura, estamos de parabéns visto que a produção cresceu e o Município tem saldo positivo com isto, os números são favoráveis.
Repórter: Temos conhecimentos de que o escritório local está com veículos novos. A frota foi renovada?
Eduardo Sena:
Na verdade, a CEPLAC tem sofrido uma reestruturação não só na frota, mas de modo geral. O Dr. Jay Wallace, diretor geral da CEPLAC, busca políticas de renovação e isto inclui a frota de veículos. Hoje temos ao nosso dispor no escritório local duas motos, duas caminhonete Ranges e uma Toyota Bandeirantes, o que garante o bom desempenho nos trabalhos de campo. Estamos reformando o escritório local para melhor atender os nossos produtores e já temos material de escritório, como computadores novos, escrivaninhas, armários, central de ar, mesas e cadeiras tudo pronto para vir pra cá. Outra boa notícia dentro da renovação é que a CEPLAC, através do empenho do Dr. Wallace, passou a fazer parte do Ministério da Ciência e Tecnologia e isto garante melhor salário aos servidores e principalmente abre a possibilidade de haver concurso público no órgão uma vez que como citei no início é uma necessidade de alguns anos atrás. Melhorando o quadro funcional e mantendo a parceria com a gestão municipal, isto tornará o Município cada vez mais forte na sua produção e crescimento econômico.
Repórter: Doutor, para finalizar, suas considerações aos nossos cacauicultores?
Eduardo Sena:
Estamos de portas abertas para atender os nossos homens do campo. Estou nesta região há mais de 30 anos e conheço a realidade do lugar. Estou afetivo em Placas, graças ao empenho do prefeito Negão Brandão e esta parceria está dando certo. No que depender de nós, faremos o melhor pelo produtor, uma vez que posso contar com bons técnico, agente administrativo e demais pessoas que de fato querem trabalhar pelo crescimento do Município. Sempre darei o melhor de mim para que o produtor seja bem assistido pelo nosso órgão.