INSS envia carta para informar segurados sobre aposentadoria
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que completarão em janeiro a idade para solicitar a aposentadoria começam a receber a partir desta semana uma carta-aviso com informações sobre como requerer o benefício, caso tenha interesse. De acordo com o INSS, estão sendo enviadas 1.560 correspondências – 946 mulheres e 614 homens. A solicitação pode ser feita a partir da data do aniversário.
As cartas são enviadas mensalmente a homens com 65 anos de idade e a mulheres com 60 anos. Em ambos os casos é necessário que se tenha, no mínimo, 180 contribuições. Só recebem o documento os que possuem dados cadastrais atualizados no INSS, inclusive o endereço para correspondência.
Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas sobre a veracidade do documento, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site www.previdencia.gov.br.
Se optar pela Central 135, o segurado precisa escolher a opção 1 para falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do procedimento, o operador pode solicitar a confirmação de outros dados, além do código informado na carta. A ligação para o 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação local, se feita de um celular.
No portal da Previdência, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em Lista Completa de Serviços e, em seguida, no atalho Aviso para Requerimento de Benefício. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando que o documento foi realmente postado pelo INSS.
Todas as comunicações do INSS com seus segurados são feitas via correios e se esta informação estiver incorreta não é possível ao instituto enviar qualquer correspondência com segurança. O INSS também alerta que em nenhum momento entra em contato com os segurados por telefone ou e-mail, e que não utiliza intermediários.
Agência Brasil