Coluna Impacto
Administração municipal em Belterra está péssima, por essa razão o PSDC (Partido da Social Democracia Cristã) decidiu lançar candidatura própria. Trata-se do empresário Westerley Oliveira, que lança como vice o agricultor Pedro Lira – PSL (foto acima). A convenção do partido será no próximo sábado, dia 30, às 20 horas, na sede do próprio partido, na Rua do Bode, com grande participação de correligionários e população em geral.
Drink`s Madri
A exemplo do romance Gabriela, de autoria de Jorge Amado, que virou novela, com direito a remake no horário das onze, na Globo, a Pérola do Tapajós também possui seu “Bataclan”, onde se reúne a elite máscula da sociedade, que é a casa da Mariazinha, conhecida como Drink´S Madri, que se renova com um naipe de belas espécimes femininas. Vale a pena dar uma passada e curtir bons momentos ao lado de belas garotas, legítimas descendentes da sedutora Gabriela.
PMN
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) realizará sua Convenção Municipal neste sábado, dia 30, na sede do Comercial Atlético Cearense, a partir das 08 horas. Ocasião em que serão homologadas candidaturas de vereadores e coligações partidárias. Todos estão convidados para estarem presentes neste grande encontro, que terá à frente o deputado estadual Nélio Aguiar, presidente do partido em Santarém.
Medicina
Um dos eventos mais esperados na região Oeste do Pará foi a solenidade de conclusão do curso de Medicina da Uepa/Santarém, que aconteceu ontem, quinta-feira, no salão Curuá-Una, do Barrudada Tropical Hotel e contou com presença de autoridades municipais, entre elas a prefeita Maria do Carmo e o governador Simão Robson Jatene. A solenidade foi de grande importância para a região Oeste do Pará, pois esta é a primeira turma de Medicina que se forma em Santarém, que vai poder contar com mais profissionais para atuar na área de saúde pública, tão carente na região. Infelizmente, a maioria desses 16 novos médicos não ficará na região, após receberem seus canudos voltam para seus estados de origem.
Ficha Limpa
Em contato com a coluna, o deputado federal Lira Maia disse que este projeto “Ficha Limpa”, na verdade, deveria se chamar “Ficha Suja”, porque há um erro técnico, onde os políticos envolvidos não conseguem aprovação de suas prestações de contas. É uma decisão que já foi analisada pela Câmara e que o Senado deveria tomar uma atitude, mas anda não tomou. Isso faz com que o Senado seja questionado, pois decisão eleitoral se toma um ano antes das eleições, contudo, é um empecilho aos colegas que queiram se lançar candidatos e não tenham as prestações de contas aprovadas. Ainda no começo desta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve reunir no sentido de relaxar ou confirmar esta decisão. Existe uma pressão de todos os partidos, a nível nacional. Se não for tomada esta decisão, todos os colegas que estão impedidos, haverão de conduzir estas negociações para poderem participar de forma indireta das eleições, apontando novos candidatos para suas vagas.
Desmatamento
No relatório mostrado ao final dos trabalhos da Rio + 20, esta semana, mais uma estatística assustadora envolve dois municípios da Região; Santarém e Belterra aparecem entre os maiores praticantes de crime ambiental, principalmente desmatamento, dentro da região Amazônica. Segundo o documento, a constatação do crime ambiental nos dois municípios, foi feita via satélite.
IFPA
A Polícia Federal prendeu na madrugada de quinta-feira (28) quatro membros da diretoria do Instituto Federal do Pará (IFPA), entre eles o reitor, Edson Ary de Oliveira Fontes; o diretor de projetos, Bruno Garcia Lima; o diretor financeiro administrativo, Alex Daniel Costa Oliveira e o diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet), Armando Costa Junior. Todos são acusados de formação de quadrilha, peculato e fraude licitações. Durante alguns meses, com base em documentos obtidos e analisados pela Controladoria Geral da União no Pará, foi detectado o grande esquema de fraudes em licitações, apropriação e desvio de recursos públicos do IFPA e da Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Funcefet). Em Santarém, ninguém comenta nada.