Advogados participam de curso sobre certificado digital em Santarém
Certificar o maior número de advogados até o final do ano. Esse é o maior desafio posto à seccional da Ordem, pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos. A certificação digital é uma credencial que facilitará a tramitação de documentos, diminuindo a burocracia e agilizando processos para os profissionais, permitindo que seu titular assine digitalmente qualquer tipo de documento.
Para isso, a OAB-PA firmou uma parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAAPA), e com o apoio da OAB-RJ realizou, gratuitamente, três dias de curso de Certificação Digital em Belém. Os advogados que atuam em Santarém e região serão beneficiados com o curso na quinta-feira, 21, a partir das 9 horas, no auditório da Ulbra. A iniciativa inédita foi um grande sucesso. Mais de mil advogados participaram do curso ministrado pela professora Ana Amélia Mena Barbosa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.
De acordo com dados estatísticos da Certsign-AR.Minc. – a única empresa de certificação digital que segue o padrão utilizado pela OAB, ou seja, realiza a habilitação pelo número da carteira da Ordem, nesse período, a seccional conseguiu vender 649 certificados e habilitar 488 novos advogados. Um saldo mais do que positivo, segundo Jarbas: “A partir dessa iniciativa conseguimos certificar em três dias mais do que nos três últimos anos”.
Ainda segundo os dados da Certsign-AR.Minc até o dia 31 de maio, a OAB certificou 252 advogados. Esse número garantiu à seccional paraense ascender ao posto do 5º lugar no ranking de certificações digitais. Por meio da parceria o advogado paraense pode adquirir sue token por apenas R$ 115,00. Vale ressaltar, que a mesma cerificação digital (sem o curso de qualificação), custa hoje no mercado no mínimo R$ 250,00.
“A Ordem fez um esforço hercúleo para trazer e mostrar essa nova ferramenta de trabalho ao advogado e devido a grande procura pelo curso decidimos abrir novas turmas em junho: uma em Belém, dia 20 de junho, uma em Santarém, dia 21 e outra em Marabá, dia 22”, declarou Vasconcelos.
Peticionamento Eletrônico: O peticionamento judicial eletrônico – PJE será obrigatório a partir do segundo semestre deste ano, em todo Poder Judiciário. Hoje, a certificação digital já é largamente requerida nos diversos ramos e instâncias do Judiciário e ficará mais rigorosa dentro de poucos meses. Para o presidente da Ordem, o curso é muito importante para que o advogado conheça melhor a certificação digital e se prepare para um novo tempo que está chegando. “Nós, advogados, precisamos superar a barreira e o temor que vem com o uso da tecnologia. Substituir o papel dos processos pela ‘máquina’ (notbook, netboos, tablets, Iphone, ITouch, Ipad e BlackBerry). É mais que uma mudança de comportamento, é uma mudança cultural e cabe a Ordem, incentivar a promoção dessa mudança”, concluiu.
Treinamento TST: No período de 14 a 17 de agosto deste ano técnicos do Tribunal Superior do Trabalho estarão em Belém para dar treinamento sobre peticionamento eletrônico. O evento que será realizado com o apoio da OAB-PA atende a uma demanda dos advogados que foi intermediada com maestria pelo Tribunal Regional Eleitoral – 8ª Região. O local de realização do curso ainda não foi definido.
Fonte: RG 15/O Impacto e Albanira Coelho