Santarém é premiada por promover turismo
O Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, apresentaram no último dia 13/06, em Foz do Iguaçu (PR), os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores 2011. O Relatório Brasil foi entregue aos representantes dos estados e municípios pesquisados durante reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos (ANSEDITUR).
O Índice de Competitividade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade identificar pontos fortes e revelar fragilidades dos destinos turísticos. Há quatro anos, pesquisas de campo são realizadas para medir e acompanhar o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e de 38 municípios turísticos. Desta forma, é possível avaliar, ano a ano, a realidade e a evolução destes destinos.
O estudo avalia 13 dimensões, como infraestrutura turística, serviços e equipamentos, atrativos, aspectos sociais e ambientais, dentre outros, e atribui notas de 1 a 100. São entrevistados diversos públicos ligados ao turismo, entre os quais, representantes governamentais e da iniciativa privada.
Os destinos que apresentaram evolução nas dimensões e categorias do Índice de Competitividade, de 2010 para 2011, foram premiados pelo Ministério do Turismo e SEBRAE em uma cerimônia que antecedeu a 3ª Assembléia Geral Ordinária da Anseditur, evento paralelo ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.
A cidade de Santarém foi agraciada com três prêmios: Marketing e Promoção do Destino; Monitoramento e Cooperação Regional.
Eder Pantoja, Secretário Municipal de Turismo e Áureo Roffé, Coordenador Geral de Turismo, representaram o Governo Cidade da Gente no evento.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes
Santarém é abençoada pela natureza. Fundamental que tenhamos a consciência que o turismo deve ser explorado de forma tal a fazer com que o turista que a visite, possa, quando reetornar ao sua região (cidade, estado, país…) ficar com a vontade de \”quero mais\”, e assim ser um divulgador das nossas belezas naturais. Também é mister não nos esquecer que não temos todos os meses do ano para explorá-lo, devido o período das cheias dos rios. E, ainda mais importante, principalmente para os comerciantes: é o turismo a ser explorado, e não o turista. Nossa cidade não possui úm campo industrial desenvolvido. Resta-nos as praias, os rios… que nossos governantes vejam este aspecto com outros olhos.