Artista plástico realiza exposição em homenagem ao Maestro Wilson Fonseca
O músico santareno e um dos maiores compositores do estado do Pará, o “Mestre Isoca” está recebendo diversas homenagens no ano que, se ainda estivesse vivo comemoraria, seu centenário de nascimento. Depois ser considerado o patrono do V Salão do Livro da região do Baixo Amazonas, o maestro Wilson Dias da Fonseca é homenageado com uma exposição de seus trabalhos em telas.
As obras foram criadas pelo artista plástico Apolinário. A inspiração para o trabalho surgiu de uma pintura de tela que retratou Isoca em 1991, durante um encontro na Casa de Cultura. Para fazer as obras o artista realizou uma busca das poesias, som e fantasia das obras do maestro.
“Eu busquei retratar aquilo que era música na pintura, dando corpo, forma, luz, sombra e tentando imaginar como seria o maestro Wilson Fonseca pintando, trazendo seu trabalho para a pintura, a tela”, explica Apolinário.
Com tema o “Maestro do rio azul tocando no céu”, o trabalho do artista agrupa 13 telas que retratam composições do poeta. A exposição realizada no colégio Dom Amando deve encerrar no dia 17 de novembro na igreja da Matriz, depois de percorrer várias escolas do Município.
“Wilson Fonseca o tocou e fez então que ele (Apolinário) tivesse a iniciativa de fazer essa coleção”, conta o filho de Isoca, Agostinho da Fonseca.
Locais de exposição
23/07 a 23/08–Colégio Santa Clara
27/08 a 21/09–Aeroporto Maestro Wilson Fonseca
24/09 a 26/10–Escola Estadual Wilson Fonseca
17/11 – Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição
Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com
Parabens ao artista plástico Apolinario por tão maravilhosa ideia, Maestro Isoca merece toas as homenagens possíveis pois além de pessoa exemplar para os jovens da minha geração, fez musicas e poesias que serão eternas. Parabbens!